|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 8:00 pm Assunto: Bionsai |
|
|
Ola amigos ,bom minha singela e iniciante opiniao é que nao existem mausai pra mim o que existe sao plantas,exemplares ou mudas pequenas ou grandes de pequeno ou grande calibre mais velha ou mais nova com a imensa colabaração que nos novatos temos aqui e podemos contar com muitos amigos pra nos ajudar e com UMA BOA DOSE DE PACIENCIA acredito que tudo poder ser mudado e trabalhado pois acredito que essa é a escencia da arte me corrijam se estiver errado entao a natureza nos presenteia com diversos exemplares para nos nos deliciarmos nesta arte e trabalho.Esta é minha humilde opiniao.
Abraços |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 7:55 am Assunto: bonsai |
|
|
André, suas considerações não estão erradas não, fique tranquilo quanto a isso. É importante, como bem frisou o nobre colega Rodrigo Dias, extiparmos de vez a denominação negativa inserida na palavra "MAUSAI", mesmo porque ela se constitui apenas numa depreciação de uma planta que, para alguns, não têm muita probabilidade de sucesso.
Eu mesmo, por algum tempo, considerei isso tambem. Atualmente, porém, pelo menos em relação a algumas espécies, passei a pensar e agir diferentemente. Claro, um "mausai" sempre irá ser algo que ensejará certo grau de dificuldade quanto ao cultivo, visando, a partir de determinado ponto, estabelecer critérios diferenciadores que possam vir a caracterizar determinada planta como sendo um pré bonsai ou mesmo um bonsai.
Mas, como tudo o mais em bonsai, mesmo isso é relativo. É imperativo, porém, a mudança na conceituação. Primeiro, por que esse tipo de muda, vendido largamente em drogarias, armazens, supermercados, porta de boteco, etc, é antes de mais nada uma planta que algum potencial. Se pensarmos que, tendo essa caracteristica como ponto principal, e o preço realmente é insignificante, se comparado ao de uma muda de viveiro ou um pré bonsai, então temos que vale a pena o comprardor adquirir a planta.
A partir do momento da aquisição, ou do "presente" recebido, como aconteceu com o nobre colega Anderson Murilo, o iniciante se vê de repente com uma enorme responsabilidade nas mãos. Não tendo a quem recorrer geralmente, visando obter informações sobre cultivo e maneira de lidar com a planta, busca conosco um porto seguro onde aportar suas dúvidas e elucidar questões importantes ligadas ao desenvolvimento de sua planta.
Por isso mudei minha maneira de pensar e de postar aqui no forum, em relação a essas mudas. Por vezes, é através delas que muitos ingressam no mundo do bonsai, adquirindo então conhecimento e obtendo informações sobre cultivo, fisiologia vegetal, adubação, rega, intervenções necessárias e não tão necessárias assim, tanto em relação à sua planta como a outras, que, a partir de então, o iniciante busca amealhar para si, aumentando seu incipiente viveiro, satisfeito por enfim encontrar algo que realmente lhe dá imenso prazer: fazer bonsai.
Esse primeiro contato é importantissimo, na minha humilde opinião, e devemos sempre respeitar isso. Apenas respeitando e tentando entender os motivos que levam alguem a ver, enxergar possibilidades infinitas em determinada plantinha, semente, ou similar, é que podemos, enfim, transcender nossa razão e aprender algo nós tambem. Aprender a lidar com o tempo, a paciência, a perseverança. Pois, por mais que dissermos a alguem que aquela mudinha em particular, aquela plantinha não irá engrossar nunca o tronco como se espera, ou que o melhor a fazer é converte-la em um mini bonsai por causa de sua genética vegetal, o outro lado continuará animado, disposto a tudo para atingir algo mais com sua perseverança, teimosia e obtusidade. É algo inerente a nós, humanos, sermos obtusos e teimosos a ponto de nem sempre aceitarmos a razão, a verdade, buscando outros caminhos, outras saídas, que, lá no fundo da alma, sabemos não existir, mas que, teimosos que somos, insistimos em não admitir o óbvio.
