 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 12:53 pm Assunto: bonsai |
|
|
Castro, velho amigo, estava saudoso de ler suas postagens em nosso forum, pois há muito não o fazes, garoto. Como sempre, apresentando com propriedade idéias conflitantes, que despertam em nós um crescente júbilo por empreendermos uma eloquente e proveitosa discussão.
Fico imensamente feliz em ver o nobre amigo de novo em nosso convivio. Sem querer fazer nenhuma alusão ao filme, devo escrever as palavras exatas de saudação a voce, meu chapa: O bom filho à casa torna. (http://www.filmesavi.info/o-bom-filho-a-casa-torna/). Remendos à parte, é sempre interessante discutir pontos como esse a respeito da desfolha de determinadas espécies, principalmente quando são espécies que, sabidamente, podem responder bem melhor com uma simples poda de manutenção ou formação.
Quero crer que, tomando como exemplo a serissa chinesa, a que nunca fiz nenhum tipo de desfolha, ressalte-se, vejo essa planta arbustiva como fácilima de ser bem conduzida inclusive sem o recurso da aramação, mas apenas com podas sucessivas, repetidas várias vezes durante o curso do ano, para estabelecer uma estrutura aerea otimizada.
Voltando ao principio deste post, a pergunta inicialmente formulada pelo nobre colega Julio foi sobre se é correto ou não aplicar desfolha em ligustro e resedá (Lagerstroemia indica). Ora, na sequencia, houveram várias opiniões, tanto a respeito dessas duas espécies quanto sobre se caberia o uso dessa técnica em outras.
Com o fito de esclarecer e apontar quais espécies aceitariam bem esse trabalho, foi que elaborei uma relação, serissa devidamente inclusa, para que não restasse dúvidas sobre quais plantas podem responder, satisfatoriamente, isto é, sem risco de perdas, seja de galho, ramas ou da planta toda, a uma desfolha, seja ela completa ou apenas parcial.
Complementando isso, o nobre amigo curitibano Elio acrescentou a lista sobre os pontos a serem considerados, isto é, o que motivaria desfolhar ou não determinada espécie. Por que fazer desfolha numa caliandra ou numa serissa? Qual a necessidade disso, na verdade?
Agora quero crer que, com sua argumentação de peso, o nobre e precioso amigo Antonio Castro, fez uma abordagem bem pronunciada, bem colocada mesmo, sobre essas condições e termos, estabelecendo sem sombra de dúvida, principios europeus de cultivo, sabidamente muito mais avançados na nobre arte bonsai que a maioria de nós, pobres tupiniquins das cavernas, ainda nas fraldas molhadas da escala bonsaistica, com milhas e milhas de chão ainda por desbravar.
Se fosse para responder apenas sobre as duas espécies que originaram esse questionamento, eu diria sim para a maioria das colocações do nobre Elio. Tanto o Ligustro quanto o resedá, pedem desfolhas visando atender melhoria em sua estética visual, como a troca de folhas velhas; com a desfolha total, temos uma diminuição razoável no tamanho das folhas; considerando a época do ano, podemos perceber nuances de tonalidades na cor das folhas, particularmente mais no resedá que no ligustro, mas dentro da colocação ainda; incentivamos sim a brotação anterior, vez que ao deixar apenas duas folhas por galho no resdedá tanto quanto no ligustro, estabelecemos a partir delas brotações finas, que melhoram a constituição de um galho ou rama qualquer; e por ultimo, mas não menos importante, ambas as espécies são atacadas sistematicamente por fungos, oídio, acaros, cochonilas e outras pragas, sendo a desfolha um ótimo recurso para reduzir o ataque e permitir o uso correto de fungicidas e outros meios agressivos contra essas pragas.
Arejar a planta, por outro lado, não me parece algo sistemático, que sirva a algum propósito que vá, como bem posiciona o nobre Castro, suscitar algum processo no desenvolvimento da planta em sim mesma. Diminuir entrenós, sabidamente é possível mediante outros recursos, mas a desfolha contribui significativamente para isso, tanto no ligustro quanto no resedá.
E, ao contrário da serissa, que como frisei, responde melhor sem o aporte de arames em sua educação estrutural, o ligustro e o resedá, por vezes, podem pedir seu uso, de forma que, devidamente desfolhados, fica mais fácil fazer uma colocação otimizada em sua estrutura aerea. Outrossim, correções, poda, aramação, enxertia, são todos recursos melhor exercidos em determinados pontos da planta se elas estiverem desobstruídas pela excessiva carga foliar.
Agora, resta saber se em relação às plantas que elenquei e que o sabio e nobre amigo lusitano ressaltou, caberia a execução desses pontos todos ou ao menos de alguns, com vistas a ter um resultado realmente prevalente. Ele abriu esse ótimo ponto de discussão. Discorri sobre alguns em relação às duas espécies originarias do post, deixo para os demais opiniões e palpites, sempre dentro de toda a seriedade e em proveito de todos, pela ótima oportunidade de uma boa discussão, fazerem, por sua vez, as colocações necessárias. Que se munam de bons e válidos argumentos para tanto.
Castro, meu chapa, mais uma vez, data vênia, desejo tudo de bom e de ótimo para voce e sua familia, amigo velho. Um abraço.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

