|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 12:08 pm Assunto: Helenir Candido : HIDAKA |
|
|
Ao acaso encontrei este texto e peço licença a Helenir para transcreve-lo aqui ... que sirva a todos nós como lição na arte bonsai ou como lição na arte de viver.
. HIDAKA
Talvez o último dos grandes mestres de bonsai do Brasil!
Sábado, 12 de Maio, ano 2007, poderia ser apenas um dia igual aos outros dias, porém entre uma ou outra viagem (Renato, Fabiano e eu) para nós foi um dia especial.
Naquela bela tarde de outono, estávamos juntos no viveiro do Mestre Hidaka, admirando suas obras primas e ouvindo seus sábios conselhos. Nestes 14 anos em que o conheço, posso afirmar que foi um dos dias em que eu o vi mais receptivo e comunicativo, nos recebeu e nos acompanhou com muita cordialidade.
Renato e Fabiano estavam escolhendo algumas mudas e foi neste momento em que eu, junto ao sábio mestre nos reservamos em um canto do viveiro e descontraídos começamos a trocar algumas palavras; até parecia que o tempo se curvava e parava diante das sábias palavras do Mestre Hidaka, o sol ao poente eternizava aquele momento.
Num simples tom de brincadeira, indaguei ao mestre se ele não queria me adotar como um filho, Hidaka ali sentado em uma bancada de vasos, de costas para o sol que começava a descer no poente, mirou seus olhos nos meus e num momento de silêncio, seus olhos brilharam intensamente. Por um breve momento tomado por um sentimento profundo, ele disse algumas palavras a respeito de seus 2 filhos que já não estão mais entre nós.E eu um pouco desconcertado pude consolar o mestre com minhas simples palavras dizendo: "você perdeu 2 filhos de maneira trágica, mas saiba que ganhou milhares de filhos pelo Brasil afora, temos a honra de podermos aprender num curto espaço de tempo, lições que nos servirão para a vida toda."Posso afirmar que Hidaka é pessoa extremamente simples e humilde, enquanto mais ele cresce na arte do bonsai, mais humilde ele se torna.
Ele nos ensina que o tempo é a matéria-prima na arte do bonsai, é preciso saber esperar.Pois eu digo que o próprio tempo é um elemento que a eternidade usa para escrever a história do homem.
O tempo não para e não espera, contudo ensina, conduz, revela e mostra o caminho a seguir, ensina a tomar a decisão certeza, mostra o zelo de um artista para com sua obra.Antes da obra prima, o tempo mostra um longo e árduo caminho a ser percorrido, quase sempre solitário, todavia ao final, nos mostra que valeu a pensa ser persistente.Há 500 anos atrás, na renascença, Michelângelo, pediu aos pedreiros para coletarem um determinado bloco de mármore, num local de difícil acesso.
Os pedreiros perguntaram o que havia de tão especial em um bloco de pedra que parecia ser igual ou mais simples que os outros. Michelângelo, um dos maiores escultores de todos os tempos respondeu: "eu vejo neste bloco de pedra, um belo anjo", e assim o escupiu com maestria.Assim podemos concluir e tambérm perguntar: o que há de tão especial em uma simples muda de árvore?.
A conclusão é que a arte milenar do bonsai que contagia gerações no mundo inteiro usa como matéria-prima o tempo, e como elemento a árvore, que ambos quando associados ao trabalho do bonsaista, formam o bonsai que encanta e fascina multidões.
Bonsai, pratique esta arte !
Autor: Helenir Candido |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 1:01 pm Assunto: |
|
|
É impressionante como o bonsai muda a nossa vida... nos da prazer e oportunidades inesquecíveis.
Tenho que agradecer a Deus por me mostrar como essa arte é linda e prazerosa, e principalmente, por ter me mostrado isso tão cedo.
Abraços a todos! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 10:06 pm Assunto: |
|
|
Linda menssagem .......  _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Sex Fev 25, 2011 9:37 pm Assunto: Pra pensar |
|
|
Realmente Hidaka nos mostra e ensina a conduzir plantas e nossas vidas.
Excelente texto mesmo.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|