|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 10:22 am Assunto: Azaleia |
|
|
Bom dia galera, eu tenho uma azaleia adulta, e ela nunca floreceu desde quando eu comprei que ja faz mais de 8 meses, nem uma florzinha se quer para eu saber a cor, alguem sabe de alguma coisa, algum adubo expecifico, pra fazer florecer?
Pois ja adubei ela de tudo que é forma, ja fiz poda drastica, etc. mas nada.
Eu ja tinha postado as fotos dela, em breve posta as atualizadas. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 12:15 pm Assunto: |
|
|
Dougb.
Lendo sobre azaléias, eu descobri que elas necessitam de muito ferro no substrato. Uma dica muito importante é enterrar um pedaçinho de bombril em um canto do vaso. Eu fiz isso e ajudou muito. Está florescendo o ano todo.
Espero ter ajudado.
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 2:14 pm Assunto: |
|
|
Mcdonald escreveu: | Dougb.
Lendo sobre azaléias, eu descobri que elas necessitam de muito ferro no substrato. Uma dica muito importante é enterrar um pedaçinho de bombril em um canto do vaso. Eu fiz isso e ajudou muito. Está florescendo o ano todo.
Espero ter ajudado.
abraço |
Eu ja fiz isso tbm, coloquei alguns preguinhos eferrujados e uma palha de aço enferrujada, e de nada adiantou além disso estou dando para as raizes uma vez por semana um produto com minerais e vitaminas para as raizes, que comprei aqui em minha cidade.
To achando extranho ela nunca florecer, pois qualquer pezinho michuruca de azaleia da flores. to desepcionado, rsrs |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 11:13 pm Assunto: |
|
|
Cara então to achando que é o substrato... Azaléia tem que ser bem ácido e com muita matéria orgânica...
por exemplo. eu coloquei as minhas em esterco de gado 70% e o restante de terra. Cara é como eu te disse. Flçoresce o ano todo...
se vc colocar só na terra as raízes não tem força pra vencer o substrato.
é fogo.... dá uma olhadinha nesse link e vai saber do que to falando.
http://macdonaldfernandes.wordpress.com/especie-de-bonsai/azaleia/
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 44 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 7:17 am Assunto: |
|
|
Eu também tenho uma que dá flores o ano todo, substrato bem ácido, porém sem esterco. coloca fotos aí. _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 10:03 am Assunto: |
|
|
bom dia galera, valeu pelas dicas ate o momento, o substrato dela eu nem mechi desde que comprei, pois por indiacação da maioria dos usuarios aqui do forum, falaram para eu não mecher no substrato dela.
agora com as dica de voces, pode ate ser mesmo o substrato, só sei duma coisa ela tá virada so em raiz, até fiquei em duvida quando o pessoal me disse que não era para mudar o substrato dela.
valeuuuuuuuu
Editado pela última vez por Dougb2010 em Seg Jun 06, 2011 5:05 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Pozzana

Registrado: 08/11/09 Idade: 49 Mensagens: 62 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 11:25 am Assunto: |
|
|
Eu rego com umas gotinhas de vinagre para estimular a floração. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 1:05 pm Assunto: |
|
|
Lembrando que se for mecher no substrato dela (transplante) eu esperaria o inverno... Muita gente perde suas azaléas por estar fora de época. Mechi nas minhas no inverno passado e não morreu nenhuma.
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 1:37 pm Assunto: |
|
|
Mcdonald escreveu: | Lembrando que se for mecher no substrato dela (transplante) eu esperaria o inverno... Muita gente perde suas azaléas por estar fora de época. Mechi nas minhas no inverno passado e não morreu nenhuma.
abraço |
Rsrs... aqui não tem inverno no mato grosso. aqui so tem duas estações o periodo de chuvas que é agora e o periodo de seca que é daqui a uns 2 a 3 meses.
e ai seria melhor em qual epoca eu mexer no substrato??? |
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 44 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 3:25 pm Assunto: |
|
|
Na época que eu acrescentei terra a minha, pois deixei o torrão ela e acrescentei esse substrato composto de: 30% terra preta, 20% turfa, 20% casca de pinus triturada, 20% pedrisco 04mm, 10% cinasita,5% casca de arroz queimado. comprei na época no Ideal bonsai pelo site. _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 4:23 pm Assunto: bonsai |
|
|
Dougb, um fator a ser considerado é o local onde o cultivador reside. Muitos colegas foristas, ao prestarem informações sobre cultivo de determinadas espécies, deixam de verificar a cidade/estado de onde quem precisa das dicas esta postando. Isso é muito importante, tendo em vista que determinadas espécies requerem manejo adequado à região, diferente do mesmo tipo de manejo que existe em outros lugares do nosso país.
Sua cidade, por exemplo, tem um indice de calor elevado, com alta densidade de umidade relativa do ar. A azalea é uma planta para ser cultivada em local semi sombreado, onde receba luz e calor solar apenas até determinado horário, evitando o calor e sol forte, principalmente à tarde.
O melhor substrato para o cultivo é um material comprado pronto, chamado BIOPLANT, ou similar, geralmente usado por horticultores para germinação de sementes. Em sua composição, dentre outros ingredientes, consta vermiculita, casca de coco e casca de pinus queimados. Isso é altamente organico e ácido o bastante para garantir um cultivo excelente para a azalea.
Sugiro, então, que vc busque nas empresas e lojas que vendem material agropecuário em sua região/cidade, ou entre em contato com horticultores, que produzam hortaliças em larga escala, visando comprar ou ganhar um pouco desse substrato, ótimo para o cultivo desse tipo de planta, bem como para compor substrato para outras espécies.
Além de usar esse substrato diferenciado, um bom adubo liquido é essencial. Eu recomendo o FOSWAY, produzido pela empresa Tecnutri. Novamente, um bom material para cultivo de floriferas e frutiferas, que uso há algum tempo, com excelentes resultados. Verifique no site da empresa se há representação de vendas em tua cidade ou próximo dela, para adquirir.
Com esses dois ingredientes, fique certo que em pouco tempo sua azalea irá retornar com uma ótima floração, além de melhorar o desenvolvimento/crescimento e emissão de novas brotações por todo o tronco e galhos. A vantagem desse adubo liquido é que ele não tem cheiro, nem cor. Parece agua pura. Mas deve ser manejado com os devidos cuidados e precauções, diluindo uma tampinha em vinte litros de agua, lembrando de mexer bem, antes de aplicar meio copo de agua em cada planta, repetindo isso a cada 60 dias.
O substrato BIOPLANT não precisa ser misturado a nada. Mas como é muito leve, sugiro acrescentar então um pouco de material ceramico, usando-o para cobrir a superficie do solo, após o envase. Como indicado pelos demais, a melhor época é na primavera (e não no inverno), evitando o reenvase agora. Na oportunidade, não lave as raizes, mas elimine, com um palito de bambu, a maior quantidade possível do substrato atual. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 4:54 pm Assunto: |
|
|
Obrigado a todos que estão ajundando, a dar uma solução na floração da minha azalea.
Obrigado. |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 7:03 pm Assunto: |
|
|
nick, eu já li que o Fosway é muito bom, eu comprei tem um tempinho já, ta aki em casa lacrado ainda, tinha ate esquecido dele, mas você falou ai acima que é "uma tampinha para 20 litros de água", é isso mesmo, o troço é forte assim?
Abraço! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 7:41 pm Assunto: bonsai |
|
|
André, faz o seguinte, entre no site abaixo e leia a descrição do produto pela própria fabricante. Verá a potência desse adubo. Repare que eles apresentam um quadro demonstrativo, em que aparece escrito que, em casos de plantas perenes, independente do modo de aplicação (pincelamento, irrigação, pulverização foliar) o tempo correto entre uma aplicação e outra é de 90 dias. Uma verdadeira bomba, na verdade, para as plantas melhorarem significativamente.
http://www.forthjardim.com.br/html/produtos/fosway.php
Quanto à quantidade, as recomendações de uso são para culturas grandes, isto é, plantações por hectare, e não vasos individuais, como os nossos de bonsai, mudas e pré. Por isso, prefiro diluir em uma quantidade maior de agua, que, considerando a potencia do produto, acaba nem sendo tão grande assim. Use e depois me diga. O melhor, claro, é usar durante todo um ano, antes de opinar a respeito, para garantir se o produto atende ou não às suas necessidades no cultivo de suas plantas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 8:09 pm Assunto: |
|
|
Valeu Nick! no fim de semana vou realizar a primeira dose!
Abraço! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|