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Primavera - Opiniões
30.12.2011
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Donegá
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MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2011 6:51 pm    Assunto: Primavera - Opiniões Responder com citação

Olá Amigos,

Essa é uma primavera que estou trabalhando, mas ainda ñ decidi pelo estilo cascata ou semi-cascata.

Gostaria de opiniões sobre o estágio atual e ideias p/ futuras intervenções, galhos a podar, redirecionar, melhor frente e outras.











Abraços.
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Donegá

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Bruno Gomes
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MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2011 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

Bom Donegá.... sou iniciante mas arrisco a dizer que o estilo já está definido, cascata ou semi, a queda já está formada.

Questiono o que pretendes fazer com os ganhos que em cima e do lado oposto ?
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Bruno Gomes
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Vhalveruth
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MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 7:23 am    Assunto: Responder com citação

eu faria um semi cascata... primavera ficam mt bonitas neste estilo

abraços
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Donegá
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MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 7:13 pm    Assunto: Responder com citação

Então, tô quase deixando cm semi cascata mesmo, qto aos galhos acima a intenção é formar uma copa, mas a dúvida é justamente esta, que galhos manter e cm conduzí-los?
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Donegá

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nickyfury
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MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2011 12:01 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Donegá, a continuar na linha que o nobre colega escolheu, o unico estilo é o Kengai. Para formar dentro dos padrões requeridos ao estilo Han Kengai, o galho que desce deve ficar, obrigatoriamente, na mesma linha demarcatória do vaso, ou seja, na altura da superficie do solo do bonsai. Shocked

Descendo um pouco alem desse limite, temos o Kengai, que pode ser pleno, total ou parcial, que é o caso do seu trabalho, um Kengai parcial. Falta, a meu ver, acondicionar melhor o galho que desce, dando a ele um movimento sinuoso lateralmente. Um galho reto só ficaria bem se se tratasse de uma conifera, como um junipero ou pinheiro. Shocked

Em relação aos troncos/galhos superiores, vc deve buscar harmonia com o tronco e com o galho que desce, que são os principais atrativos de sua planta nesse estilo. O tronco do meio, portanto, deve ser cortado fora, pois ocupa uma posição entremeada, entre dois pontos, destacando-se e subtraindo com esse destaque a beleza da queda. Shocked

O outro tronco/galho, segue direção inversa ao do galho principal, e deve ser ou reconduzido via aramação a ocupar um ponto superior ao tronco, mantendo um leve movimento sinuoso, ou então, se for impossível o retorno, ser devidamente cortado fora tambem, para não contrariar e subtrair a harmonia visual do trabalho pretendido por voce. Shocked

O galho mais à direita, que segue uma linha paralela ao galho descendente principal, deverá ser devidamente aramado e reconduzido para um posição similar ao principal, com um leve movimento sinuoso lateral, de maneira a criar uma perspectiva e profundidade, quando ao final na estraturação restarão dois patamares, ou dois pisos de formação estrutural, um se adequando ao outro. Claro que o galho de baixo, sendo o principal, deverá ser mais longo. O de cima, então, deverá, no futuro, ser reduzido, ficando mais ou menos com a metade do comprimento total do galho inferior, aumentando a area visual. Very Happy

Por ultimo, qualquer galho nascendo no ponto de distribuição desses dois galhos principais, poderá ser convertido em um tronco superior, agregando conicidade ao trabalho, bem como melhorando o aspecto visual da planta. Esse patamar, contundo, seguirá o estilo moyogi, e não deverá ficar muito alto, para não roubar a cena dos dois galhos sobrepostos que caem. Very Happy

Para finalizar, ao escolher o vaso, a melhor opção é por uma peça redonda, de cor ocre ou similar, próprio para um Han Kengai pleno, embora a estilização final seja o Kengai parcial. A altura desse tipo de vaso é mais ou menos um terço da altura do vaso usado no Kengai pleno. Difere do vaso para Han Kengai simples pelo fato de ter uma altura duas vezes superior a ele. Parece contraditório, mas essas formalidades são interessantes, quando queremos algo que combine de maneira satisfatória com o trabalho que temos em mente com determinada espécie.

