FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pinheiro Americano
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 8:29 pm    Assunto: Pinheiro Americano Responder com citação

Ola amigos do forum em minhas andanças por SC acabei coletando este pinheiro americano como é conhecido por la.Talvez acabe dando em alguma coisas mas gostaria de dicas sobre esta especie.
.
.
.
Deem uma olhada e se puderem me ajudar.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 11:00 pm    Assunto: Responder com citação

Cara eu não consegui ver as fotos, mas me fala onde vc coletou que em março eu to indo pra Santa tbm,
e vai que eu acho mais algum por lá rsrsrsrrsr...
valeu, abraço...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 8:20 am    Assunto: Responder com citação

Andrezão, as fotos não estão aparecendo.

Fala pra gente onde fica este lugar.

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 9:02 am    Assunto: Oinheiro Americano Responder com citação

Ola amigos nao sei o que houve mas aqui estao elas novamente.
.
.
.
Amigo Fabricio esta coletei em Lages pois na serra é mais facil de achar por causa das industrias de celulose mas e comum em toda SC,somente nao iras acha-las para compra pois é proibido ser comercializadas em floriculturas ou viveiros,a nao ser que consiga num destes viveiros das industrias commo tem aqui e na Barra do Ribeiro que na proxima vez que for la viu tentar comprar uns exemplares.
Abraços[/list]
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 9:07 am    Assunto: Responder com citação

Eu acho que é o mesmo pinheiro que tem pras bandas de Mostardas.
Tem aos montes lá...

Abraços.
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 9:15 am    Assunto: pinheiro americano Responder com citação

Ola Renato é igual ao seu que voce tem em casa ando atras de um exemplar vamos ver se este vai evoluir.
Abraços
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 9:16 am    Assunto: Responder com citação

Pode pegar! É teu!

Eu não levo jeito com eles e acabo sempre matando... hehehe!

Abração.
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2011 1:22 am    Assunto: Responder com citação

Pior é que eu tbm sou um assassino de pinheiros cara,
mas tenho um filhote de pinus elliottii a uns 5 meses e não morreu ainda...rsrsrsrsr...
vou tentar fazer um enxerto nele pois ele esta bem pescoçudo,
sera que da para fazer enxerto no pinheiro americano e no elliottii???
se alguem souber por favor nos presentei com essa informação...
abraço...
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2011 5:47 am    Assunto: pinheiro Responder com citação

Ola amigo Renato,é claro que eu vo querer vou te fazer uma visita entao acho que no proximo final de semana ja posso sair ai vou ate ai pra botarmos o papo em dia tambem.
Abraços
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2011 2:34 pm    Assunto: Responder com citação

Andre,

Ja tive algumas experiencias com pinheiros , e a forma de fazer Yamadori, e ele conseguir recuperar e recolher ele com o torrão original, e nao cortar os galhos pois o pinheiro onde se corta o galho e nao tem brotação, o galho morre.
E nao havendo muita brotação , os pinheiros morrem , nao acredito que o seu ira se recuperar.

E a melhor forma de se formar um bonsai de outros pinheiros que nao seja os ja usados , como o pinheiro negro , vermelho, que sao mais encontrado por aqui para bonsai .(A maioria dos outros usados aqui para reflorestamento sao de 3 agulhas.)E comprar em algum viveiro, ou Yamadori em lugar mas argiloso onde as raizes desenvolvem pouco . e com uma pa , voce retira em volta todo o terrão , e coloca em uma bacia .

Uma forma que uso e trabalhar ele no local onde esta plantado, aqui na minha cidade tenho uma local onde nasceram varios .

Sem o torrão maior, as chances de uma pinheiro recuperar e quase zero , pode esperar um milagre.
e sempre nao pode ele .pois nao rebrotara,como um pingo de ouro.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2011 4:00 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Gustavo, vc acertou na medida. Recolher pinheiros na natureza não é a mesma coisa que recolher qualquer outro tipo de planta. É algo extremamente complexo, pois esse tipo de conífera é muito sensível às mudanças, principalmente se ao coletar o cultivador não tiver experiencia em lidar com a espécie.

Começa, como vc salientou, pela preservação do torrão, que independente do tamanho da planta ou grossura do tronco, deve ser bem maior e mais proporcional, preservando uma boa quantidade de raizes capilares e as pivotantes, caso haja mais de uma, como é comum.

Ao preparar o local ou recipiente onde será acondicionado o torrão, o cultivador deverá ainda cuidar de dispor dentro certa quantidade de acículas secas existentes próximas ao local da coleta, bem como folhas, pedaços de casca e demais detritos existentes no local. Isso se deve ao fato de que as raizes do pinheiro não sobrevivem sem um tipo de fungo, que vive em simbiose com elas, chamado micorriza.

O torrão e a planta recuperados deverão ser preservados por pelo menos dois ou tres anos, antes de se poder começar a mexer no torrão, visando reduzir seu volume. Enquanto isso, deve-se apenas regar a planta, sem usar nenhum aditivo quimico ou adubo, seja ele organico, liquido ou quimico.

