FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Corticeira Do Banhado, ( Ceibo )
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 12:21 am    Assunto: Corticeira Do Banhado, ( Ceibo ) Responder com citação

Amigos,
venho pedir ajuda sobre o andamento dessa minha Corticeira,
ela esta com galhos primários e os secundários começaram a crescer,
mas eu não sei oque poderia ser feito para melhorar sua estrutura,
sera que é só esperar???rsrsrssr...
abraços...

a evolução da bixinha ai ó...
(Corticeira Do Banhado ou Ceibo)

...

...

...

...

...

...

...

...

...

na base do tronco tem uma lasca amarrada com esse arame que vemos no tronco dela,
gostaria de saber tbm se essa lasca podera ser colado de volta no tronco,
se sim,
qual o procedimento!!!

Aos mais sabios eu me desculpo por ter amarrado os galhos sem um planejamento , mas lhes digo, fiz isso por não ter onde colocar a planta, moro em um apertamento e as grandes como essa sempre me dão trabalho(falta espaço)....

obrigado irmãos

.............................................................

Editado pela última vez por fabricio ribeiro em Sex Mar 04, 2011 11:21 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 9:52 am    Assunto: Responder com citação

\o/ Sua planta me deu uma luz cara! To com uma bouganvillea aqui que tá complicado achar um caminho bom para ela. Ela está MUITO parecida com esta sua, até mesmo as brotações!

Se me permite pegarei um pouquinho do seu trabalho e colocarei na minha planta...!

Abraços e parabéns pelo material!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 1:37 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O pessoal aqui no forum as vezes apresentam sem mais nem menos algumas espécies que são endemicas ao estado do país onde moram, isto é, só existem por lá, e em nenhum outro lugar do restante desse nosso imenso Brasil. Shocked Shocked

Com isso, mais os pedidos de ajuda, ficamos iguais a cachorro que leva choque: perdemos o "rebolado", sem saber para que lado ir. Laughing Laughing Laughing

Corticeira do banhado!!! Quem não é gaúcho duvido que conheça ou que já tenha ouvido falar nessa planta. Pergunte aos baianos, paraenses, paulistas e mineiros, se alguem já ouviu algo a respeito dela e se sabe como é o cultivo? É arbusto, trepadeira ou arvore? Shocked Shocked

Bem, para esclarecer isso, temos a nossa net. Digitando no google imagens, aparece então a famosa Corticeira. Primeiro, o cacho vistoso de flores:

Depois, o "nome de guerra" da bruta:

Erythrina crista-galli , nome este que pode redundar em outros, igualmente pomposos e honrados, que a familia dela é "porreta":
Corallodendron crista-galli, Erythrina crista-galli var hasskarlii, Erythrina crista-galli var leucochlora, Micropteryx crista-galli

Depois, na sequencia, temos então os nomes comuns, os "apelidos":

Mulungu, corticeira-do-banhado, suinã, sananduva, corticeira, crista-de-galo, samauveiro, seibo, flor-de-coral

Bem, caros colegas, devidamente apresentada a famosa, eis então que nos atrevemos a dizer que se trata de uma árvore largamente utilizada no paisagismo urbano. Suas folhas são compostas, trifolioladas com folíolos glabros, de coloração verde levemente acinzentado. As flores são vermelhas na superfície e rosadas na face inferior. É considerada uma florífera decídua, isto é, perde as folhas durante a floração. Os frutos são do tipo legume (vagem).

Não é uma árvore muito alta atingindo de 6 a 10 metros de altura. Com espessura de cerca de 50 cm, seu tronco é tortuoso e bonito, além de útil: sua madeira tem muitas utilizações. A floração ocorre de setembro a dezembro. É a árvore símbolo da Argentina.

Devem ser cultivadas a pleno sol, em solo fértil, apreciando os lugares úmidos, como próximos a córregos e lagos, o que deu origem ao nome popular corticeira-do-banhado. Tolerante ao frio. Multiplica-se por estacas, mas principalmente sementes.

Natural dos banhados de todo o cone sul esta árvore é das mais típicas deste ambiente. Gosta obviamente de solos úmidos e encharcados. Seu florescimento avermelhado acontece entre outubro e dezembro e sua frutificação vai até o mês de fevereiro. Suas sementes levam vários meses para germinar como que para esperar época sem enchentes.

Agora que fomos devidamente apresentados a essa espécie, que para mim é nova, haja vista nunca ter ouvido falar a respeito dela nem posto meus olhos em uma, continuemos com a mostragem, visualizando uma imagem da arvore adulta:

Bem, as imagens falam por si mesmas. Em relação a planta do nobre colega, acredito que o cultivo está no caminho certo. A planta está se desenvolvendo bem, mas faltam galhos no tronco que permitam uma formação estrutural mais de acordo com a natureza da arvore, como vemos nas fotos.