Registrado: 18/01/05 Idade: 56 Mensagens: 363 Localização: Timoteo MG
|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 1:25 pm Assunto: |
|
|
Eu desfolhei totalmente um buxus que eu gostava muito e o mesmo morreu, mesmo sendo uma planta saudável e vigorosa. Se na época eu tivesse perguntado aos amigos do forum, certamente isso não teria acontecido. _________________ "Bonsai no vale do aço" |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 1:57 pm Assunto: |
|
|
Amigos Nicky e Castro.
Creio que esse nosso bate-papo veio esclarecer muitas dúvidas de todos nós.
No final, resta um grande ensinamento:
Porque devo/quero/preciso desfolhar minha planta?
Se você não souber responder.........não faça, até que o saiba.
Aprendi muito sobre desfolha com o conceituado Carlos Tramujas (fiz até uma entrevista com ele, sobre desfolha, para a APB, publicada na revista eletrônica www.artebonsai.com.br - http://www.artebonsai.com.br/desf.htm)
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 2:17 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio, excelente matéria essa com o Carlos, tenho que admitir. Aliás, para quem, como nós, coleciona aquelas antigas revistas publicadas pelo ex-bonsaista Marcelo Miller, sabemos que numa delas há um bom material do Carlos justamente sobre esse tema. A revista traz tópicos outros sobre o cultivo do acer burgerianum, e esse artigo fazia parte do todo.
Ser "antigo" nalguma coisa serve, ao final das contas. Nem que seja para ter essas revistas na estante, principalmente.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO


Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 4:06 pm Assunto: |
|
|
Muito proveitoso este post para iniciantes como eu. Parabéns  _________________ De nada adianta correr quando estamos na direção errada!!! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Julio Tijucano 1.o PASSO


Registrado: 01/12/10 Idade: 44 Mensagens: 135 Localização: Uberlandia-MG
|
Enviada: Qua Abr 04, 2012 12:24 pm Assunto: |
|
|
Saudaçoes a todos,
Estou apenas subindo esse topico, pois aprendi muito sobre a tecnica de desfolha com as contribuiçoes aqui colocadas.
até a proxima. _________________ Recuar pra melhor saltar. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Abr 04, 2012 4:54 pm Assunto: Desfolha |
|
|
Olá galera!
Só agregando neste maravilhoso e importante debate ,que a desfolha em planta devidamente adubada previamente a desfolha e seguida de pinçagem contínua na época correta, aumenta significamente a densidade da folhagem num curto espaço de tempo.
O buxos desfolhado entre o pecíolo e a folha no início da primavera, tb aumenta a densidade da folhagem e se bem iluminado diminui bastante o tamanho da folha. Faço desfolha total nos meus uma vez a cada dois anos intercalando com uma parcial no inverno se for aramar! Abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|