Mas é importante termos consciência de que, apesar disso tudo, com o tempo e um pouco de paciência, que junto com nossas plantas, vamos aprendendo a cultivar, iremos aos poucos mudando nossa maneira de pensar, de agir, de viver. Vamos nos apercebendo que há outros caminhos, outras saídas, outras espécies a serem cultivadas, cujo retorno será mais promissor, por nos possibilitar, enfim, termos em mãos o tão sonhado bonsai cultivado por nós mesmos, com um pouco de ajuda, que isso é imprescindivel, sempre, mas na maior parte das vezes, por termos sido mais que apenas pacientes, principalmente um pouco teimosos, mas com toda certeza, ávidos pelo aprendizado aqui no nosso forum tão difundido entre nós todos.
Então, se qualquer dia desses estiver diante de um vasinho retangular, plastico, nas cores marrom, preto, branco ou verde, contendo em seu interior uma plantinha que, analisando detidamente, acreditar ser um mausai, sendo o preço baratinho baratinho, não se acanhe e compre. Pois certamente, aqui em nosso forum, sempre haverão colegas e amigos dispostos a orientar voce devidamente quanto ao que fazer de melhor e de certo para sua plantinha chegar um dia a ser, primeiro um pré bonsai digno desse nome, segundo um bonsai, digno de figurar na mesinha de centro da sala de sua casa.
A tudo isso, porém, faço apenas uma ressalva: cuidado ao adquirir a tal plantinha. Se vc já faz parte do nosso forum, saiba que é complicado lidar com determinadas espécies, como as "famigeradas" tuias: azul, prata, verde, holandesa, escocesa, e por aí vai. Tuia nana, tambem, é outra complicação a ser evitada, por mais bonitinha que te pareça a principio. Mesmo de graça, recuse. Ou então, troque por uma jabu, uma mini romanzeira, que é mais negócio. Até ficus com caule trançado é mais aconselhavel que as tais "tuias".
Tirante isso, é seguir no rumo e trazer até nós, para analisarmos e emitirmos opinião sobre qual o melhor caminho de cultivo a seguir. Afinal, cultivar uma planta é facil, não requer nenhum curso superior nem nada. Basta o cabra saber ler e escrever, teclando ou "catando milho" como se dizia transtontem, que com certeza todos iremos comprender marromeno o que ele tenta transmitir e retornamos, ou em igual medida, ou quem sabe, numa medida um pouco mais generosa.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Anderson Murilo
Registrado: 04/02/11 Idade: 43 Mensagens: 70 Localização: Campos Novos-SC
|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 6:00 pm Assunto: |
|
|
concordo amigo nickyfury, muito bem colocadas sua palavras,
quando ganhamos uma mudinha assim como aconteceu comigo, a gente se vê mesmo com uma grande responsabilidade, pois a pessoa que lhe presenteou, quando for te visitar, com toda certeza vai querer ver a planta, e se a gente não cuidou direito e morreu?? que vergonha né !! e se realizou uma poda da maneira errada, e bem no dia vem a visita? tenho total certeza que quando uma pessoa lhe dá uma planta vai querer que cuidemos com carinho, e isso é o minino que podemos fazer, sendo uma mudinha como a minha ou um bonsai ja formado!!
então vamos lá ainda estou decidindo o que faço, se reduzo o tamanho do vaso, e me contento com meu mini bonsai,
ou se opto pela minha "perseverança, teimosia e obtusidade", e coloco no escorredor, dúvida cruel, rssss
minha mulher disse que assim ta linda e não quer que ela cresça mais, rsss
amigo nickyfury, caso eu escolha a primeira opção sugerida pelo nobre colega, um desse dois vasos servirira ??
vaso 1
vaso 2
esse tem que dar uma ajeitadinha, que ficará a encargo da patroa jogar uma tinta nele
um abraço _________________ QUEM PRESERVA A NATUREZA, CONVERSA COM DEUS!! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 8:13 pm Assunto: bonsai |
|
|
Eu optaria por este ultimo, por ser de um formato mais interessante, que irá realçar a planta. A cor atual ajuda bastante, tambem. Deixe o outro, redondo, para compor um mini kengai, com outra espécie. Talvez um junipero shimpaku ficasse bem nele, ou quem sabe, uma mini roseira?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|