| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 3:41 pm Assunto: Macieira - folhas secas na ponta e estagnação do crescimento |
|
|
Olá, pessoal, uma macieira minha que está em escorredor + mamadeira já está, há um certo tempo, com algumas folhas meio queimadas na ponta... Mas duas delas, as do ápice, não.
Além disso, ela parou de crescer, no momento. Isso é normal da espécie para a época em que estamos?
Segue uma foto:
Desculpem-me a qualidade... ^_^"
Obrigado desde já!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 43 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sex Jan 28, 2011 7:46 am Assunto: |
|
|
Guilherme primeiro vamos falar de substrato..
Os pedriscos sao muito grandes para uma muda de semente.
Pela foto nao parece ter nenhum solo, apenas pedriscos, e isso nao é nada legal
Como se trata de uma mudinha deveria estar em substrato organico, tipo PLANTMAX...
Nao sei porque do escorredor, ja que é uma muda e seu desenvolvimento nao vai ser acelerado antes da formaçao de um bom nebari, somente despois devera ir para o escorredor...........
As folhas estao secando por estarem apenas nos pedrisco que absorvem toda agua e sua mudinha nao consegue se manter "hidratada".
Evite sol direto em mudas em desevolvimento devem ficar em baixo de algum tipo de sombrite...... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 28, 2011 2:11 pm Assunto: |
|
|
^^" Esqueci de citar...
Ela está em terra, sim, mas rodeada de pedriscos.
E há uma micro mamadeira por baixo. ^_^ _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 31, 2011 1:54 pm Assunto: |
|
|
Alguém..?  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Seg Jan 31, 2011 2:20 pm Assunto: |
|
|
Não sei se vai te ajudar, mais tenho uma maça anã e ela secou as folhas após uma aplicação de calda sulfo para o combate de pulgões, mais hoje ela já tem brotações bem vigorosas. Meu substrato é bem drenante e uso Fosway + osmocote na adubação.
Abraço  |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 31, 2011 2:34 pm Assunto: |
|
|
Ajudou. Todo comentário é bem vindo! ^_^
Então, agora estou pensando em trocar o substrato. Suponho ser algo relativo a ele...
E vou passá-la para a sombra também. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Seg Jan 31, 2011 2:36 pm Assunto: |
|
|
Pois é Guilherme, pode ser substrato sim, mais quanto a sombra não sei, a minha fica direto no sol.  |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 31, 2011 2:45 pm Assunto: |
|
|
Tudo bem. ^_^
Talvez eu execute algum procedimento nessa semana.
Valeu, Lutz!
Abraços! _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Fev 02, 2011 9:29 am Assunto: bonsai |
|
|
Guilherme, esse tipo de folha é comum na macieira, principalmente se considerarmos que no seu estado de residencia é uma planta exótica. Aconselho o cultivo em local protegido, longe da exposição direta ao sol. Troque o substrato por outro, mais adequado para cultivo de azalea: bioplant, casca de pinheiro, fibra de coco, carvão, fibra de xaxim, etc. Um solo mais acidificado permite um retorno melhor no cultivo dessa espécie.
Não use caco ceramico nem pedrisco, ok? O substrato deve ficar bem leve, ainda que drenante. Deve permanecer umido a maior parte do dia, mas nada de encharcar. E sombra. As folhas costumam ser atacadas por oídio, acaros, aracnideos, cochonilas e pulgões. Por isso, sempre fique atento, aplicando uma desfolha completa, e algum tipo de óleo mineral, seguido por um bom veneno, danoso a esse tipo de ataque mas inócuo para a planta.
Tenha em mente que cultivar determinadas espécies é algo complicado. É preciso estar constantemente atento a esse detalhe, se quiser investir nessa área. Por outro lado, para que o tronco possa engrossar, passe a planta para um vaso mais profundo, nada de escorredor ou bacia plastica. E faça aporte regular de adubo organico, rico em nitrogenio e fosforo, mas com baixo potássio. Adubo liquido, ocasionalmente, tambem ajuda.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 02, 2011 11:57 am Assunto: |
|
|
Ah, OK, nicky.
Então, só recapitulando, ela deve ir para um vaso profundo, com substrato rico e um pouco ácido. Com isso, deve ficar na sombra, manter o solo úmido, certo? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Fev 03, 2011 10:40 am Assunto: bonsai |
|
|
Guilherme, vc sintetizou bem, garoto. Fazendo isso, vc até pode não colher maçãs, mas irá ter nas mãos um ótimo bonsai.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 03, 2011 1:56 pm Assunto: |
|
|
Valeu! ^_^
Ela foi para um "vaso" mais profundo e fértil ontem, mas precisarei comprar um pouco mais de adubo, que ainda falta, o que não demorará muito.
Bom... e ainda tenho esperanças de que, no futuro, venham os frutos! xD _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
|