|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Seg Jan 24, 2011 12:34 am Assunto: ::: especie desconhecida estilo INDEFINIDO ::: |
|
|
ESSA P´LANTA IMPRESIONA PELO TASHIGARY,
olha que belezura, sem uma marca de poda sequer!
mas antes para ajudar na identificação da especie que é a mesma do topíco especie desconhecida estilo neagari - literati.
atualmente,
qq sugestão será bem vinda, mas lembrando que a especie não ramifica muito bem oq reduz as possibilidades de trabalho.
por conta disso penso em duas possibilidades, um kemgay pleno com apenas uma massa folhar abaixo do fundo do vaso bem profundo ou um literati novamente.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jan 24, 2011 7:35 am Assunto: bonsai |
|
|
Filipe, qualquer nativa, cultivada para ser convertida num bonsai, deve ser tratada antes de mais nada como uma nativa e não uma planta comum, dessas que usualmente todos nós cultivamos, incluindo na lista as de origem oriental, como piracanta, ulmus, celtis, etc.
Como cultivar uma nativa para que ela dê certo e emplaque um lindo bonsai? A melhor resposta a isso é o cultivador estudar seu crescimento e desenvolvimento na natureza onde a coletou. Com isso, mune-se de informações que geralmente não estão escritas em nenhum livro ou revista de bonsai.
Nem todos, infelizmente, fazemos isso ou atentamos para esse detalhe. Há alguns anos, lembro de uma aula ministrada pelo bonsaista Renato Bocabello, de São Paulo/SP, num evento no Atelier do Dom Mario. Naquela oportunidade, ele ministrava informações sobre o cultivo do Ipê, usando como exemplo uma planta que vinha cultivando há mais de 10 anos. O que ele disse, basicamente, foi justamente o que eu escrevi acima: que é preciso entender a planta dentro do seu contexto natural, para poder, então, tentar cultiva-la em casa.
Sobre o ipê que cultiva, ele disse que não cuidava muito de regar todo dia, nem de adubar com a mesma frequencia e quantidade quanto as outras plantas normais do viveiro dele. Isso por que na natureza, onde cresce sem esses recursos, o ipê sobrevive há séculos e sempre floresce absurdo. Na floração, geralmente caem todas as folhas, ficando apenas o buquê da florada, que é um atrativo muito grande naquela espécie.
Geralmente, na natureza, a planta não recebe os mesmos cuidados que nós impingimos a elas quando cultivadas em casa. Não há agua todo dia nem adubação, nem podas nem aramação. A planta cresce livre, leve e solta, desenvolvendo-se de acordo com a ação climática e com o que conseguir absorver do solo, sendo o solo geralmente pobre em nutrientes, inclusive.
Por isso, ainda que sua espécie não tenha uma identificação correta ainda, é de supor que onde vc a obteve possa existir outras. Vá até lá, analise seu crescimento e desenvolvimento. Leve uns pedaços de arame e faça uma aramação aleatória, escolhendo um galho qualquer, desde que tenha boa lignificação, isto é, lenho firme. Veja se o galho aceita bem curvas acentuadas ou não. Faça uma desfolha em determinado outro galho, voltando depois de algum tempo e registrando quanto tempo leva para retornar com a brotação. E por aí vai....
Assim, vc poderá conseguir mais informações sobre como agir em relação à sua planta, aplicando nela o que observar que serve para a outra.
Lembrando que, para cultivar uma nativa, é bem como salientou o Renato: esqueça arame, esqueça adubo especial, esqueça rega diária. O importante é dar para a planta o minimo necessário para sua sobrevivência, e muito sol, luz e calor, que é disso que elas mais gostam e precisam.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jan 24, 2011 9:59 am Assunto: |
|
|
obrigdao Nick pelas dicas.
relamente mesmo sem cuidados especiais a planta reagi muito bem!
na verdade essas esperiencias eu já fiz nas proprias plantas em questão, elas foram tiradas de semente ha alguns anos.
as reações dela lembram um flamboyan... nada bom!
mas, ainda não desisti, até pelo potencial do tronco e nebary.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Seg Jan 24, 2011 10:56 pm Assunto: |
|
|
Não seria uma leucena, Filipe? A minha começou a melhorar o estilo com desfolhas 4x ao ano. Multiplicaram-se os ramos e a copa se fechou. QUem sabe. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 12:56 am Assunto: |
|
|
iaew João,
rapaz, sem referencia de tamanho parece mesmo uma leucena, mas as folhas e os ramos são maiores, alem do fruto em forma de vagem ser diferente tambem, eles são amarelos quando maduros e as folhas caem no inverno deixando só os frutos que fazem um barulho tipo chocalho quando bate um vento.
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 7:47 am Assunto: |
|
|
Filipe aqui tem muito porem nao tenho nenhum e nao sei qual a especie..
mas tem muito potencial para virar bonsai.......... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 8:16 am Assunto: |
|
|
intaum diego, eu achei a arvore interessante e decidi tentar na epoca.
mas não fui muito feliz não. não recomendo, só não dispenso pq concordo com vc no que vc diz, "tem potencial".
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
Rafa

Registrado: 05/04/08 Idade: 42 Mensagens: 74 Localização: Escada-PE
|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 12:52 am Assunto: |
|
|
Filipe, está parecendo um Flamboyant-Mirim. Realmente tem um grande potencial, boa sorte na condução. _________________ Devemos nos esforçar ao máximo para deixarmos um planeta melhor para os nossos filhos, sem esquecermos da urgência de deixarmos, também, filhos melhores para o nosso planeta. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sex Maio 13, 2011 10:58 pm Assunto: |
|
|
Filipe, desenterrando o tópico, eu aposto na cássia (rosa ou outra). Eu tenho uma cássia rosa aqui e ela tem folhas muito parecidas com essa sua aí. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 1:07 am Assunto: |
|
|
VLW Thiago e Rafa!
opah, ando postando pouco, aproveitando que vc desenterrou o topico, tem alguma dica especifica para a especie que vc possa me da?
vlw brother _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
Nato 1.o PASSO

Registrado: 31/05/11 Idade: 46 Mensagens: 112 Localização: Vila Velha-ES
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 10:57 pm Assunto: |
|
|
Filipe escreveu: | VLW Thiago e Rafa!
opah, ando postando pouco, aproveitando que vc desenterrou o topico, tem alguma dica especifica para a especie que vc possa me da?
vlw brother |
Poderia ser uma canafístula-branca? |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 11:39 pm Assunto: |
|
|
Bom, como tenho pouca experiência, não posso dizer muito não, mas sei que é uma nativa, pois já ví algumas por aí. As vagens são muito grandes, então, não seria muito interessante deixá-las.
Uma rápida pesquisa, e achei algumas informações:
É uma árvore de crescimento rápido, que atinge um porte de 12 metros de altura, para 8 metros de diâmetro da copa de forma larga. As folhas são pequenas e caducas. A floração decorre entre agosto a outubro e origina flores rosas.
Uma foto das folhas e flores:
Familia: Caesalpinaceae
Nome Científico: Caáia grandis Linnaeus f.
Nomes Comuns: acácia, acácia nacional, canafístula, geneúna, gecuma, malimari, marinarirana, sarro, seruária, cássia, cássia grande, cássia rosa, marimari grande, marimari preto, marimari sarro, marizeiro . COLOMBIA : canasfistulo ;
COSTA RICA e HONDURAS : carao ;
EUA : pink shower, horse cassia
Crescimento: árvore
Grupo Ecológico: oportunista
Ocorrência: floresta estacional semidecídua , flor. amazônica (terra firme) , caatinga , mata ciliar ,pantanal
Distribuição Geográfica: AM MA MS MT PA PB SE TO
Dispersão: auto/hidrocoria
Floração: AGO SET OUT
Frutificação: OUT NOV
Dados da Folha:
Estrutura: paripinada
Tipo: Composta
Forma da Folha: oblonga/elíptica
Tamanho da Folha: 10 x 17
Inserção: alterna
Consistência: foliácea
Contem: Nervação
Pilosidade
Observações: Folha com 8-20 pares de folíolos até 6 cm de comp., em geral, 2-2,5 X 1,o cm, velutino-tomentosas na face inferior, margem inteira; raque cilíndrico tomentoso; pecíodo 2-2,5 cm de comp., tomentelo com pulvino. Árvore caducifolia, 10-15m x 40cm, podendo chegar a 30m x 100 cm.
Pragas:
Descrição: Madeira com resistência moderada a ataque de insetos (cupins de madeira seca e úmida).
Condução: pleno sol
Plantio: Espécie heliófila, apresenta rebrota após o corte. Pode ser plantada a pleno sol em plantio misto, em solos férteis. Arborização de culturas perenes, cerca viva. No Pantanal Mato-grossense é deixada nas pastagens, pois o gado aprecia muito os seus frutos adocicados. No PR, em espaçamento 4 x 4m, apresentou altura média de 8,67m x 13,0 cm e sobrevivência de 87,5% aos 5 anos após o plantio. Tempo de viveiro é de um mínimo de 6 meses, com uma média de 9. Associação como endomicorrizad
Nato, sim, acredito que seja uma canafístula sim, que é outro nome popular dessa espécie. |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Qua Jun 08, 2011 9:02 am Assunto: |
|
|
oq vou comentar não tem muita relação com a postagem em si, é mais centrada no comentário do Nickyfury sobre nativas... para mim deveria virar um tópico fixo com um título Breve descritivo sobre as nativas. Que agora passam a ser o meu alvo.
Abraços!!! _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 3:27 pm Assunto: |
|
|
Thiago Batista
vlw pela dica, mas as flores dela são diferentes, parecidas com as flores da leocena, esponjinha e pitecos... até hj só a floração de cor branca.
as vagens são amarelas quando estão maduras e se abrem facilmente, são bem finas e dentro delas ha cerca de 6 sementes mais ou menos. vou procurar uma arvore adulta e com os frutos pra fotografar.
Esta planta que vc postou, existe ela de flores amarelas?
tenho uma não identificada que se asemelha bastante.
de qq forma eu acho q as dicas vão servir!
vlw brother
Lrgullo
é uma boa ideia!
vamos ver se vai pra frente!
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 09, 2011 7:23 pm Assunto: |
|
|
Filipe, me desculpe, então, pelo engano...
Acredito, pela descrição, então se tratar da mesma espécie que tem perto da minha casa, mas não sei o nome.
Quanto à cássia amarela, tem sim, vários tipos por sinal, mas a que se parece mais com essa (pelo menos na minha opinião) é essa aqui:
Cassia ferruginea
O fruto das cássias é cilindrico e carnudo, e tem uma "gosma" adocicada.
A pesar do tamanho das folhas, eu acredito que com desfolhas constantes e um substrato pobre, elas reduzem bastante.
Abraços. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|