|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Angela Bono
Registrado: 18/01/11 Idade: 49 Mensagens: 2 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Jan 21, 2011 6:57 pm Assunto: Sugestões! |
|
|
Olá....sou principiante mesmooooooo!!!
Eu gostaria de obter algumas sugestões de árvores para que eu comece o cultivo delas...quais seriam as melhores para uma iniciante!!! O que devo cuidar para comprar a certa, etc!!?
gracias!!!  |
|
|
 |
Jonathan Richetti 1.o PASSO

Registrado: 19/12/10 Idade: 35 Mensagens: 125 Localização: Cascavel-PR
|
Enviada: Sex Jan 21, 2011 7:25 pm Assunto: |
|
|
Eu acho que o Ulmus é muito bom pra iniciantes, fácil de cuidar, dá pra moldar facilmente e é bastante utilizado na arte do bonsai.
Além dessa, amoreira e pingo de ouro são boas opções.
O neilus tem um material muito bom pra iniciantes e que ajuda muito, pelo menos me ajudou muito...não que eu seja um expert no assunto
http://espacobonsai.blogspot.com/2010/12/manual-do-bonsai.html |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Sex Jan 21, 2011 8:20 pm Assunto: |
|
|
ola angela ...
acho que vc poderia começar com um ficus pois o crescimento e rapido e muito facil de se conduzir da pra aprender bastante com eles
rsrsrsrs _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Jan 23, 2011 8:59 am Assunto: bonsai |
|
|
Angela, primeiramente seja bem vinda ao nosso forum, onde espero que voce descubra todos os segredos da nobre arte bonsai e nos brinde, com o conhecimento adquirido, apresentando sempre seus trabalhos e projetos.
As melhores espécies são bem as citadas, exceto a amoreira. Essa eu aconselho manter fora de seu viveiro nos primeiros anos de aprendizado.
Concernente isso, o ficus é uma ótima escolha, por retornar bem a qualquer intervenção, por mais descuidada que possa ser. A planta aceita bem aramação, poda, desfolha, reenvase, e há inumeras informações disponíveis em nosso forum, que poderão ajudá-la.
O ulmus é tambem uma ótima opção com que começar, bem como a serissa chinesa, sendo que a vantagem dessa ultima é a floração. Essa planta é conhecida por arvore das mil estrelas, por causa do formato estrelado de suas minusculas e brancas flores.
A duranta repens, mais conhecida por pingo de ouro, é outra planta muito resistente, que apresenta uma linda floração e frutos. Os frutos nascem em cachos e são dourados, daí o nome popular. Ligustro, caliandra, resedá, são outras espécies faceis de lidar, com que poderá formar lindos bonsai e aprender muito sobre a arte, com seu cultivo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 25, 2011 4:12 pm Assunto: |
|
|
Nicky porque amoreira não é recomendada para inciciantes????
Eu achei ela bastante fácil de trabalhar e cuidar.
Quer transplantar ou fazer mudas espere até o inverno que ela perde as folhas e faça... aramar no verão, cuidar que ela cresce rápido pra não deixar marcas do arame na planta e pronto =D
Eu achei que seria bom pra criar disciplina no que fazer e quando fazer. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Jan 25, 2011 5:19 pm Assunto: |
|
|
Espécies que sugiro: ficus (benjamina), pingo de ouro, caliandra, primavera, serissa e ulmus (essas duas últimas são mais difíceis de encontrar, pelo menos para mim). Estas plantas possuem crescimento rápido e são resistentes. Claro que as intervenções devem ser feitas criteriosamente.
Não sei se já leu o tópico para iniciantes, falando sobre mausais. Evite-os
Aconselho que a procura por plantas seja em viveiros onde têm mudas.
Para uma muda se tornar um futuro bonsai, procuro plantas baseado nas seguintes características (em ordem de prioridade):
1 nebari - é a parte da raíz que vemos no bonsai. De preferência raízes grossas bem distribuídas em todas as direções. Às vezes não dá para ver as raízes por estar coberto por terra, então seguimos para as outras características da planta
2 início do tronco - troncos finos , lisos e retos é o que não queremos. Busco por: troncos grossos, sinuosos no início, aspecto de castigado/velho
3 galhos - Em geral busco plantas que possuem galhos baixos, para que possam ser aproveitados. A não ser que seja uma planta de grande brotação ou que vá ser podada baixa.
Segue um exemplo de uma de minhas plantas: comprei, ela estava largada num canto do viveiro, sem vaso nem plástico em volta. Tinha cerca de 1,5metro de altura, mas o que me chamou a atenção foram o nebari e o tronco bem calibroso. Veja ele no link:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14139&postdays=0&postorder=asc&start=0 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jan 25, 2011 8:38 pm Assunto: bonsai |
|
|
Jonathan, geralmente não se recomenda a amoreira por ser uma espécie complexa quanto à formação estrutural, ainda que seja facilima de pegar, seja por estaquia ou alporquia. Concordo com suas colocações a respeito dela, mas veja bem, para quem está iniciando na arte, não é a melhor planta.
Apesar de aceitar bem podas sucessivas, bem como desfolhas ocasionais, visando reduzir o tamanho das folhas, ao aramar ela costuma secar os galhos, aparentemente sem nenhuma razão, mas que, na maioria das vezes, acontece por culpa do próprio cultivador, ao não observar certas peculiaridades da espécie. O sistema de raízes tambem tem um crescimento acentuado, por vezes maior que o do ficus, o que acaba por dificultar o trato de seu cultivo, para iniciantes. Há sempre duvida sobre que quantidade de raizes pode ser eliminada sem que, com isso, perca a parte area.
Outro ponto negativo é a madeira fraca, sugeita a constante podridão, caso o cultivador não atente para um uso de uma boa pasta cicatrizante, a ser aplicada sobre os cortes. Geralmente, a melhor pasta é tipo massa, e não liquida. Cola branca, receitada para um sem numero de espécies, agride a planta, causando mais prejuízo que resultado positivo.
Por outro lado, se ao cultivador interessar apenas formar uma estrutura simplificada, que ao cabo de algum tempo retorne com frutificação, então pode ser considerada uma boa escolha cultivar uma amoreira.
Apesar da complexidade na formação estrutural dessa espécie, muitos bonsaistas aventuram-se a trabalhar com ela, principalmente quando possuem troncos avantajados, uma forma de começar algo com mais potencial que uma simples muda. Veja o exemplar abaixo, a ser desenvolvida pelo bonsaista Pedro Torquato, de Fortaleza/CE:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 8:26 am Assunto: |
|
|
Ah entendi =D
muito obrigado.
E que amoreira essa!!  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|