Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 1:09 am Assunto: Jabuticaba (moyogi) opiniões |
|
|
olá amigos.
Esta planta eu fiz uma intervenção na semana retrasada mas como meu micro quebrou não tive oportunidade de colocar aqui para pedir ajuda de vcs..
Resolvi fazer sozinho então para testar meus instintos.
Aqui a planta comprada na beira da estrada.
E aqui depois de trabalhada e aramada. Usei pasta cicatrizante em todos os cortes. O nebari deixa muito a desejar pois a planta estava a mais de 3 anos na terra pura, muito compactada, não tinha como crescer, por isso resolvi colocá-la no escorredor.
Vista de cima. Reparem q tive q retirar o galho do lado direito pois crescia na mesma altura que o do esquerdo. Na hora da compra me impolguei com o tronco e me esqueci deste detalhe. Na próxima eu acerto. Espero ter a sorte de conseguir mais brotações. Será q vem?
Foto de uma tecnica q aprendi vendo nosso grande Grahanw Potter
Não se preocupem quanto ao substrato pq só é argiloso por cima, por baixo usei 70% areia grossa e 30% terra comprada em gardem. É q como eu deixo a planta na casa da minha mãe, fica no sol e chuva e as vezes não posso ir até lá, e achei q isso dificultaria um pouco a transpiração do substrato, já q a jabuticaba gosta de solo bem úmido.
Sugestões e críticas serão bem vindas. Podem descer a madeira... hehehehe
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 7:46 am Assunto: |
|
|
Mc, ela tem um desenho muito bom, com a evolução do nebari vai ficar muito legal!
Bela aquisição!
Abraço. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 10:31 am Assunto: |
|
|
Mc, como o Renato disse o desenho é muito bom, mais darei minha opinião: Acho que você deveria cortar na altura do terceiro galho e utilizar este galho como o novo ápice, acho que melhoraria a estética e com certeza a conicidade
Mais uma coisa, tira esse parafuso dae rapaz coitada da planta, use o escorredor para tração o crave uma barra de ferro no substrato.
Quando as brotações, a Jabu sempre emite novos brotos até em galhos já formados, então não se preocupe.
Grande abraço  |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 10:43 am Assunto: |
|
|
Lutz escreveu: | Mc, como o Renato disse o desenho é muito bom, mais darei minha opinião: Acho que você deveria cortar na altura do terceiro galho e utilizar este galho como o novo ápice, acho que melhoraria a estética e com certeza a conicidade
Mais uma coisa, tira esse parafuso dae rapaz coitada da planta, use o escorredor para tração o crave uma barra de ferro no substrato.
Quando as brotações, a Jabu sempre emite novos brotos até em galhos já formados, então não se preocupe.
Grande abraço  |
Fala ai Lutz....
Cara.. colocar no escorredor nem pensar. No way. E olha que eu sempre faço isso. Este galho já está bem grosso e apontava pra cima. Vc não imagina a força que foi usada para tracionar para baixo... esse buraquinho do parafuso depois ela cobre rapidinho... nem vai dar pra ver.... agora é contar com a sorte e esperar novas brotações...
Valeu Renato, quando ela se recuperar posto fotos para vcs verem...... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 11:48 am Assunto: |
|
|
Citação: | Fala ai Lutz....
Cara.. colocar no escorredor nem pensar. No way. |
Não entendi, ela não está mais no escorredor? |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 1:24 pm Assunto: |
|
|
" colocar a tração no escorredor "
Acredito que melhor que escorredor seria uma bacia bem larga com uns 15cm de altura , muitos furos no fundo e laterais .
Substrato: 50% cacos ceramicos , 30 % areia de rio e 20% material organico com uma pitada de farinha de osso e torta de mamona ...
Quando surgirem os brotos vc decide qual caminho a seguir ... |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 2:05 pm Assunto: |
|
|
Aew Mc
Mandando ver heim...!
Concordo com os amigos acima, deixa ela brotar bastante para decidir depois se vale a pena cortar mais baixa  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 8:13 pm Assunto: |
|
|
MC, Vai vir brotações sim...e se entendi direito, você acha que ficou um lado meio que vazio né?...pois é...procure deixar esse lado “cara a cara com o sol”, escolha um lugar na casa da sua mãe, onde o lado que você quer a tal brotação fique virada para o lado que recebe mais sol ao longo do dia, isso vai favorecer muito. _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 11:12 pm Assunto: |
|
|
Bonsergio Caramba.... pensei que tinha opitado pela melhor opção! Então quando se trata de nebari, a bacia grande é melhor do que o escorredor? Devo colocar alguma coisa abaixo da pivotante? E posso fazer isto no inverno ou devo esperar mais tempo?
Alexandre E tá vendo... quem mandou colocar aqueles brinquedinhos nas minhas mãos... hehehehehehe.. agora me segura... só espero estar fazendo o certo. Estou?
André Po véi. Valeu pelas dicas. Fico muito mais tranquilo então. Estava com medo de não conseguir brotações no lado pretendido... já pensou um bonsai pelado de um lado.... hehehehe... teria q fazer um varrido pelo vento... kakakakakaka _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sáb Jan 29, 2011 4:11 pm Assunto: |
|
|
iaew brother,
a planta esta bem encaminhada e vc tem ajuda de peso ai!
nem preciso dizer mais nada... o movimento do tronco realmente é fantastico, leve e natural.
aproveite bem o material que dará otimos frutos.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
|
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

Registrado: 07/10/10 Mensagens: 127 Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ
|
Enviada: Ter Fev 22, 2011 4:18 pm Assunto: Fícus Natasha |
|
|
Olá mcdonald!
Este é o fícus que estava te falando.
Esta foto foi tirada logo após o transplante.
No que vc puder me ajudar, fique a vontade.[img]http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-[/img][url]snc4/72477_109216142477305_100001667594075[/url] |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Fev 22, 2011 6:31 pm Assunto: bonsai |
|
|
Mc, show de planta essa. Minhas recomendações são as mesmas dos demais: mantenha a planta exatamente como está, sem cortar nem reduzir nada. Apenas duas ressalvas: retire os arames e a tração, ao menos até que a planta esteja plenamente recuperada, o que se poderá notar pelas novas brotações que virão em todo o tronco.
A segunda ressalva é: cultivo a pleno sol, o dia inteiro, com rega apenas ao final da tarde, e sempre sem encharcar o solo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 23, 2011 12:10 am Assunto: |
|
|
Nick... muito obrigado pelas palavras... vc não sabe o que é pra mim receber um elogio seu...
agora a planta já está emitindo muitas brotações por todo lado e verificando melhor, acho que cometi um pequeno erro. Perceba que o primeito galho que sai de baixo para cima está no lado interno da curva. O estilo que quero seguir nesta planta mesmo sabendo que é o menos indicado para as frutíferas é o moyogi. Eu não sei se estou certo mas o galho para ficar bem posicionado deveria estar no lado externo da curva. Você acha que no futuro deveria retirar este galho? Te pergunto porque a planta emitiu brotações exatamente no lado externo da primeira e da segunda curva.
ahhhh... quanto a rega estou fazendo duas vezes por dia porque aqui em são paulo está um calor de estourar mamona. Perdi 3 plantas semana retrasada por aguar uma vez ao dia... não quero correr mais risco portanto nos dias de sol forte rego 2 vezes...
Desde já muito agradecido.
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
|