|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Amir Horikini

Registrado: 18/02/10 Idade: 39 Mensagens: 90 Localização: Barretos-SP
|
Enviada: Sáb Jan 29, 2011 11:04 am Assunto: Estilo de acerola... |
|
|
Pessoal não sei por onde começar com esse acerola...
está sem corte nenhum...
segue as fotos
Obrigadooo
Obrigado por AJudarem _________________ http://www.yamadoribrasil.blogspot.com |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sáb Jan 29, 2011 11:50 am Assunto: |
|
|
Ola Amir.
Sei que a primeira vista as opiniões são sempre parecidas e um tanto quanto desestimuladoras, mas, um dos principios basicos desta nobre arte é paciencia e despreendimento .
Muitas vezes é preciso reduzir uma planta a um toquinho com apenas alguns centimetros para no futuro se ter um bonsai de qualidade, e isso para muitos iniciantes é um tanto dificil de se fazer .
Nesta aceroleira vemos um tronco um tanto fino e reto e 2 galhos retos e longos .
Uma opção seria plantar no chão e cuidar por alguns anos até que tenha um tronco mais forte , veja bem .. 4 ou 5 anos serão nescessarios para que seja um material consideravel ...
Outra opção seria a poda radical , cortando acima dos galhinhos , antes da forquilha.
Se minha fosse , faria a poda radical na forquilha e com os galhos já existentes no tachinagari, e o novos que virão, construiria uma planta baixa . Procedendo desta forma, criamos uma ilusão de otica ... Um tronco fino e comprido com 1 metro passa a ser um tronco grosso com uns 20cm , entendeu ?
Acerola brota muito e seria reduzido o tempo de espera de anos para apenas alguns meses . A não ser que vc queira uma planta alta , esguia, mais feminina ... mas , daí acerola já não é a especie ideal .. veja na natureza como são os pés de acerola e copie....
Lembre-se que uma vez feito o corte não há como voltar atraz , por isso estude muito primeiro , leias outros topicos com plantas da mesma especie ..
Boa sorte e aguarde outras sugestões. |
|
|
 |
Amir Horikini

Registrado: 18/02/10 Idade: 39 Mensagens: 90 Localização: Barretos-SP
|
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sáb Jan 29, 2011 7:11 pm Assunto: |
|
|
Alborquia é uma tecnica que usamos quando temos um material especial , de muita qualidade , o que não é o caso . Ou quando não é possivel ter a planta toda em casa, no caso de arvores ou planta de outras pessoas , ou ainda especies raras ...
Alem do tempo de espera para o enraizamento o material resultante não valerá a pena. O custo de mudas de acerala como esta , não compensa o trabalho , melhor conseguir mais mudas já enraizadas .
Esta é minha opinião , claro que já fiz exatamente como vc quer fazer agora e depois de algum tempo estava com mais de 100 bacias com mudas de pouca qualidade , que com o tempo foram reduzidas para menos de 30 . Para hoje eu ter uns 10 pré bonsai e talvez 2 ou 3 que fazendo vistas grossas poderiam ser chamados de BONSAI. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|