 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Anderson Murilo
Registrado: 04/02/11 Idade: 43 Mensagens: 70 Localização: Campos Novos-SC
|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 2:09 pm Assunto: É um mausai ??? |
|
|
Gente escuto muito falarem sobre o tal "mausai" , faz uma semana que ganhei esta romanzeira, a pessoa que me deu tava bem empolgada, dizendo que tinha me dado um "bonsai" que inclusive já tava dando fruto, porém do pouco que entendo acho que não foi um bonsai que ganhei , rssss
então eu gostaria de saber é um mausai ??? rsssss
já de cara percebi que é muito fininha e os galhos secundários se desevolveram muito além do principal, to estudando ainda o que fazer com a bendita, rssss ainda que tem um frutinho como atrativo! _________________ QUEM PRESERVA A NATUREZA, CONVERSA COM DEUS!! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

Registrado: 30/01/11 Idade: 34 Mensagens: 176 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 2:43 pm Assunto: |
|
|
Infelizmente é um mausai. Não há muito o que se fazer com ele por enquanto. Plante no chão ou na mamadeira. Sinto muito :/ _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 2:55 pm Assunto: |
|
|
Ola Anderson , a meu ver não é um mausai nem um bonsai ...
É apenas uma mudinha de mini-romã ..
Um "mausai" caracteristico vem naqueles vasinhos retangulares , verdes ou marrons, imitando vasos de bonsai .
E um bonsai ...bom ... vc sabe .  |
|
Voltar ao topo |
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE


Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 4:36 pm Assunto: É |
|
|
CHAPA,,,PLANTE NUM ESCORREDOR/MAMADEIRA E DEIXE POR UNS 3 ANOS,NO MÍNIMO. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO


Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 9:24 am Assunto: |
|
|
Amigo, sua planta é apenas uma mudinha.
A palavra MAUSAI eu exclui do meu dicionario, por varios motivos, nossa arte é tão bela que a expressão mausai acaba dando uma conotação negativa. Prefiro chamar osfamosos ''mausai'' de pré bonsai.
Siga o conselho dos amigos e coloque essa plantinha em um vaso maior para que ela possa se desenvolver. _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Anderson Murilo
Registrado: 04/02/11 Idade: 43 Mensagens: 70 Localização: Campos Novos-SC
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 10:58 am Assunto: |
|
|
Vou colocar sim rodrigo, só estou decidindo se vai para o escoredor+mamadeira ou se planto direto no chão, acho que com os cuidados devidos, tempo e carinho essa bichinha ai vai ficar bem interessante, valeu pelas dicas !! _________________ QUEM PRESERVA A NATUREZA, CONVERSA COM DEUS!! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Becker 3.o PASSO


Registrado: 24/03/10 Mensagens: 575 Localização: Caçador-SC
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 11:07 am Assunto: |
|
|
Rodrigo_Dias_RJ escreveu: | Amigo, sua planta é apenas uma mudinha.
A palavra MAUSAI eu exclui do meu dicionario, por varios motivos, nossa arte é tão bela que a expressão mausai acaba dando uma conotação negativa. Prefiro chamar osfamosos ''mausai'' de pré bonsai.
Siga o conselho dos amigos e coloque essa plantinha em um vaso maior para que ela possa se desenvolver. |
Concordo com o nobre colega Rodrigo....  _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 12:56 pm Assunto: |
|
|
Mais um a seguir a decisão do nobre colega Rodrigo ...
A partir de hoje não mais usarei o termo " mausai" , que sendo usado com frequencia passará a designar um pré-bonsai ou mudas em geral, ou até qualquer outro tipo de planta em um dos seus varios estagios de desenvolvimento .
E de MAU bonsai não tem nada ..são só coisas boas e energias positivas ..
Algumas palavras como : mau , nojo , raiva, odio devem ser evitadas ao maximo, pois não trazem nada de BON-sai .
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Anderson Murilo
Registrado: 04/02/11 Idade: 43 Mensagens: 70 Localização: Campos Novos-SC
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 2:33 pm Assunto: |
|
|
falou uma grande verdade Bonsérgio, o cultivo de plantas so tem a acrescentar na nossa vida, e fico feliz em saber que o minha planta se trata de uma mudinha, e da tanto ler tópicos se refererindo ao tal "mausai", queria saber do que se tratava,
concordo plenamente com o rodrigo, que esse termo tem que ser abolido e por mim não será mais usado !!
abraço a todos
ps: vamos usar esse tópico para pedir aos outros colegas que junte-se a gente, e passem a não usar mais esse termo !! _________________ QUEM PRESERVA A NATUREZA, CONVERSA COM DEUS!! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO


Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 2:46 pm Assunto: |
|
|
APOIED!  _________________ Planta! Vai que pega... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 4:52 pm Assunto: bonsai |
|
|
Anderson, no caso da sua planta creio que só há duas soluções possíveis: ou vc a converte num mini bonsai, trabalhando sua estrutura aerea e tronco como estão atualmente, sem esperança de conseguir algo mais promissor a partir daí, que não seja, claro, um mini bonsai interessante.
A outra opção é para o futuro: não adianta plantar em escorredor, nem com a adição de bacia plastica (mamadeira), visando engrossar essa variedade. Isso por que a mini romanzeira não engrossa nem cresce tão mais rapidamente assim, nessas condições. Por isso, minha recomendação é plantar no solo mesmo e esquecer pelos próximos 15 ou 20 anos, antes de retirar e tentar, a partir de então, um bonsai.
Adianto que, mesmo assim, o tronco não estará grosso o suficiente para rum bonsai maior que uns meros 30 cm. A grossura total dele, por essa época, será pouca coisa mais que uma moeda de 1 real. E olhe lá se tanto!!!
Muito se tem cogitado a respeito dessa variedade ser enxertada em outra, que apresenta frutos de tamanho médio para grande. Há diversas variedades que são cultivadas nas nossas cidades, que se prestariam a esse tipo de enxertia, com vistas a ter em mãos um material de tronco mais calibroso, mas, em contrapartida, com frutos menores. Esse tambem poderia ser um bom caminho para sua mudinha.
Mas, com tudo isso, ouso sugerir mesmo a primeira opção. Um vaso pequenino, para mini bonsai, renderia um trabalho mais interessante. Para aprimorar o tronco, arame nele, dando para a planta algum movimento levemente sinuoso. Os galhos devem ser cortados mais curtos, estabelecendo que os mais baixos serão mais compridos em relação aos demais, prontificando assim uma triangulação correta.
Não é por ser mini que a planta deixa de ter suas qualidades e o seu valor. O que irá contar, ao final, será o trabalho adequado em sua condução e estruturação, visando talvez um estilo interessante como o moyogi, por exemplo, de fácil execução a partir do material atual.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 5:50 pm Assunto: |
|
|
Amigos, o colega Nicky tocou num ponto da mais alta importância quando se fala em crescimento de uma planta. Quero apenas aqui chamar a atenção ao que ele coloca, a fim de que não passe desapercebido:
Há uma grande diferença entre uma muda pequena, ou uma espécie pequena.
Uma muda pequena de uma planta de grande porte, poderá em 10 anos ter a grossura de um poste de eletrificação.
Mas uma muda pequena de uma pequena espécie jamais ficará grande. Como ele disse, a mini romã levaria 15 anos para ter a grossura que outra espécie atinge em 6 meses no período vegetativo.
E não apenas no exemplo da romã do colega, mas como um todo, se queremos ter bonsai com tronco mais calibroso, temos que utilizar espécies que naturalmente tenham esta característica...
Parece obvio? Mas é o que seguidamente vemos algumas pessoas buscar por aí: engrossar o tronco de uma espécie anã ou micro...
Fazendo parte da "corrente" sou mais um a ir retirando o termo mausai do vocabulário..
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Anderson Murilo
Registrado: 04/02/11 Idade: 43 Mensagens: 70 Localização: Campos Novos-SC
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 5:53 pm Assunto: |
|
|
nossa nickyfury 15 , 20 anos é muito tempo né !!
estou com uma duvida , o galho principa é esse que esta ao lado do que tem a frutinha, esses outros dois a esquerda são secundários. tenho que remove-los para a planta dar uma desevolvida no galho principal?? ou só faço uma poda neles?
caso sim pode ser feita essa remoção nesta época ?
e o frutinho até quando posso deixar sem comprometer a planta?
vou tirar a foto de dois vazinhos que tenho aqui para ver se algum pode servir !!
muito obrigado e um abraço _________________ QUEM PRESERVA A NATUREZA, CONVERSA COM DEUS!! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Anderson Murilo
Registrado: 04/02/11 Idade: 43 Mensagens: 70 Localização: Campos Novos-SC
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 6:02 pm Assunto: |
|
|
concerteza élio, muito importante esse ponto colocado pelo amigo nickyfury, foi mais uma coisa que aprendi, não conhecia essa variedade de mini-romã, os pés de romã mais comuns aqui na minha região são de médio porte, com tronco não tão grosso mais tb não tão fino, agora que sei que essa espécie é uma mini-romã, já tenho uma idéia de como conduzi-la.
E quanto a escolher uma espécie de calibres mais grossos, tb concordo com vc, mas como essa fio presente, vou cuidar com carinho !!
grande abraço Elio Luis Secchi !! _________________ QUEM PRESERVA A NATUREZA, CONVERSA COM DEUS!! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 7:57 pm Assunto: bonsai |
|
|
Considerando a época, acredito que a melhor ação no momento seja replantar em um vaso pequeno, com o dobro do tamanho de um outro menor, afim de acondicionar e estabelecer um limite provisório para as raizes. Dessa forma, a planta continua a se desenvolver normalmente, enquanto aguarda o inverno chegar, momento mais propício para então proceder a um reenvase, escolhendo um recipiente ainda menor.
Veja alguns exemplos:
O substrato ideal deve conter: caco ceramico, carvão, casca de pinus, pedrisco, terra granulada.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|