|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 2:26 am Assunto: Shimpaku 70,00. vale a pena? |
|
|
Vi este shimpaku em um gardem e resolvi tirar uma foto para saber a opinião de vcs.... na loja estão pedindo 70,00 pela planta (meio salgado) e a cor dela tb não está igual as outras mas não está morta pq estou namorando ela faz alguns meses. A qualidade da foto está péssima pq tirei do celular.
 _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 9:34 am Assunto: |
|
|
Mc, eu não compraria... mas é a minha humilde opinião.
Prefiro investir em materiais mais baratos e mais prés...
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 11:08 am Assunto: |
|
|
É isso aí, também não gosto de comprar a planta já pronta... perde toda a graça e não vale a pena. Você pode conseguir uma planta praticamente igual a essa num preço muitíssimo mais barato, e ter o prazer de trabalha-la.
Só por ter a palavra "bonsai" na ficha de uma planta já deixa ela 3x mais cara...
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 12:14 pm Assunto: |
|
|
A planta por se tratar de um shimpaku é um tanto quanto velha, vale o vaor pedido, mas aquels galhos mais baixo parece estar morrendo,..
Eu nao compraria, pois nao gosto de planta inciadas por terceiros..... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 1:38 pm Assunto: |
|
|
Exatamente! O legal mesmo é comprar uma planta sem mexer e VOCÊ transforma-la num bonsai.
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 31 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 1:49 pm Assunto: |
|
|
Pedro Catarin escreveu: | Exatamente! O legal mesmo é comprar uma planta sem mexer e VOCÊ transforma-la num bonsai.
Abraços! |
É verdade , minha mãe comenta sobre eu comprar um bonsai xD, mas eu digo que não quero, justo por isso.
Deve ser mais divertido!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 4:30 pm Assunto: bonsai |
|
|
Mcdonald, o fator principal a ser levado em consideração na hora da compra de uma planta não é o valor dela, vez que isso pode sempre ser negociado para menos, com quem está vendendo, pois o lucro, de uma forma ou de outra, estará presente para o vendedor.
Nem tampouco é o fato de ser o que os demais colegas frisaram, um bonsai pronto. A planta em questão não se enquadra nessa categoria, vez que ainda falta "um queijo e uma rapadura" até que alguem possa considerar esse junipero, dentro de critérios de avaliação corretos, como um bonsai pronto. No máximo, talvez seja um pré bonsai com algum potencial.
Além disso, ainda que fosse um bonsai pronto, ao adquirir a planta o novo proprietário pode se desagradar do estilo e resolver modificá-lo completamente, com podas severas, aramação visando movimentos mais sinuosos, eliminação de galhos, enfim, uma reestilização completa, incluindo na planta ainda algum shari e jin, para deixá-la mais técnica.
Com isso tudo colocado nos devidos lugares, resta que o fator a ser realmente considerado por voce é: Você quer a planta? Se vc vem "namorando" a planta há algum tempo, significa que voce a quer para si, para cultivá-la à sua maneira, imprimindo nela "sua marca", como dizem os criadores de gado.
A meu ver a planta parece saudável. Acículas murchas ou secas podem ser sinal de substrato errado, adubação faltosa ou insuficiente, enfim, cuidados minimos de manutenção que o vendedor pode não estar levando muito a sério. Repare que no interior do vaso, na superficie, ele espalhou pedrinhas brancas, para "ficar mais bonito" na ótica deturpada de donos de floricultura leigos no que seja, de fato, um bonsai.
Sugiro analisar melhor esses pontos: retire as pedrinhas, depositando-as dentro de um recipiente qualquer. Analise detidamente o solo, verificando se não está encharcado em demasia, se estiver, então cuidado. Poderão haver raízes mortas ou podres, o que aí sim compromete a planta como um todo e não há recuperação emergencial que dê solução.
Fique atento ainda olhando por baixo do vaso. Se possível, tente desprender a planta do vaso, para analisar o raizame por baixo. A planta deve estar solta, pois geralmente esses donos de floricultura não se preocupam, como nós, em prender a planta ao vaso. Analise se não há podridão por baixo nas raízes, e se não há, como frisei antes, excesso de agua nelas. Veja o tipo de substrato, se é arenoso, argiloso, etc. Isso implica em perda de raízes, logo, planta fraca, sem chance.
Verifique se há presença ainda de fungos, cochonilas e outros parasitas entre as acículas e nas raizes. Raizes escuras, que se desprendem facilmente com as pontas dos dedos, tambem são um sinal ruim. Por ultimo, veja se no fundo do vaso, após tirar a planta dele, a agua não está empoçando. Se estiver, corra da planta, pois com certeza as raízes iniciaram processo de podridão.
Ou, então, se preferir tentar a sorte, pelos motivos negativos acima vc pode reinvindicar um desconto maior. Digamos aí pagar uns 5 reais pela muda que, mais cedo ou mais tarde, irá para o saco de lixo. Seu ou do cara que está vendendo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 7:30 pm Assunto: |
|
|
Mc, concordo com o amigo Nicky em gênero, número e grau. É um pré-bonsai com uma boa idade (Juníperus têm lento crescimento).
Longe de ser vendido como um bonsai.
A falta de viço nas folhas inferiores pode ser por conta do tipo de substrato. Levante a planta do vaso e veja o raizame.
Contudo, não descarte a possíbilidade da planta estar sendo atacada por aranhiço vermelho ( é a espécie mais atacada por esse bichinho)
Bata da folhagem com a mão colocando uma folha de papel branco embaixo. Se tiver minúsculos pontinho se mexendo............é o tal!
Quanto ao preço eu diria que está sendo um pouco salgado (para a minha região) mas não de todo fora. Pechinche!!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 10:03 pm Assunto: |
|
|
Essas bandeijihas de plástico me arrepiam...
Para se ter ideia do preço há dois anos atrás paguei algo semelhante em uma muda bruta, mas preparada para trabalhos com bonsai. E saudável.
 _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 12:26 am Assunto: |
|
|
Realmente pessoal... Valeu pelas dicas. Esqueci de colocar alguns detalhes q vcs colocaram aqui então vamos lá. O substrato é argiloso por cima e a dona do gardem me pareceu bem esperta pq na hora q quiz virar a planta e disse q não causaria nenhum dano, ela não autorizou, pedi uma folha de papel e ela disse q não tinha, em seguida dando uma voltinha por lá vi um papel de supermercado e pensei: Vai esse esse mesmo.. Bati, bati e não caiu nada. Acho q as aciculas estão fracas pq a planta fica embaixo de uma lona q quase não passa luz solar e já deve fazer uns 4 meses q está lá. Nem sombrite era. Vou lá e vou tentar verificar as raizes sem ela ver pq o lugar é muito grande. Se tiver saudável vou comprá-lo, visto que meu pensamento é igual do Nick. Está longe de ser um bonsai, precisa de muito trabalho ainda.
abração. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 31 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 3:24 pm Assunto: |
|
|
Lembre-se que "o cliente tem sempre a razão", então crie uma briga mas veja as raízes!
Boa sorte, Mc!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 3:48 pm Assunto: bonsai |
|
|
Mcdonald, como vc mora na area do ABC paulista, talvez valesse a pena dar uma esticadinha até Campinas, e ir até o Feirão do CEAGESP, para tentar comprar algo melhor pelo mesmo preço, ou quem sabe, até por um preço mais em conta ainda. Dê uma conferida na pagina abaixo, para verificar:
http://www.ceagesp.gov.br/varejo/
O pessoal participante do forum há muito faz a maior propaganda desse local, que me parece ser ótimo para comprar não só junipero mas pinheiro negro tambem.
Outra boa saída, é ir aos domingos até a Liberdade, onde ocorre uma feira de bonsai, que conta com a participação de vários bonsaistas, como Regina Suzuki, Hidaka, Hadano, Eduardo Mizuno, dentre outros. Pode comprar coisa bem melhor por lá, com ótimos preços tambem.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 11:05 pm Assunto: |
|
|
Valeu grande Nick.... eu não sabia que tinha uma feira de Bonsais aqui em São Paulo aos domingos... Vou logo me prontificar em aparecer por lá...
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

Registrado: 03/01/11 Idade: 36 Mensagens: 189 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sex Jan 28, 2011 11:06 pm Assunto: |
|
|
Mc, eu também não compraria; já vi muitos melhores por 70
não que este não esteja bom, mas o preço é que não me agradou... _________________ Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.
Provérbio Árabe |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|