A condução mostrada por ele é definida como estilo SHIDARE, ou seja, ramos pendentes, que caem. Esse estilo, originalmente, era aplicado em plantas como os chorões, mas que depois se disseminou como mais um estilo japones, podendo então ser tentado em algumas espécies, com ligeiro sucesso de umas mais que outras. Não sei se irá resultar em algo interessante nessa, mas tudo leva a crer que vale a pena continuar insistindo.

Por outro lado, o tronco parece apresentar uma casca corticosa, o que talvez dificulte o acesso ao lenho, para permtir que, com os galhos que descem fosse então tentado um enxerto por encostia. Essa técnica iria permitir o acréscimo de galhos em posições definidas no tronco, que poderia auxiliar na formação estrutural mais adequada.

Como desconheço a espécie, não sei se esse procedimento traria o retorno desejado. Acredito que o certo seja selecionar um desses galhos, cortando fora os demais. A partir do galho selecionado, então, seria desenvolvido todo o trabalho de formação estrutural aereo para a planta.

Para isso, porem, ficaria estabelecido que o tronco apresenta uma altura razoável, que permitiria a construção de um bonsai com uma altura minima de 80 a 90 cm, senão maior. Talvez, data venia, na época certa, fosse possível então trabalhar visando reduzir a altura do tronco, via alporquia, de forma a permitir a construção de uma planta mais baixa e robusta. Apesar de que, pelo tamanho das folhas e flores, não ficaria tão destoante assim uma planta mais alta. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 2:46 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:

Pedro Catarin:

\o/ Sua planta me deu uma luz cara! To com uma bouganvillea aqui que tá complicado achar um caminho bom para ela. Ela está MUITO parecida com esta sua, até mesmo as brotações!

Se me permite pegarei um pouquinho do seu trabalho e colocarei na minha planta...!

Abraços e parabéns pelo material!

Ó Pedro,
nome de meu filho...Very Happy
Me sinto honrado Pedro,
já que estou meio perdido com essa corticeira,
mas o amigo não pode esquecer que não é uma bouganvillea,
é uma corticeira ou como chamada na Argentina e Uruguai a famosa Ceibo.
Concordo com tigo e acrescento que os galhos primarios as brotações e galhinhos secundarios delas são bem parecidos mesmos...
Obrigado pela postagem,
fico feliz em ter inspirado o amigo....Idea
valeu!!! Laughing
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 5:09 pm    Assunto: Responder com citação

Mestre nickyfury,Very Happy
que prazer ver mais uma de suas aulas,
obrigado.
Realmente uma planta específica das regiões do conesul,
de regiões mais frias, conhecida como flor símbolo da Argentina e do Uruguai.
Tenho mais dessa espécie em minha casa,
Aqui ela é pouco explorada mas na Argentina e Uruguai é bem quista assim como a Paineira que por eles é a (Palo Borracho),
Sei que a maioria deve conhecer as duas espécies, mas informação nunca é de mais.Very Happy

Brasil= Corticeira - Argentina= ceibo

Brasil= Paineira - Argentina= Palo Borracho

Obrigado nickyfury estou muito grato!

Critiquem à vontade amigos, por favor...Embarassed
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 5:17 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, venho postar alguns trabalhos dos hermanos que achei na net:

...

...

...

...

...

...

...

...

...

Critiquem à vontade amigos, por favor... Embarassed

...

Editado pela última vez por fabricio ribeiro em Ter Maio 15, 2012 2:12 am; num total de 1 vez
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 5:24 pm    Assunto: Responder com citação

Vejo que a preferência de todos são os trabalhos minimalistas... parece que por causa de suas brotações, que não se ramificam tanto. Mas de qualquer modo são trabalhos lindos!!!

Abraços!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 5:28 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Fabricio, não há o que criticar, na minha humilde opinião. Temos mais é que aplaudir, afinal o nobre colega trouxe à baila mais uma excelente oportunidade de fazer bonsai com um espécime desconhecido pela maioria de nós. O importante, para mim, é estar sempre aprendendo algo novo, principalmente sobre uma espécie nova, que desconhecia. Obrigado por essa oportunidade e continue postando a evolução da sua planta, além, é claro, de apressentar para nós as outras que cultiva. Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 6:39 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro Catarin,
Realmente a ramificação é lenta e acredito que quando feita de maneira certa fica um lindo Bonsai.
O grande atrativo dela nesse momento fica por conta do tronco,
que é muito bonito cara,
bem lenhoso...

valeu abraço irmão.

...

Critiquem à vontade, por favor! Embarassed

...
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 6:56 pm    Assunto: Responder com citação

Mestre nickyfury,
Muito obrigado pela atenção e as palavras de incentivo,
quando vir para Porto Alegre te dou uma das minhas corticeiras para suas boas mãos,
vai ser um prazer amigo.

