Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 4:45 pm Assunto: Primeira tentativa : Kengai |
|
|
Ola pessoal , venho trabalhando este ficus retusa a 2 anos na tentativa de conseguir conduzi-lo como cascata ...
A primeira vista parece facil de se construir um bonsai no estilokengai ou han-kengai , mas para que fique harmonioso e bem feito exige mais que tecnicas e paciencia .. exige tb um olhar artistico .. exige talento .
Confesso que não sei se conseguirei , mas talvez com a ajuda de vcs ...
lá vai ...
Depois da primeira intervenção tentando começar a definir galhos :
[/img]
Editado pela última vez por Sergio Batalini em Dom Jan 13, 2013 8:01 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 7:24 pm Assunto: |
|
|
Bonsérgio
Muito bem encaminhado, mas tenho uma perguntas:
Este ficus está me parecendo não ser um retusa, por ter folhas arredondadas isso por que no meu elas são meio pontudas ou o retusa é assim mesmo.
Um abraço _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 7:33 pm Assunto: |
|
|
Também desconfio de que não seja um retusa... está muito diferente!
Quanto a estilização está (a meu ver) muito boa! Muitos pensam que fazer um bonsai estilo cascata é apenas puxar um dos galhos para baixo, mas este estilo é tão complicado quanto o bunjin!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 10, 2011 1:13 am Assunto: |
|
|
acredito que é um Ficus microcarpa variedade Green Island _________________ P.C. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 10, 2011 9:02 am Assunto: |
|
|
Ops... desculpas pessoal ...
Realmente houve uma confusão da minha parte , este não é um retusa e sim o microcarpa green island como confirmou o Paulo ...
Bom ver que todo mundo esta ligado nas especies e suas variedades ... nota 10 prá turma que de cara percebeu meu erro ...
 |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qui Fev 10, 2011 9:07 am Assunto: |
|
|
Vou com o Paulo. O bom e velho Fícus Panda!
Bonsérgio, acho que quando ela compactar, vai ficar legal!
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Fev 10, 2011 9:23 am Assunto: bonsai |
|
|
Bonsergio, realmente a variedade desse ficus é o Panda, ou Nanda, que os americanos chamam de Green Island, como bem citou o nobre colega Paulo. Independente da variedade, contudo, seu trabalho foi bem conduzido e com o devido preenchimento dos espaços com novas brotações, poderá resultar em algo bem interessante.
Eu cultivo essa variedade e o que mais gosto nela é o fato de que suas raízes são ótimas para trabalhos estilo ISHI TSUKI, ou seja, raiz com pedra. Tenho alguns nesse sentido, inclusive um kengai, que estou desenvolvendo há alguns anos.
Suas folhas apresentam uma consistência melhor, por serem mais grossas que o restante da classe, o que incluso impede o ataque da Trips, uma praga que assola o ficus e que dificilmente permite um controle efetivo ou sua erradicação completa.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 10, 2011 3:38 pm Assunto: |
|
|
Obrigado a todos pelo incentivo , parece que estou no caminho certo ...
A associação entre especie /variedade e estilo /condução é mais uma etapa do aprendizado que estou tendo aqui com os nobres colegas.
Por vezes temos tal especie que seria mais indicada para este ou aquele estilo, mas por falta de conhecimentos acabamos por conduzir de maneira errada e desta forma não conseguimos obter resultados satisfatórios ...
Conforme comentario do Nick , realmente esta variedade de ficus parece imune as pragas, O tal Trips ou lacerdinha não infesta suas folhas como nas outras variedades... |
|
|
 |

|
|
|
 |
andretanure
Registrado: 08/08/11 Idade: 34 Mensagens: 56 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Qui Out 20, 2011 8:08 pm Assunto: |
|
|
Em minha humilde opinião, ficou muito bom. Vasos de kengai sao muito interessantes.
Como está o nebari dele?
Será que dar pra expor as raizes um pouco? O que acha?
Assim, o galho da cascata ficaria um pouco mais acima da borda do vaso, sem falar que a raiz pode dar um charme legal também?
Será que estou falando bobagem? |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Out 20, 2011 8:31 pm Assunto: |
|
|
HUMMMMMMMMMMM !!!!!!!!!!!!
Observndo !!!!!
Admirando !!!!!!!!!!!!!
Aprendendo !!!!!!!!!!!!!
Aplaudindo !!!!!!!!!!!!!!! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Out 21, 2011 8:02 am Assunto: bonsai |
|
|
Bonsergio, certamente voce descobriu um bom caminho exploratório ao condicionar sua planta nesse estilo, adequando o movimento ao vaso apropriado. Resta agora apenas a formação estrutural dos galhos, criando "pisos", como chamam os "patamares", bem densos e com o mesmo movimento levemente sinuoso do tronco que desce.
Fique atento aos reenvases periódicos, pois essa variedade emite um volume muito grande de raízes, principalmente se o solo for bem drenante. Dessa forma, a quantidade de raízes é tamanha que "cola" a planta ao vaso, dificultando sua retirada, que deve ser realizada com cautela para não quebrar as paredes do vaso. Sempre faça o reenvase com o substrato seco e removendo o substrato por camadas, usando até mesmo uma colher, para evitar prejuízo material.
No próximo reenvase, aliás, deixe um volume maior de raízes, de preferencia as mais grossas, sobressaindo acima do nível do solo, para agregar maior beleza ao conjunto, transmitindo força ao tronco. De resto, vc está de parabens pelo excelente trabalho que realizou na planta até agora.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Nov 20, 2011 11:36 am Assunto: |
|
|
20/11/2011
Atualizando :
Continuo seguindo as orientações dos amigos e tentando adequar o projeto dentro dos parametros corretos . Os patamares serão formados e as raizes expostas , agregando , como disse o amigo Nick , mais beleza ao conjunto . |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jan 13, 2013 8:05 pm Assunto: |
|
|
Atualizando em 12-01-2013
 |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Dom Jan 13, 2013 9:01 pm Assunto: |
|
|
Muito bonito Irmão Bonsergio parabens esta bem encaminhado, agora é só continuar os cuidados de sempre!Abraços. _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
|