A melhor época, óbvio, para retirar uma planta dessa espécie é no inverno. O local a ser usado para a recuperação deverá ser protegido, resguardando a planta da exposição direta ao sol da tarde, à chuva, geada, vento e frio.

Evita-se cortar galhos grossos, raiz pivotante grossa, e causar danos na casca do tronco. Qualquer desses danos pode comprometer todo o trabalho, e por a planta a perder, depois de tanto esforço, não vale a pena.

Então, meu conselho é: analise bem a planta, estude seu desenvolvimento e cultivo, buscando na net informações pertinentes ao trato correto em relação ao cultivo da espécie pretendida, antes de se aventurar a arrancar uma planta que, sabidamente, irá fenecer e morrer, como essa daí. Sad

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2011 5:31 pm    Assunto: Pinheiro Responder com citação

Ola amigos,pois é como sempre uma aula de nosso colaborador nickyfury.Depois que entrei para esta arte nao posso sair na rua que pra todo lado que ando vejo um bonsai por este motivo pra onde quer que va a passeio sempre dou uma jeito de trazer uma planta nova pra trabalhar por este motivo este pinheiro veio de SC para RS e agora vamos ver no que vai dar com a ajuda do pessoal por aqui.Espero que nao o percapois detesto perder uma planta mas muitas vezes por nossa asciedade acabamos por perde-las mas vou estudar e seguir as dicas do pessoal para nao perder esta.
Abraços
Ana Carolina Nobre

MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2011 9:22 am    Assunto: Responder com citação

fica uma dúvida minha...
não é ilegal sair arrancando arvores da natureza?
acredito que na época que estamos, onde a natureza esta cada vez mais "destruida" não seja uma atitude correta
vejo que muita gente sai fazendo yamadori por aí e ninguém fala que plantou uma muda no lugar pra repor, li posts onde pessoas retiraram arvores de barrancos de penhascos, tbm amo a arte do bonsai, mas jamais cogitaria de retirar uma árvore de um bosque um parque ou uma matinha q seja..
acho muito legal qdo as pessoas aproveitam plantas que iam ser jogadas fora de terrenos que foram limpos e jardins que foram repaginados
um abraço a todos e acho q vale repensar a repeito desses seres maravilhosos que vivem bem por aí sem a nossa intervenção. Vai no viveiro e compra uma mudinha Very Happy
Kappenberg

MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2011 10:11 am    Assunto: Responder com citação

Olá, pessoal

Concordo com a Ana. Muito mais por não ter coragem de arrancar uma árvore que está ali, há anos, se desenvolvendo só para tentar aprender a arte. Coisa muito diferente, e ela ressaltou, é
Citação:
qdo as pessoas aproveitam plantas que iam ser jogadas fora de terrenos que foram limpos e jardins que foram repaginados

Sobre ser ou não ilegal:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9605.htm

Art. 49. Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia:

Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Também é preciso analisar a legislação de cada Estado.

Abraços
Escape à nossa fúria; em cinzas Tróia,
Inglórios todos insepultos jazam."
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2011 12:58 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Amigos Anti -Yamadoris

Os Yamadoris que faço sao sempre em propriedade de amigo , parentes ou pessoas que conheço ou tenho autorização.

Como um lote que vou todo limpado o qual recolhi 5 boughanvilhas Grandes.

Creio que esta luta , ou no minimo indignação ,tem que ser feita no Para , Mato grosso , onde passan retro escavadeiras e arrancam tudo ..

Brasil , onde Depultados aumentas seus salarios em 60%.
Cade as verbas para reflorestemento na floresta amazonica ????

enfim UM ARBUSTO ARRANCADO por uma pessoa que esta na arte do bonsai , e' oque? perante oque acontece a anos na floresta amazonica ???

E na minha opinião nao e um arbusto arrancado .. ele esta indo pra outro lugar o qual sera melhor cuidado permanecera vivo tambem, e nao causara ipaquito algum .

POis acho que ninguem SAI AI ARRANCANDO ARVORES NA NATUREZA,
NINGUEM SAI FAZENDO YAMADORI.

A maioria das pessoas que fazer Yamadori fazem com conciencia , a planta a ser retirada e estudada , variaos viveiros produzem plantas no chão ,muita gente como eu vou no viveiro e escolho e eu mesmo retiro a planta .

Os melhores e a maioria dos mais belos bonsai sao provindos de Yamadori. no bonsao pode ser a tecnica mais dificil e mais arriscada .

Agora pergunto a Ana Carolina Nobre:

Ana , ja penssou se no viveiro onde voce vai se ele nao arrancaram varias arvores para contruir o viveiro , eo onde as vidas sao produzidas,grande arrea ,nao???? sera que plantaram muitas mudinhas?

e uma coisa meu Advogado do Diabo!!

SOU 100% Yamadori ( acho que deu pra ver .. hahah

abraço a todos !!!

e uma situação
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: