FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Aramar Pré-Bonsai de Ligustro
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcos Leando P da Silva

MensagemEnviada: Dom Fev 20, 2011 4:43 pm    Assunto: Aramar Pré-Bonsai de Ligustro Responder com citação

Prezados,

Gostaria de umas dicas sobre se posso e devo aramar o meu pré-bonsai de Ligustro (Ligustrum sinense). Minha planta está com 6 anos e não sei se cabe uma desfolha nesta época, pois estão nascendo algumas folhas amareladas, poucas mas nascem.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2011 6:08 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcos, minha sugestão é justamente nesse sentido que vc intuiu: faça uma desfolha completa, retirando todas as folhas. Corte-as com uma tesoura de pontas finas, nos talinhos (pecíolos). Com a planta nua, fica mais facil analisar a estrutura de galhos, para definir a partir desse ponto se algum ou vários galhos devem ser cortados fora e quais manter, para compor algo interessante para a planta.

Após a desfolha, fotografe novamente a sua planta, uma vez por cada um dos quatro lados do vaso, para que possamos analisar detidamente qual a melhor condução possível quanto à estruturação aerea. Na sequencia, antes das fotos, retire o excesso de mato e de pedras brancas no solo, para analisar se há um nebari.

Lembrando apenas que essa espécie deve ser cultivada a pleno sol, o dia inteiro. Apenas assim é que fica fácil administrar seu cultivo, vez que a incidência solar proporciona novas brotações além da ramificação (amplitude) dos galhos atuais. Vamos aguardar seu retorno, então.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: