FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Punica granatum - zakurô
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 11:54 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Laudir, não sou seu mestre, mas seu amigo. Apenas isso, garoto. Nada mais. Shocked

Em relação às suas plantas, emiti opinião sobre o Adenium. Embora não o cultive visando formar um bonsai, pelas razões que expus no tópico referente a ele, acredito que possa resultar numa ótima aquisição para seu viveiro, principalmente pela linda floração que breve irá brindá-lo. Acho que só por isso o inverstimento realizado por voce vale a pena. Mas é claro que vc sempre poderá fazer dele um pseudo bonsai, que é como eu me refiro aos cultivados em vasos de bonsai. Very Happy

Fique atento para as mudas. É uma planta facilima de lidar com ela, principalmente nesse ponto: formar novas plantas a partir da original. Isso proporciona uma bela coleção. Very Happy

Em relação a sua Jabu, eu optaria por deixá-la onde está. Afinal, com ela tão ao seu alcance, poderia ir aos poucos melhorando seu aspecto, que atualmente está bem "judiada" a meu ver. Vc pode abrir um buraco em torno dela, de maneira a realizar uma leve sangria, lembrando apenas de preencher o buraco com areia grossa, para facilitar o desenvolvimento de novas raizes capilares.

Ao mesmo tempo, com a planta no chão, pode cuidar de melhorar os cortes, firmando-os com material cicatrizante, depois de dar um "trato" mais adequado a eles. Os galhos estão inertes, alguns secaram. Retire os secos e aproveite para borrifar adubo liquido nos que estão vivos. Preserve melhor a planta, por que lá na frente, daqui a alguns anos, quando retirar do chão, poderá ter em mãos algo bem melhor. Very Happy

Lembrando que deverá adubar no chão, regar ao menos uma vez por dia, etc. Nada de aramação, nem podas ou cortes radicais. Deixe a planta estabilizar e se recuperar bem, antes de mexer novamente com ela. Very Happy

Mas, se por outro lado, não tiver outra saída a não ser retirar, então aguarde o próximo inverno, fazendo ao menos a sangria conforme descrevi, para adiantar o futuro das raizes capilares. Rolling Eyes

A propósito: e aquelas mudinhas, estão sobrevivendo ainda? Abraços e boa sorte com suas novas aquisições, garoto. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 2:46 pm    Assunto: Responder com citação

Oi nicky

Bela peça... Dificilmente se vê por aí uma neste porte!!!

Gostaria lhe opinar Very Happy
Acredito que esta parte que falas ser a traseira seja a melhor frente, pois visualizamos o contraste entre as madeiras viva e morta... Da mesma forma, pense em realizar trabalhos com retífica na madeira morta para que esta ganhe mais movimentos, mais ou menos assim:

... Se minha, ainda tentaria baixar bem a copa com aramagem e podas para formar uma árvore bem compacta e sinuosa:

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 3:18 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Alexandre, agradeço suas palavras e a excelente projeção que vc fez para essa planta. Ocorre que, inicialmente, eu conduzia a planta justamente para esse tipo de trabalho, quando então o nobre amigo bonsaista lusitano, Antonio Castro, fez uma projeção diferenciada, sugerindo uma mudança bem radical e que considerei ótima para a planta, sendo que, desde então, venho cultivando ela nesse sentido.

Mas, de qualquer forma, agradeço pelo projeto, que irei guardar e analisar detidamente, comparando-o com o do Castro e verificando qual dos dois resultaria melhor. Pelo volume do tronco, todavia, e considerando a variedade dessa zakuro, que produz frutos grandes, creio que ficaria muito sem harmonia se eu reduzisse a massa verde como vc sugere. A não ser, claro, que, para isso, eu então começasse a desistir da frutificação, priorizando apenas a florada.

Repare o tamanho do fruto real com o fruto no seu projeto: eles são diferentes. As folhas são maiores, tambem, e mesmo com pinçagem elas não reduzem muito, de maneira que a compactação proposta por vce talvez não ocorresse tão simples assim. Por isso, a planta está sendo conduzida conforme orientou o nobre amigo Castro, que projetou para um bonsai com massa verde maior, dentro das caracteristicas reais dessa variedade de romanzeira. Very Happy

De qualquer forma, gostei da sugestão de cortes na madeira, visando amenizar as areas retas, o que redundaria em um bom movimento no tronco como um todo. Embora a frente não seja a que vc ilustrou, poderei trabalhar o tronco visando essa mudança, sem nenhum problema. Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 4:27 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Nick.

Tenho um tronco bem velho como este teu e com 80% de madeira morta , mas que infelizmente esta apodrecendo na base apesar das sucessivas camadas de calda sulfocaustica ...
Acredito que a umidade esta acelerando o apodrecimento , por isso penso em trocar a parte superior do substrato por cacos ceramicos ou seixos rolados ... tentando assim manter mais seca a base do tronco .
Pergunto :
Sua planta tb tem madeira morta em contato com o substrato , como conserva para que não apodreça ?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 11:17 pm    Assunto: Responder com citação

Esse Alexandre... com suas ótimas projeções... ficou show.... parabéns meu velho....
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 7:32 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Bonsergio, a melhor maneira de se conseguir isso é retirando a planta da exposição direta ao tempo, colocando-a em um local onde fique ao abrigo, protegida da chuva, geada, etc. Deve-se tomar cuidado tambem com a agua da rega, molhando apenas o substrato, evitando molhar a folhagem, para não escorrer pela madeira e contribuir para o desgaste dela. Shocked

Minha planta fica ao abrigo, durante a época chuvosa. Apenas quando o sol implacável retorna com força total, por longos períodos aqui no DF, é que coloco a planta junto com as demais, expondo-a ao sol direto o dia inteiro. Rego apenas o substrato, tambem, aplicando calda sulfocalcica a cada 30 dias. Lembrando que a calda não impede a umidade, mas protege contra a ação de insetos e agentes nocivos. Very Happy

Em minha chacara, a casa tem uma varanda ampla, onde deposito várias plantas que têm o tronco trabalhado com madeira exposta. Dessa forma, protejo e evito o desgaste prematuro do material, promovendo um controle maior com a rega diária tambem. Eu uso um asperssor metálico, japonês, com furos minusculos, feitos à laser, para irrigar minhas plantas. Dessa forma, o jato de agua sobre o solo é menos impactante, não atingindo a parte da madeira exposta, mas molhando de forma a apenas umidificar o solo o extremamente necessário, sem encharque. Very Happy

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: