Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fernando valentin

Registrado: 24/12/10 Idade: 36 Mensagens: 99 Localização: Mandaguari-PR
|
Enviada: Dom Jan 23, 2011 6:31 pm Assunto: Duranta-yamadori-FV |
|
|
Boa tarde galera!
Hoje iniciei um trabalho em uma duranta.
Comecei destruindo o jardim da minha mãe
Vejam as fotos abaixo:
A planta antes da retirada.
Olha eu sofrendo um pouquinho ^^
Após ser retirada.
Agora já plantada.
Com escala.

Editado pela última vez por Fernando valentin em Sáb Mar 12, 2011 1:03 pm; num total de 3 vezes |
|
|
 |
Fernando valentin

|
Enviada: Dom Jan 23, 2011 6:36 pm Assunto: |
|
|
Falto essa foto
Tá ai.....agora é so reza 
Editado pela última vez por Fernando valentin em Sáb Mar 12, 2011 1:05 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Marlon Fontoura 1.o PASSO

Registrado: 29/12/07 Idade: 42 Mensagens: 108 Localização: Rib. das Neves- MG
|
Enviada: Dom Jan 23, 2011 8:41 pm Assunto: |
|
|
Vamos esperar pra ver novas brotações. Por acaso tem algum estilo em mente? Sugestão seria um hokidashi. Vendo as fotos eu não vi pasta pasta seladora, é importante para evitar a entrada de fungos e outros agentes nocivos na area exposta. |
|
|
 |
Fernando valentin

|
Enviada: Dom Jan 23, 2011 11:42 pm Assunto: |
|
|
Marlon pasta seladora eu não tenho, mas passei creme dental após as
fotos. Sobre o estilo penso em um hokidashi
Abraço |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Jan 23, 2011 11:48 pm Assunto: |
|
|
brother,
eu particularmente não tive boas experiencias com creme dental, motivos, soluvel em agua... reseca a parte da planta onde é usado!
melhor seria vc passar cola branca e um pedaço de papel aluminio de forma a vedar todo o corte com o minimo de sobra de papel na parte não afetada pelo corte.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Fernando valentin

|
Enviada: Dom Jan 23, 2011 11:53 pm Assunto: |
|
|
Filipe escreveu: | brother,
eu particularmente não tive boas experiencias com creme dental, motivos, soluvel em agua... reseca a parte da planta onde é usado!
melhor seria vc passar cola branca e um pedaço de papel aluminio de forma a vedar todo o corte com o minimo de sobra de papel na parte não afetada pelo corte.
abraços |
Ow Felipe valeu pela dica, amanha vou passa uma água pra tira o creme
dental dai eu vou fazer o esquema que você me explicou...Abraço
Falo valeu  |
|
|
 |