Em breve postarei o restante delas,
digo em breve porque eu gosto tanto dessa árvore que devo ter umas 5 com mais de 2 anos
2 com mais de 8 anos
e umas 10 mudas que germinei de sementes em dez. 2010 srsrsrsr... são muitas...
abraço
Helio Mayer
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 7:05 pm    Assunto: Responder com citação

Nunca havia pensado em corticeira... Sei que dá pra obter via estaquia com bastante chance de sucesso, tanto que na minha antiga casa meu pai pegou um galho de corticeira pra envarar tomate e brotou.
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 20, 2011 12:34 am    Assunto: Responder com citação

Ola Helio Mayer!
Voce tem toda razão,
com paciência e rega abundante os galhos lenhosos pegam sim,
e nessa época se correr até uma delas é possivel coletar algumas vagens,
mas coléte apenas as vagens escurecidas ou secas,
e caso tenha besouros que é uma praga natural das vagens dela,
deixe de molho na agua pura substituindo ela uma vez a cada dia durante uns 4 dias que os besouros morrem e mesmo furadas as sementes germinam...
Abraço e obrigado pelo post!!!
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 23, 2011 11:55 pm    Assunto: Responder com citação

Ola amigos, venho mostrar a evolução da planta, peço desculpas por não ter especificado no início do tópico de quando eram as fotos iniciais dessa planta...

-A planta foi tirada do solo em setembro de 2010 dia 2,
-começou a brotar em outubro de 2010 dia 17
-fotos de galhos posicionados em janeiro de 2011 dia 22
fotos postadas hoje tiradas hoje fevereiro de 2011 dia 23...

evolução:
Consegui algumas brotações secundárias que começam a condençar a copa e uma melhora na diminuição das folhas...

Quebrei um galho mas usei fita isolante e um arame bem grosso e amarrei bem forte, é esperar umas semaninhas e ver o que acontece, espero que nada... acho que em uma emergência a fita isolante salva também não é, oque acham???

Opinem a vontade por favor amigos... Very Happy

...

...

...

...

...

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 24, 2011 8:46 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Fabricio, agradeço a oferta do nobre colega. Certamente, indo até aí ficarei mais que satisfeito em receber de suas mãos uma muda dessa variedade que mostra ser uma planta estupenda de linda. Vc está de parabens pela iniciativa em cultivá-la e desenvolver bonsai a partir dela. É sempre algo muito estimulante quando alguem apresenta o cultivo de uma nova nativa aqui no forum.

"Nova" no caso é apenas força de expressão, claro. É que até a presente data, não me recordo se alguem algum dia fez tal demonstração sobre essa nativa em particular. Acredito que não. Por isso, somamos ela ao rol das nativas "recentemente" descobertas e incluídas no nosso "acervo". Very Happy

Em relação a essa planta que vc vem brilhantemente desenvolvendo, acredito que não haja nenhuma crítica. Seu trabalho com ela está numa fase bem inicial, a condução caminha numa boa evolução estrutural, e o melhor que podemos fazer é aguardar para apreciar o desenlace. O caminho é esse mesmo. Para certos percalços, como a quebra do galho e o "remendo" que vc executou, não há outras saídas: temos que usar o material que temos à nossa disposição no momento em que ocorre. Como vc mesmo colocou, com algumas semanas o material irá se recuperar, possibilitando a retomada no desenvolvimento do trabalho. Very Happy

fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 24, 2011 1:04 pm    Assunto: Responder com citação

Agradeço muito mestre nickyfury,
Estou muito satisfeito também,
e humildemente feliz por estar tratando dessa Arvore que gosto tanto e sempre a imaginei em um vaso mesmo sem saber se ela se adaptaria ou até se seria aceita como bonsai...
Mas sobre o título de ter apresentado uma nova nativa, estive pesquisando na net descobri GERALDO INOCÊNCIO, membro cadastrado em nosso fórum que apresentou em uma oportunidade a imagem de um yamadori da corticeira...

Peço com licença a nosso colega para mostrar sua árvore a titulo de demonstrar que não sou o único que tento cultivar essa espécie...

Citação:

MensagemEnviada: Ter Nov 13, 2007 11:43 pm

Oi pessoal,

Estou tentando formar uma Erytrina cristagalli, a partir de um yamadori, estou observando que a educação dos galhos não é nada fácil, pois eles se desenvovem numa rapidez incrível e não podem ser aramados. A próxima remessa de galhos vou tentar educar por tracionamento.

Vejam a foto da Planta:

...

Acho que não tem nada de errado eu ter citado a foto e texto de nosso amigo já que estamos todos aqui para aprender e compartilhar o que aprendemos, a foto do yamadori dele foi a primeira imagem da corticeira que vi na net... agradeço o amigo Geraldo Inocêncio e lhe peço desculpas por cita-lo se foi inconveniente de minha parte...

À propósito a arvore dele deve estar lindona nessa altura

----------------------
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: