|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 31 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Ter Jan 25, 2011 8:17 pm Assunto: Gemas muito próximas - má aramação - o que fazer? |
|
|
Olá, pessoal, estou com um pequeno probleminha... e gostaria de orientação.
Há um tempo atrás, tentei fazer um aramação no meu Sombreiro, que não deu certo e danificou parte da camada externa que envolve o tronco.
Bom, hoje ele parece se recuperar disso, mas é notável que, em certa parte de um de seus galhos, existem em torno de 5 nós/gemas bem próximos, diferentemente do padrão.
Essas gemas estão começando a despertar, com a remoção que fiz da gema apical mas, imagino que quando as gemas citadas se desenvolverem, exibirão uma característica diferente do padrão, com galhos muito próximos, o que foge ao padrão da própria planta.
Gostaria, então, de poder consertar isso, mas acho que o único meio é a remoção dessa parte "defeituosa".
O que vocês podem me dizer? Devo executar esse procedimento?
Obrigado desde já! _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Editado pela última vez por Guilherme Cahú em Qua Jan 26, 2011 1:40 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Ter Jan 25, 2011 10:42 pm Assunto: |
|
|
Foto!! Foto!! Foto!! Rs, só assim pra tentar te ajudar!! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 1:40 pm Assunto: |
|
|
^_^ Fotos postadas. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 26, 2011 9:27 pm Assunto: |
|
|
Alguém...? ._. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Jonathan Richetti 1.o PASSO

Registrado: 19/12/10 Idade: 35 Mensagens: 125 Localização: Cascavel-PR
|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 8:29 am Assunto: |
|
|
Não daria pra você simplismente deixar apenas uma ou duas dessas gemas se desenvolverem?
Tirando com a unha as demais indesejadas? |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 2:38 pm Assunto: |
|
|
Acho que sim... Já havia refletido sobre isso antes e acho que não é uma má ideia...
Só não sei se isso comprometerá a forma final do galho, nesse ponto onde se encontram...
De qualque modo, também estou com pena de cortar esse pedaço todo...  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 2:45 pm Assunto: |
|
|
Se você tiver uma tesoura ou uma faquinha, da para raspar o local onde as gemas estão nascendo, assim não terá que cortar este pedaço.
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 3:29 pm Assunto: |
|
|
De certo modo sim... É uma boa ideia, Pedro... Mas devemos lembrar que o "nó" é a parte morfológica, e que a "gema" é a parte funcional.
Ou seja, raspar a área só fará disfarçar a presença da gema. Mas isso não será ruim...
Vou deixar as gemas se desenvolverem mais para ver o que posso fazer e do modo como vou fazer. Assim poderei me organizar melhor e decidir com mais certeza a estruturação aérea.
Obrigado pelas dicas!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 4:58 pm Assunto: bonsai |
|
|
Guilherme, como se trata de uma planta atípica, minha sugestão é no sentido de manter a planta como está, para ver como é que irá ficar daqui a alguns anos. O defeito que o nobre colega ora reconhece, poderá, com o transcorrer do tempo, tornar-se até mesmo um atrativo, pela caracteristica diferenciada que esse ponto poderá acarretar no futuro.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 8:08 pm Assunto: |
|
|
... É verdade, nikcy..!
Costumamos nos distanciar e desprezar o que é diferente... Você tem razão!
Deixarei assim e, assim que possível, passarei ela para um escorredor.
Com o tempo, poderemos ver o resultado desse "erro".
Valeu, nicky!
-------------
Aproveitando que estamos falando do Sombreiro... e como quero colocá-lo no escorredor... qual seria o período ideal? Quando ele parar um pouco o crescimento? Ou mesmo agora em crescimento ativo, posso fazer isso? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 8:32 pm Assunto: |
|
|
Guilherme a proximidade das gemas não é um problema. Na maioria dos bonsais temos que tentar conseguir exatamente isso! A proximidade dos entrenós ajuda a ter galhos mais bem posicionados e ajuda na densificação da copa, já que haverá um maior número de ramificações e folhas em um espaço menor. Nas minhas plantas eu sempre podo a ponta do galho antes dos entrenós ficarem muito longos afim de melhorar a ramificação. Talvez o que você esteja estranhando seja por causa da espécie não ser tão comum como bonsai! O fato das gemas estarem aparecendo em locais indesejados, acostume-se com isso!!! Em muitas espécies isso acontece com freguência e faz parte da manutenção de qualquer bonsai eliminar os galhos indesejados.
Abraço! |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 9:04 pm Assunto: |
|
|
Ah, beleza.. Estou entendendo melhor...
Então significa que com podas, ao longo do tempo, terei mais nós bem próximos e maior ramificação, certo? É, em geral, o que se faz mesmo.. ^^" Não tinha percebido isso antes..
Valeu, Marco!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 27, 2011 11:12 pm Assunto: |
|
|
Guilherme as podas para reduzir os entrenós tem que ser feitas no momento em que o galho está crescendo. Quando um galho novo nascer em alguma das suas plantas observe que os entrenós vão ficando cada vez mais distantes uns dos outros a medida que o galho cresce. Para que isso não aconteça é só cortar a ponta do broto que fica na ponta do galho, assim, o galho para de crescer, momentaneamente, e os entrenós ficarão com a distância que estiverem no momento da poda. Depois, de uma das gemas vai surgir outro galho que vai retomar o crescimento que foi interrompido, mas os entrenós anteriores a esse novo galho não vão mais se alongar. Isso feito a estrutura secundária e terciária devem ser construídas da mesma forma, é o famoso cresce corta. Com esses procedimentos os galhos ficaram com muitas ramificações e com uma folhagem bem densa.
Abraço! |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 28, 2011 2:33 pm Assunto: |
|
|
Ah, OK, então tal procedimento deve ser executado justo nesse época, de crescimento contínuo, certo..?
Valeu, marco! _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 28, 2011 10:29 pm Assunto: |
|
|
Exatamente, eu não conheço essa espécie, mas nas minhas plantas eu faço isso. Sempre que um galho fica muito comprido, geralmente na época em que está chovendo muito e eu não olho todos os dias, eu corto toda a parte do galho que ficou com os entrenós muito compridos e começo de novo, só deixo fazer parte da estrutura da copa galhos com entrenós curtos.
Abraço! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|