Como se trata de uma florifera, buscamos um vaso em tons não constratantes, ou muito coloridos, que poderiam ofuscar a floração, subtraindo do trabalho do bonsai propriamente dito a beleza resultante de sua finalização. Very Happy
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MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 3:51 pm    Assunto: É Responder com citação

NA MINHA OPINIÃO EU DEIXARIA PRA UM HOKIDASHI MESMO.
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Donegá
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MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 4:54 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nicky,

Se ñ for pedir d+, poderia fzr uns rabiscos nem que fosse no Paint?
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MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 8:48 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Donegá, apesar do tronco ter uma ligeira diferença, meu palpite seria na conversão de algo que ficasse mais parecido com o desenho abaixo:





Lembrando apenas que sou péssimo desenhista, além de inábil com o paint, por isso, considere as linhas vermelhas como apenas indicativas:



O nobre amigo Alexandre e o Laudir podem apresentar um trabalho de produção mais elaborado, dentro desses parametros que sugeri, de maneira a que vc tenha um modelo melhor de trabalho. Tenho certeza que se voce pedir a eles, via MP, não se furtarão a isso. Rolling Eyes
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MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 7:45 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nicky,

Valeu a orientação, vou seguir sua sugestão então.


Brigadão.
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MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2011 2:13 pm    Assunto: Responder com citação

Sugiro vc acompanhar este projeto aqui:

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MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2011 4:21 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Laudir, meu nobre amigo, data vênia peço suas escusas mas devo salientar que, seria um modelo interessante, esse que vc postou, a não ser por um pequeno detalhe: a planta do Donegá só tem um tronco, enquanto que essa da foto apresenta dois, da mesma grossura, inclusive. Shocked

Talvez fosse mais conveniente se ele seguir um modelo como esse:



Ou esse, que é kengai mas ocupa um vaso para han kengai:



Um modelo simples, que gosto de usar como referencial:


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MensagemEnviada: Dom Fev 13, 2011 12:52 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

Essas são as fotos que tirei ontem após podar o galho central que subia reto. Tb tirei fotos de frente onde se observa que algo já havia sido feito com relação a sinuosidade do galho que desce. Nas primeiras fotos ñ atentei p/ isso, e só após a obs do amigo Nicky que me toquei que ñ havia tirado nenhuma foto de frente p/ mostrar a aramação já feita nesse sentido.









Aguardo opiniões sobre o resultado.
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MensagemEnviada: Dom Fev 13, 2011 12:57 pm    Assunto: Responder com citação

tire uma foto com este angulo um pouco mais para a direita... bem de lado para visualizar bem o tronco...


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MensagemEnviada: Dom Fev 13, 2011 6:41 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Laudir,

Na 1ª sequência de fotos tem 2 fotos onde o tronco está bem visível, sendo a 3ª e 5ª fotos, ñ entendi sua colocação então. A única diferença é q nessas fotos ainda está o tronco central (galho central), acho que p/ uma melhor visualização seria então necessário uma desfolha, mas devido ao estágio de alguns galhos que ainda ñ amadureceram, existe o risco de secarem caso seja a feita a desfolha nesse momento. O que acha? Vou tentar tirar uma foto mais por baixo p/ ver se fica mais visivel e volto a postar.
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MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2011 12:37 am    Assunto: Responder com citação

Donegá escreveu:
Olá Laudir,

Na 1ª sequência de fotos tem 2 fotos onde o tronco está bem visível, sendo a 3ª e 5ª fotos, ñ entendi sua colocação então. A única diferença é q nessas fotos ainda está o tronco central (galho central), acho que p/ uma melhor visualização seria então necessário uma desfolha, mas devido ao estágio de alguns galhos que ainda ñ amadureceram, existe o risco de secarem caso seja a feita a desfolha nesse momento. O que acha? Vou tentar tirar uma foto mais por baixo p/ ver se fica mais visivel e volto a postar.

Se tiver como postar esta foto... senão eu aguardo a desfolha pra podermos dar uma olhada melhor!
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