Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Seg Jan 24, 2011 2:13 pm Assunto: Calor no interior do vaso de bonsai |
|
|
Havia um post no IBC onde Andy Walsh é um colaborador freqüente, então foi perguntado se luz direta do sol brilhando em vasos pretos de plástico para treinamento poderia aquecer a ponto de danificar as raízes. De maneira típica, ele respondeu com uma resposta mais completa e bem pesquisada.
Árvores no chão
As altas temperaturas podem danificar seriamente as raízes das plantas mantidas em vasos.
Como todos sabem, as raízes das árvores na natureza normalmente experimentam uma certa quantidade de variação de temperatura. No chão as raízes de alimentação das árvores tendem a habitar alguns centímetros mais seguros em sua profundidade quanto aos efeitos do calor da luz direta do sol e do ar quente da superfície, e quanto mais profundo, mais esse perigo fica anulado.
Continua...
http://fabiano.projetobonsai.com/2011/01/20/calor-no-interior-do-vaso-de-bonsai/
Abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Seg Jan 24, 2011 6:39 pm Assunto: |
|
|
Valeu! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
zeluiz 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 24, 2011 8:50 pm Assunto: |
|
|
Fabianocosta
Achei este tópico muito interessante, esta é uma dúvida que sempre tive: como fazer para minimizar o calor no interior dos vasos de plático preto? Certa vez pintei todos os meus vasos com tinta branca com esta finalidade, será que resolve?
Estou ansioso para ver a continuação da matéria.
Abraços. |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 24, 2011 11:45 pm Assunto: |
|
|
Caro Fabiano,
Matéria realmente útil e interessante.
Felizmente não tenho problemas com excesso de calor em meus vasos de educação (são de cimento e ficam em pleno sol), pois mantenho a temperatura do substrato na faixa de 18 a 28° com o controle de umidade. O importante é preservar a planta de temperatura excessiva e do estresse hídrico. _________________ []s
Bergson
www.abelhaebonsai.com.br |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Jan 25, 2011 3:55 pm Assunto: |
|
|
Muito boa matéria Fabiano.
Valeu por partilhar. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 11:43 am Assunto: |
|
|
Concordo com o Bergson, acho que o mais perigoso é a falta de agua, uma bobeada e já era...
Quase perdi uma Sageretia assim, só sobrou um galho com umas cinco folhinhas verdes...  _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
|