|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jan 24, 2011 7:56 am Assunto: bonsai |
|
|
Filipe, o nobre colega me perdoe a intromissão, mas a dica corretissima da cola branca dispensa o uso do papel aluminio. O melhor é ficar apenas na cola, sem o aluminio, ok? O papel cola no corte e depois, além de dificultar a cicatrização, acaba por causar danos com sua retirada, vez que ao tentarmos soltá-lo ele desprende parte de material vivo, prejudicando de vez a cicatrização adequada do corte.
Aplicamos o papel aluminio apenas em cortes que recebam pasta cicatrizante (japonesa, de preferencia). O papel é mantido por um determinado período e depois retirado, quando se verifica que o corte começa a emitir sinais de cicatrização adequada. Ele visa tão somente evitar que agua e outros agentes danosos penetrem na madeira pela area de corte.
Fernando, em relação a sua planta uma sugestão: antes de retirar ela do solo, vc poderia ter realizado o corte radical que fez. Então, aguardaria as novas brotações, iniciando a condução de maneira adequada, com a planta ainda no solo. Depois, bem depois mesmo, com as brotações bem firmes e conduzidas de maneira apropriada, inclusive com uso de aramação, é que vc iria proceder a uma retirada da planta.
Podemos fazer esse tipo de trabalho, altamente técnico diga-se de passagem, quando temos acesso facilitado a um material qualquer, como é o caso dessa duranta, vez que ela estava disponível no jardim. Costumo proceder dessa forma com as plantas que cultivo no solo, na chacara em que resido. Muitas, inclusive, estão nessas condições favoráveis para engrossar o tronco, mas cuido de manter uma estrutura primária nos galhos, para facilitar o trabalho futuro, quando coletar.
Fazendo dessa forma, corre-se menos riscos de perda de material, que pode ser parcial, quando seca galhos ou parte do tronco e das raízes, ou total, quando todo o material seca e morre. Por isso, oriento sempre no sentido de proceder preventivamente, realizando todas as intervenções necessárias antes de proceder a retirada, com um bom período de tempo entre uma coisa e outra.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Seg Jan 24, 2011 8:15 am Assunto: |
|
|
Para aproveitar o espaço da bacia você deveria ter colocado terra até próximo à borda. Além de aumentar o espaço para as raízes melhora a incidência solar e a ventilação.
Também é bom perfurar bastante na lateral.
Aguardamos o desenvolvimento. |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 24, 2011 8:34 am Assunto: |
|
|
Olá Fernando ! é um bom material , Quanto a proteção do tronco eu uso o seguinte .
Uma parte de pasta de dente (creme dental).
uma parte igual de argila.
uma parte igual de graxa de sapato preta.
mistura tudo guarda em um recipiente não tem tempo de validade.
pasta de dente protege contra fungos
argila ajuda na cicatrzação
graxa de sapato impermeabiliza.
Sempre usei este produto com sucesso nunca tive problemas ,é barato e facíl de fazer...
Abraço.......  _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jan 24, 2011 10:19 am Assunto: |
|
|
a solução do becker é boa!
nick a cola branca é soluvel em agua e tende a possibilitar a aparição de fungos por acabar mantendo a umidade ao invez de deixar o lenho exposto seco!
ao conversar comigo, o Rock jr mostrou como tem usado o papel aluminio ao invez de pastas selantes, salientou até que os resultado eram iguais ou superios aos obtidos com pastas importadas, e mostrou os resultados positivos. Na verdade não lembro oq ele usava para afixar o papel aluminio a planta, mas acredito ser cola branca.
ele até exitou ao abrir um curativo pra eu ver o processo de cicatrisação que estava indo pra lá de rapido, pelo tempo que ele diz ter feito o corte!
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Fernando valentin

|
Enviada: Seg Jan 24, 2011 6:44 pm Assunto: |
|
|
Boa noite!
Nicky não quis faze uma condução da planta no local por tal motivo:
na casa da minha mãe tem criança e cachorro e ali onde ela estava
é tipo um corredor de passagem dai cedo ou mais tarde alguém ia
esbarrar e quebrar os galhos.  |
|
|
 |
Fernando valentin

|
Enviada: Seg Jan 24, 2011 6:49 pm Assunto: |
|
|
Tiago R escreveu: | Para aproveitar o espaço da bacia você deveria ter colocado terra até próximo à borda. Além de aumentar o espaço para as raízes melhora a incidência solar e a ventilação.
Também é bom perfurar bastante na lateral.
Aguardamos o desenvolvimento. |
Tiago sua dica é interessante, mas não consegui faze isso por motivo de
falta de terra, a bacia é enorme ela deve ter uns 60 cm de diâmetro por
uns 30 cm de altura.  |
|
|
 |
Fernando valentin

|
Enviada: Dom Fev 06, 2011 1:52 pm Assunto: |
|
|
Olá galera, bom acho que minha duranta pego....comesou a sair uns brotinhos.
Quarta ou quinta feira eu vou postar as fotos.
Falo valeu |
|
|
 |
Kappenberg

Registrado: 18/03/10 Idade: 38 Mensagens: 67 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Fev 07, 2011 8:11 am Assunto: |
|
|
Olá, Fernando
Citação: | Tiago sua dica é interessante, mas não consegui faze isso por motivo de
falta de terra, a bacia é enorme ela deve ter uns 60 cm de diâmetro por
uns 30 cm de altura. |
Mas tu fez mais furos nas laterais? Também achei que eram poucos. _________________ "Débil a Teucros, Menelau, perdoas?
De certo agradeceram-te a hospedagem.
Nem mesmo o infante no materno ventre
Escape à nossa fúria; em cinzas Tróia,
Inglórios todos insepultos jazam." |
|
|
 |
|