Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 7:48 am Assunto: Ficus |
|
|
Ola amigos este ficus era um planta que ao inicio do trabalho iria se tornar um literati, porem o trabalho mudou de foco e este ficus foi transformado em uma cascata que esta sendo transformada a algum tempo...
Ai esta a planta em 15/05/2010
No mesmo dia da foto anterior virou uma cascata e ja foi para um vasinho...
Em 14/02/2011 observando a curva perto do vaso, resolvi aplicar uma tecnica que para muitos é um risco, mas para o ficus não.
A tecnica ja tinha sido aplicada na epoca que era um literati, podem observar proximo a copa que ja tem muitas fraturas cicatrizadas...
1º coisa a ser feita, é a retirada da casca, como todos sabem o ficus tem muitas fibras, e se nao for cortada pode fazer uma cicatriz muito longa na "fratura"..
[img][/img] [img][/img]
2º corte...
[img][/img]
Aqui ja da pra observar bem onde o galho quebrou, como o corte foi feito do lado de fora da curva pretendida, quando a fratura é feita a seiva passa por dentro da curva nao prejudicando a seiva nem a morte da planta...
Nao faço uso de pasta cicatrizante em ficus ja que minha intenção nao é a boa aparencia do corte e sim a deformidade do tronco, é claro que faço uso de inseticidas no local para manutenção e nao ataque de pragas "muito incomum em ficus"..
Resultado final das fraturas, com o tempo vou dando mais movimento ao tronco fraturado...
 _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 2:34 pm Assunto: |
|
|
Diego, parabéns pelo trabalho realizado e visão!
Mas ficou uma dúvida. Tu nunca utilizas pasta cicatrizante em fícus?
Por quê?
Abraço. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 2:41 pm Assunto: |
|
|
Renato apenas quando faço podas radicais em tronco, pois tem a tendencia de acumular agua mesmo em cortes na diagonal, apenas nestes casos eu utilizo a pasta ...
Como ai minha intenção é mesmo o apodrecimento da materia lenhosa, nao tenho este cuidado..........
Olhe as fraturas perto da copa, sao feita do mesmo jeito e nunca tive problema..
Faço em Ulmus, Camona, Ficus, e nunca tive problema... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 2:48 pm Assunto: |
|
|
Vale para fícus boni também???
Parabéns pelo trabalho! Ficou uma composição muito legal!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 3:33 pm Assunto: |
|
|
Eu nao utilizo o ficus boni a algum tempo, mas ja fiz com ele e aceitou numa boa.... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 7:36 pm Assunto: |
|
|
Eee! To precisando fazer algo parecido no meu, e estou com dúvidas pois ele é um dos únicos que "saem do padrão".
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 8:59 pm Assunto: |
|
|
Diego
Muito boa a mudança de estilo!
Tenho uma paixãp pelos ficus, pois foram minhas primeiras árvores para bonsai... Aguentam qualquer tranco  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 7:32 am Assunto: |
|
|
Alexandre que bom que gostou...
Tenho que acertar a copa ainda, e nao estou vendo nada no momento, espero que com o tempo as ideias madurem... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 11:50 am Assunto: É |
|
|
OLHA SUA PLANTA TÁ MUITO LEGAL,,,ÓTIMO TRABALHO. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 12:09 pm Assunto: |
|
|
Obrigado ROGERIO..... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 2:30 pm Assunto: |
|
|
Gostei dessa técnica que você utilizou, da margem pra trabalhar com várias plantas que não apresentem um potencial satisfatório. Mas eu gostaria de saber a seu ver qual a melhor época do ano para sua realização. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 7:59 am Assunto: |
|
|
Marcio fícus não tem época, é uma espécie muito forte, porem outras espécies podem não aceitar e matar a planta, é claro que tem outras modalidades de trabalhos com a mesma técnica feitas em Coníferas onde consiste em utilizar ráfia e borracha, não permitindo a quebra do galho torcido, mas é um pouco diferente da que apresentei, no fícus quero mesmo que o galho quebre para formar um calo no local, para que a planta apresente envelhecimento na fratura, tornando a planta mais atrativa............. _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
|