|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
André Dahmer
|
Enviada: Sex Fev 04, 2011 5:34 pm Assunto: Ficus Gigantesco |
|
|
Um mame que comecei a trabalhar. Tem bom Urô, bom nebari e até uma raíz aérea interessante. Dá samba? Projeções ou críticas...? A frente pretendida, acho que precisa de alguma inclinação:
O outro lado:
O Urô e a raíz aérea:
O nebari na parte posterior:
E, por fim, o tamanho da criança. É um minibic:
 |
|
|
 |
André Dahmer
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 3:22 pm Assunto: |
|
|
Também gostaria de saber qual é tipo de Ficus, além de uma sugestão de vaso, claro. |
|
|
 |
Jonathan Richetti 1.o PASSO

Registrado: 19/12/10 Idade: 35 Mensagens: 125 Localização: Cascavel-PR
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 3:28 pm Assunto: |
|
|
Vaso retangular
não sei se azul ia ficar bom...mas um desse tipo eu acho que ficaria legal
ou assim seria melhor? Redondo?
[img]http://img2.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=157282071_6359.jpg&v=O[/img] |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 9:52 am Assunto: bonsai |
|
|
Antes de escolher o vaso, eu cuidaria primeiro de formar a estrutura aerea adequada, com muitos galhos, o que iria culminar numa boa densificação, com uma quantidade de folhas que proporcionasse uma estrutura aerea adequada ao estilo pretendido.
A raiz que o nobre colega chama de "aerea" é, na verdade, uma raiz lateral. Raiz aerea surge nos galhos superiores, caindo em direção ao solo. Ao entrar em contato com o solo, ela fixa novas ponteiras, favorecendo seu engrossamento, dando maior sustenbilidade para o galho de onde se origina, permitindo que ele se alongue.
As raizes aereas podem ser usadas na formação do tronco do futuro bonsai, fixando-as contra o tronco, de forma a engrossá-lo, ou então, usá-las com a finalidade acima, o que acaba por proporcionar um trabalho mais técnico ao final.
Um ótimo exemplo desse tipo de trabalho voce poderá visualizar nesse ficus trabalhado pelo nobre amigo bonsaista Chaddad:
[img]http://bonsaiesalq.files.wordpress.com/2010/02/ficus-retusa-raizes1.jpg?w=450[/img]
Repare que ele usou as raizes aereas para favorecer o amparo aos galhos, como salientei acima. Na foto abaixo, porém, as raízes aereas são usadas para engrossar o tronco:
Abaixo, outro ficus com desenvolvimento acelerado das raízes aereas, trabalho do nobre amigo bonsaista/forista João Chaddad:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 11:48 am Assunto: |
|
|
Eu vi esse do Chaddad! Foi muito legal o trabalho!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|