Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 11:11 pm Assunto: |
|
|
Valeu pelas dicas grande Marcio... na próxima intervenção vou usá-las pq agora acho que não é viável por que a planta já sofreu muito.....
Obrigado Laudire Pedro.
Vendo e revendo as fotos... estava pensando em deixar ela com uma copa só e usar o tronco da esquerda na primeira foto com a bacia nova como jin., o que os amigos acham? eu não sei usar fotoshop ou paint por isso não fiz nenhuma projeção mas analisando a foto vejam que o galho da esquerda daria um belo jin lascado. O que acham?
abraço à todos... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 3:42 pm Assunto: |
|
|
Amigo Mc
E se você realizar poda radical, jin no lado esquerdo e desfolha no pequeno ramo inferior para incentivar brotações em tudo que sobrar... Não poderia seguir um estilo com dois troncos:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 3:45 pm Assunto: |
|
|
Que belo projeto a ser seguido!
Será uma grande e incrível viagem pela técnica e paciência!
Bom trabalho amigo Mc.
Abraços.
p.s.: E eu que vendo as fotos pensei até em sugerir para cortar o galho da direita... hehehe! _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 11:04 pm Assunto: |
|
|
Caraaaaaaaaaaamba Alexandre... que ótima vizualização..... parabéns pela projeção...
e quanto tempo eu deveria esperar para fazer esta poda radical?
Só pra ver se estou indo bem.. uns 6 meses?
abraço
Muito obrigado desde já.. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Fev 10, 2011 5:01 pm Assunto: |
|
|
Olá Mc,
A projeção do Alexandre, cm outras que já vi dele, ficou ótima, aliás, até pedi algumas p/ ele, mas ele me ignorou, rsrsrs. Qto a poda radical, eu esperaria mais um pouco, pois além de muitas intervenções, ñ é certo de que haverá um galho que poderá usar cm novo ápice até o momento, espere a brotação e veja se aparece esse "dito cujo",rsrsrs, comece a conduzí-lo p/ o ápice e dps que estiver vigoroso ai sim faça a poda do ápice atual. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 11:16 am Assunto: |
|
|
Donegá escreveu: | ... Qto a poda radical, eu esperaria mais um pouco, pois além de muitas intervenções, ñ é certo de que haverá um galho que poderá usar cm novo ápice até o momento, espere a brotação e veja se aparece esse "dito cujo",rsrsrs, comece a conduzí-lo p/ o ápice e dps que estiver vigoroso ai sim faça a poda do ápice atual. |
Donegá, é mais certo nascer os galhos depois da poda radical do que brotar um agora... A folhagem na parte alta do tronco inibi o aparecimento de novos brotos na madeira velha
Mc, esperar os seis meses é uma boa garantia de sucesso na empreitada! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 12:03 pm Assunto: |
|
|
Alexandre S. Coelho escreveu: | Donegá escreveu: | ... Qto a poda radical, eu esperaria mais um pouco, pois além de muitas intervenções, ñ é certo de que haverá um galho que poderá usar cm novo ápice até o momento, espere a brotação e veja se aparece esse "dito cujo",rsrsrs, comece a conduzí-lo p/ o ápice e dps que estiver vigoroso ai sim faça a poda do ápice atual. |
Donegá, é mais certo nascer os galhos depois da poda radical do que brotar um agora... A folhagem na parte alta do tronco inibi o aparecimento de novos brotos na madeira velha
Mc, esperar os seis meses é uma boa garantia de sucesso na empreitada! |
Beleza Alexandre.... mesmo sabendo que a duranta é realmente resistente vou esperar os 6 meses.. perder uma plana com um calibre desses não está nos meus planos. hehehehehehe..
quanto à aramação do pequeno galho abaixo, vc acha que já poderia fazer agora? pq por enquanto ele não lignificou.
valeu pelas dicas
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 8:41 pm Assunto: |
|
|
Claro que pode... Ainda mais que os galhos das durantas tendem a rachar depois de maduros  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 11:17 pm Assunto: |
|
|
Mc suas plantas para variar são uma coisa de louco, esotu postando amsi para ser aviso de alguma novidade do que por saber como te ajudar, mas estamos ai. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 10:57 am Assunto: |
|
|
Pedro.. eu não diria que é de louco.. hehehehe.. é de novato mesmo...
to aprendendo... e tenho um caminho muito longo... o negócio é ir tentando e errando. hehehehehe
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Raoni Moraes 2.o PASSO

Registrado: 26/11/09 Idade: 38 Mensagens: 239 Localização: Aracaju-SE
|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 11:23 am Assunto: |
|
|
Show de bola a projeção do Alexandre.
um longo caminho a seguir.
Vendo a projeção me gerou uma duvida:
Quanto a poda severa, o broto irá crescer para dar o formato da copa, só que o broto que irá sair da base e irá formar a outra copa, ja existe.
a duvida é a seguinte, o tempo vai passar o broto da poda severa vai nascer e começar a desenvolver... so que ao mesmo tempo o broto ja existente irá se desenvolver também e por exemplo daqui a 1 ano o broto novo irá estar mais fino do que o broto ja existente. Isso irá gerar uma distorção nos diâmetros dos gralhos e assim uma falta de harmônia dos dois galhos que vão gerar a copa e a visualização da planta.
um grande abraço a todos |
|
|
 |
|