FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus Yamadore do vaso
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 26, 2011 1:50 am    Assunto: Ficus Yamadore do vaso Responder com citação

Olá pessoal
Domingo fiz um yamadore de um vaso aqui do condomínio onde moro. O síndico disse que iria jogar a planta fora por isso resolvi salva-la. Fiz um alporque no galho maior com cerca de 1,5mt e plantei em um bosque em frente a minha janela. O restante vcs vão ver o que aconteceu.

O único buraquinho q tinha no vaso a planta tomou conta e vejam quantas raizes.

comprei uma bacia maior do que a planta e fiz bastante furos.

Domingão e um sol de rachar..... e ai vai eu trabalhando pra tirar a planta do vaso.... pensei q iria ser fácil mas demorei cerca de uns 40 minutos só para tirá-la.

Como já não era de se surpreender, as raízes do fícus tomaram todo o vaso.

Nesta foto vemos a planta com o torrão já serrado.
Engraçado ver q mesmo em um vaso ela criou uma raiz pivotante tão grossa.... E que deu um trabalho gigante para serrar em meio ao substrato

Percebi q a altura da planta com aquela raiz iria ser muito alta no vaso por isso decidi serrar um pouco mais,cerca de 5cm.

Pasta cicatrizante sem miséria.

Trabalho finalizado...

Esta bacia q comprei gostei da largura dela mas ficou muito alta e como vcs já conhecem o ficus vai tomá-la rapidinho.
Pretendo manter o tronco da esquerda e trabalhar o da direita com madeira morta...
Sugestões e opiniões serão bem vindas.
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 26, 2011 8:34 am    Assunto: Responder com citação

Olá Mcdonald,
algumas considerações...

1 - Na última foto, o tronco da direita deveria ficar mais baixo (mais fino)
2 - Madeira morta não vai bem em ficus pela própria característica da madeira macia
3 - Capriche na pasta selante no topo; eu perdi algumas mudas por conta de serem atacadas por fungos (penso eu) e apodrecerem

Abraço.
Edson.

Editado pela última vez por edson0605 em Qui Jan 27, 2011 12:36 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 26, 2011 9:31 am    Assunto: Responder com citação

Mc, baita material!

Acompanhando.

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 26, 2011 11:04 am    Assunto: Responder com citação

Seu post só me deixou com mais vontade de ter um Fícus, estou correndo atrás, talvez hoje consiga o meu primeiro!

Abraços e parabéns!
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 26, 2011 12:12 pm    Assunto: Responder com citação

mc, a titulo de idéia, eu tenaria separar os dois troncos analizando a possibilidade e a estrutura de raizes.
Mas de qualquer forma é um bom material, estarei acompanhando.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 27, 2011 12:13 am    Assunto: Responder com citação

Edson Valeu pelas dicas e acho q a madeira morta no ficus não vai ficar bem mesmo, ouvi isso hoje de um amigo.

Renato Baita material mesmo.. deu um trabalhão... vishi.. a bacia ficou tão pesada q nem consegui levantar, tive q arrastar ou eu fiquei muito cansado.. hehehehe.. e olha q onde eu trabalho o serviço é braçal e pesado heim.. já estou acostumado..

Pedro Pense bem se encontrar um ficus desse tamanho... hehehehe. é fogo e vai precisar de muita ajuda.

Djalmo Realmente acho q sua visão é válida, eu pensei na possibilidade da madeira morta por causa da grande cicatriz q ela tem do lado por conta de um galho q apodreceu. acho q vou ter q tirá-lo mesmo. a pena vai ser o nebari né q vou ter q refazer naquele pedacinho... mas como o nebari da planta toda já não está bom mesmo.. vamos recomeçar...

se mais alguém quiser dar alguma dica pode mandar. Críticas também serão bem vindas visto q estou apenas iniciando...
abração
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 27, 2011 1:03 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Mac.

Algumas observações para complementar as considerações do amigo Edson :

- Nas ultimas fotos percebemos que vc aproveitou a mesma terra do vaso antigo como substrato para replantar na bacia . Alem de conter restos de raizes que vão apodrecer e comprometer a recuperação da planta , essa terra irá compactar, asfixiiando as novas raizes e/ou encharcar aumentando o risco de vc perder este belo tronco .
O ideal a meu ver seria usar apenas areia grossa de construção sem peneirar, mantendo as raizes umidas mas sem encharcar , uma boa areação para que o ar circule mais livre no interior da bacia e totalmente inorganica , evitando a proliferação de fungos e bacterias prejudiciais nesta fase de recuperação .
Quanto ao peso da bacia , realmente é um complicador em projetos grandes . Existe um material que eu uso , chamado perlita expandida , facil de encontrar em cidades grandes como a sua . Com 3 a 5 mm de tamanho , parece isopor de tão leve , mas na verdade são pedras vulcanicas que colocadas em fornos se expandem como pipocas . muito boas e super porosas .. Eu recomento para compor qualquer tipo de substrato .

- Separar os troncos é inviavel pq vai criar uma enorme cicatriz abaixo da superficie resultando em apodrecimento do tronco e morte da planta.
Mantenha como esta , para não estressar mais, lembresse que ela esta numa UTI . Melhor não fazer varias cirurgias seguidas . Nas proximas veses em que for fazer podas radicais como esta procure cortar os troncos / galhos com tamanhos diferentes , mais grossos maiores , mais finos menores .. mantendo uma proporção natural ..

- Nada de adubar nos proximos meses , apenas agua e meia sombra { 'a controversias quanto a manter na sombra ou a pleno sol depois do transplante } . Mantenha a bacia alguns centimentros separada do piso , apoiando com madeira dou tijolos , isso ajudará na circulação do ar e na drenagem da agua .

De resto , é ter muita paciencia e os cuidados basicos para em alguns anos ter resultados satisfatórios .

Antecipadamente me desculpe se fiz algum comentario equivocado , parabens e boa sorte .

Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 27, 2011 2:12 pm    Assunto: Responder com citação

Sergio meu velho... Tú deste foi belas dicas!!!

Mc
eu gostei assim com os dois troncos... Agora é esperar a resposta da planta Wink Idea

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 28, 2011 1:38 am    Assunto: Responder com citação

e eu com tanto ficus à vontade, ainda nao tirei uma muda sequer....
seu post está servindo de um tapa na minha cara pra eu criar vergonha e arrumar um alporque de bom calibre.....

Parabéns pela aquisição... segue as dicas do Bonsérgio, vais ter sucesso!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 28, 2011 9:37 pm    Assunto: Responder com citação

Mc, realmente o Bomsérgio e o Laudir tem razão já que a cicatriz ficara em contato com a terra, podendo perder a planta, desculpas pela dica equivocada.
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 29, 2011 10:41 am    Assunto: Responder com citação

Alexandre S. Coelho escreveu:

Mc
eu gostei assim com os dois troncos... Agora é esperar a resposta da planta Wink Idea

Alexandre, Bonsergio e Laudir... a dica é muito bem vinda.. mas e quanto a esta cicatriz enorme..... o que fazer no caso dela? deixa assim mesmo? tem alguma solução?
abraços
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 29, 2011 7:17 pm    Assunto: Responder com citação

Mcdonald escreveu:
Alexandre S. Coelho escreveu:

Mc

Alexandre, Bonsergio e Laudir... a dica é muito bem vinda.. mas e quanto a esta cicatriz enorme..... o que fazer no caso dela? deixa assim mesmo? tem alguma solução?
abraços

O ficus tem uma grande vantagem... cicatriza bem!
qdo fizer calo, raspe na base inferior do calo/cicatriz!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sillas José
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 22, 2011 3:56 pm    Assunto: Yamadori de Fícus vaso Responder com citação

Fala Mcdonald!
A + ou - 8 meses, ganhei também um fícus que é o dobro do seu, e estava em um vaso menor que o seu, só que de plástico.
Já dá para ter uma noção do que estou falando, rsrsrsr.
Um detalhe que me atrapalhou a cortar suas raízes é que também ele
criou uma raíz pivotante que tomou conta do vaso em forma de caracol
e já saia por baixo do vaso e entranhando na terra em que o vaso estava apoiado. Para complicar mais ainda o substrato estava com aquelas pedrinhas de enfeites de jardim. Suas raízes entranharam nessas pedras,
acabando com meu serrote de poda. Tô falando demais né.
Pra terminar eu podei mais de 1/3 de suas raízes e mesmo assim sobrou
muita raiz. Já a poda aérea, já havia acontecido pois o fícus também iria para o lixo. Então para não maltratar muito, coloquei em um tambor de 200lt cortado e todo furado e fiz um alporque na parte mais alta.
Mesmo assim ele ainda continua lá, se recuperando.
A espécie é Fícus Natasha, tem 4 troncos iguais aos seus com muita raizes aéreas e expostas.
Mais vamos ao que te interessa.
Muito boas as dicas de nossos amigos aqui do forum, só que faltou uma
que pesquisei.
Dizem que não é bom usar pasta cicatrizante em cortes de raízes, pois
a pasta é bactericida e germicida. E existem algumas bactérias que são benéficas para as plantas e que não podem ficar sem elas.
Postarei algumas fotos do meu, mas gostaria de fazer uma limpeza nele primeiro.
Me dê algumas dicas do que vc fez com o seu e diga qual foi o resultado.
Agora quanto a pasta cicatrizante, não se preocupe, pois cometi o mesmo erro, e ele continua vivo até hoje e com muito vigor.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 23, 2011 12:04 am    Assunto: Responder com citação

Fala ai Silas...
Cara como faz pouco tempo que realizei a intervenção ainda estou esperando a resposta da planta... que já começou a emitir brotos por sinal.
quanto a postar as fotos é só vc enviar para algum site (hospedar) depois com o botão direito do mouse você clica e em seguida copiar endereço da imagem. Depois vc vem, e escreve as tags [img]colar o endereço da imagem[/img] e pronto... só lembrando que se for orkut ou facebook vc tem que deixar o album de fotos aberto ao público.
Posta ai pra gente ver o seu ficus...
abração
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 23, 2011 12:37 am    Assunto: Responder com citação

Já tive problemas sem, com pasta cicatrizante ainda não.Pode ser que tenha alguma planta sensível ao tipo de pasta em questão.
Coletei uma aroeira pimenteira gigante, com raízes grossas, não passei pasta e tá bombando, mas tá no chão em areia lavada fina rodeada de barro vermelho.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: