Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Fev 03, 2011 11:34 pm Assunto: Como usar corretamente a ferramenta para entortar troncos? |
|
|
Amigos do fórum...
Comprei um kit para iniciantes de Bonsai e vai uma ferramente vermelhar que é usada para conduzir galhos mais grossos e lenhosos... Só que tenho algumas dúvidas.
Pretendo usar em um ficus que tem o tronco não tão grosso e está meio pescoçudo e sem movimento...
Alguém teria alguma explicação?
abraço à todos _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Sex Fev 04, 2011 10:52 am Assunto: |
|
|
Olá Mc!! Vamos ver se eu consigo explicar, fixe a parte central do torcedor no ponto do tronco onde você deseja entortar, com os ganchos você consegue efetuar a tração. Por exemplo, para entortar a parte de cima do apoio (parte central do torcedor) apenas ancore o gancho de baixo e tracione o de cima.
Não sei se fui claro, qualquer dúvida vai por tentativa e erro
Abraço  _________________ De nada adianta correr quando estamos na direção errada!!! |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sex Fev 04, 2011 10:59 am Assunto: |
|
|
Gostei da explicação. e quanto a não marcar a planta, comp procedo? tem algum macete? e como vou saber se o tronco não vai quebrar?
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 04, 2011 11:05 am Assunto: |
|
|
Marcar só se a madeira for muito mole, quanto a quebrar é difícil tendo em vista que a ancoragem é muito próxima a tração, mais dependendo da espessura do tronco você pode usar muitas das técnicas que existem para entortar esses troncos, como por exemplo fazer um corte em cunha no tronco, ou rachar o tronco no meio (para coníferas) ou escavar o interior do tronco com uma broca, enfim, existem muitas técnicas para isso.
Abraço  _________________ De nada adianta correr quando estamos na direção errada!!! |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 04, 2011 12:18 pm Assunto: |
|
|
Cicatriza sim, não vi o vídeo, mais vi ao vivo o bonsaista Jaime (propietário da Ideal Bonsai) fazendo, logo em seguida de rachar ele coloca uma borracha por volta do tronco, após isso é que se efetua a tração, e como você mantém por uns dois anos, dependendo da planta, cicatriza bem sim.  _________________ De nada adianta correr quando estamos na direção errada!!! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 9:57 am Assunto: b onsai |
|
|
O tronco do ficus é bem maleável. Ao invés de usar um entortador, eu sugir o nobre colega usar um segmento de ferro grosso, ou até dois, amarrado bem ao tronco. Antes de colocar o ferro amarrado, porém, faça uma proteção com borracha fria sobre o tronco, para protege-lo melhor.
Em seguida, após prender os segmentos de ferro, passe um arame grosso de cobre sobre os segmentos, como se estivesse aramando o tronco. Aí é só usar uma barra de ferro mais grossa para forçar o movimento pretendido. Dessa forma, consegue um movimento mais interessante e menos forçado. O uso do entortador é desaconselhavel e mal visto pela maioria dos bonsaistas, justamente em razão de que a curvatura obtida com ele não resultar tão natural, quando utilizado no tronco. Em galhos, porém, não há nada contra, pois é comum vermos guro-guro em galhos de coniferas, por exemplo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 11:44 am Assunto: |
|
|
Grande Nick... cara vc é fera..... valeu pela ótima dica... vou tentar aqui com certeza.. mas apenas daqui alguns meses pois faz uns 4 meses q ele foi transplantado... deixa ela quietinha lá... depois............ hehehehehe
abração meu velho....
e muito obrigado pela dica.. já está anotado aqui... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Carlos Guilherme 1.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 33 Mensagens: 136 Localização: Curitiba-PR
|
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 10, 2011 11:12 pm Assunto: |
|
|
Gostei heim..... e aquele entortador... ficou boa a planta a meu ver.. preciso ver ao vivo, pq por foto ficou ótima.. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 11, 2011 10:17 am Assunto: bonsai |
|
|
Em todo caso, veja o uso do entortador:
Outros metodos de entortar um tronco e ferramentas para isso:
Walter Pall e um big pinus:
Esse não tem para vender no brasil, mas pode ser feito por quem trabalha com serralheria, a partir de um desenho:
Esse outro tem qualidade japonesa, é uma ferramenta MASAKUNI:
Esses outros foram feitos em casa mesmo. Veja que o artesão caprichou nas formas:
Fio de cobre grosso, ráfia, mais fio de cobre grosso. Quem não tem as ferramentas acima, apela para isso:
[img]http://www.matsubonsai.com/blog/image.axd?picture=western_8.jpg[/img]
Olha só a Masakuni em ação:
Mais alguns modelitos basicos:
Se tudo mais falhar, a velha barra de ferro pode servir. Basta apoiar bem firme:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 11, 2011 11:05 am Assunto: |
|
|
Nick.... que show de explicação... vendo as fotos fica muito mais fácil vizualizar... Eu creio que por a casca do ficus ser muito frágil, seja melhor usar a técnica da barra de ferro que vc me falou.... tentei aqui em casa com o entortador, e já no começinho começou a marcar a casca. Penso eu que se forçar mais vai danificar muito e o intuito do bonsai é beleza e não um monte de cicatrizes...
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 11, 2011 3:42 pm Assunto: bonsai |
|
|
Mc, de qualquer maneira, não esqueça de proteger a casca, usando ráfia previamente molhada em agua gelada (auxilia no "aperto", fixando melhor) ou então borracha tipo pressão, vendida em casas de ciclistas. Envolva toda a parte do tronco a ser trabalhada, de maneira que fique bem protegida evitando esse tipo de desbaste, que pode ser prejudicial ao desenvolvimento da planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|