|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ruan Faquim
|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 5:22 pm Assunto: Tuia estilização... |
|
|
Como pedido uma planta por post..rsrrsrs
Galera essa Tuia era uma moita sem definiçaõ nenhuma, estava em uma mamadeira a 2 anos, pena nao ter foto de antes.
Mudei para um pote deifinitivo mas não sei se a estilização foi ideal, o que vcs acharam???
Me falem que ainda está em tempo de redirecionar os galhos....rsrrs
Obrigado a todosss... Abraçoss
 |
|
|
 |
Ana Carolina Nobre
Registrado: 12/01/11 Idade: 43 Mensagens: 58 Localização: São Pedro - SP
|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 5:42 pm Assunto: |
|
|
Que lindo!
Por um galho aqui do lado direito eu viajei num estilo varrido pelo vento..
Mas eu nada sei, o pessoal vai poder te ajudar melhor
abç |
|
|
 |
Ruan Faquim
|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 6:18 pm Assunto: .. |
|
|
POisé Ana ele era um galho com todas as folhas para o mesmo lado, ele era um pouco mais cheio dai dei uma podada nele... rsrsrrsrs |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 10:56 pm Assunto: |
|
|
Ruan eu vou dar a minha opinião sincera e espero que você não se ofenda, normalmente os foristas acabam esperando para ver quem é que vai explicar quais são os erros então decidi dizer eu mesmo.
Infelizmente você cometeu quase todos os erros possíveis nessa planta.
O primeiro é que essa espécie é péssima para quem está começando, eu mesmo que já tenho alguma experiência não gosto de trabalhar com ela e não tenho nenhuma.
O principal erro foi a poda excessiva das folhas. Esse tipo de planta não pode ser podada de maneira tão drástica. Quando se forma os galhos de um bonsai uma das coisas a se fazer é tentar aproximar a “massa verde”, ou seja as folhas, do tronco, mas você acabou fazendo o contrário. O problema é que, nessa espécie, raramente nascem folhas onde não há folhas, ou seja, esses galhos “pescoçudos” provavelmente vão ficar assim pra sempre, a menos que você faça um enxerto, o que é uma técnica avançada e difícil de fazer direito.
A disposição dos galhos também está muito ruim. No estilo moyogi não pode haver galhos saindo da mesma altura nos dois lados do tronco, isso é uma regra que tem raras exceções. Além disso o tronco também está muito fino e sem conicidade.
Em fim, acho que a melhor opção seria uma poda radical, deixando apenas o primeiro galho, e deixar a planta descansando por um tempo até que você tenha mais conhecimento para lidar com ela.
Bem, críticas a parte, saiba que você não é um “privilegiado” em relação a erros, praticamente todos que começam sozinhos fazem a mesma coisa, eu fiz, vários outros fizeram e você pode achar aqui pelo fórum vários casos como o seu!
Eu te aconselho a procurar um fícus, ulmus, primavera... para começar, essa espécie é a pior que um iniciante poderia usar.
Dê uma olhada nesse tópico: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15643
Acho que vai te ajudar a entender melhor como se “constrói” um bonsai desde o início.
E dê uma olhada nessa página: http://www.atelierdobonsai.com.br/estilosdobonsai.html
Estude os estilos para saber o que você deve tentar fazer quando for estilizar os seus bonsais. Cada estilo tem suas particularidades e exigem uma condução específica.
O que eu posso te dizer é que a parte mais importante do bonsai é a parte de baixo. Bonsaistas com conhecimento nunca avaliam um bonsai a partir da copa, mas sim do nebari (raízes). Vá estudando esses assuntos e postando as suas dúvidas que você vai aprender tudo o que precisa para deixar os seus bonsais dignos de uma exposição!
Abraço! |
|
|
 |
Ruan Faquim
|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 11:35 pm Assunto: Agradecimento.. |
|
|
Marco, primeiramente muito obrigado pelas dicas.
Como pude perceber você é uma pessoas de muita experiência e paciência para com os iniciantes, com certeza vou seguir seus conselhos e além do mais estamos (principalmete eu) para aprender e críticas ao meu ver nunca são ofensas. Muitissimo obrigado pelas dicas e links..
Vou postar mais algumas fotos de pré bonsais que tenho e espero que você continue com paciência para sempre me dar boas dicas....
Boa noites e grande abraço a todos... |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 8:37 pm Assunto: |
|
|
Ruan, não precisa agradecer, continue postando que sempre terá muita gente para te ajudar por aqui e, daqui a um ano, ou menos, você também estará ajudando os novos iniciantes do fórum.
Abraço! |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 9:57 pm Assunto: |
|
|
Ruan, como o amigo Marco disse erros são comuns, mas tenha em mente que são com eles que mais aprendemos, e a propósito, acho que deve tbm estudar sobre técnicas de tração ou aramagem, pois um ponto muito importante é a sobreposição dos arames, eles em hipótese alguma devem passar uns por cima dos outros, pois podem deixar marcas muito difíceis de contornar.
Ha mais uma dica que ajuda a reduzir bastante a chance de erro é vc postar o pré antes de fazer as intervenções.
Atenciosamente |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|