|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcusribaspho
Registrado: 30/04/10 Idade: 42 Mensagens: 47 Localização: Pinhão-PR
|
Enviada: Seg Jan 31, 2011 3:58 pm Assunto: Ai pesoal atualizando fotos do acer |
|
|
Ola pessoal unica coisa k fiz foi tecnica da mamadeira, poxa e como ela gostou.. Estou me preparando pra fazer o alporque acima da raiz...
vou fazer post fotos
abrcs
obrigado amigos...
ai vai fotos dela tah bem saudavel....
 |
|
|
 |
marcusribaspho
|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 2:24 pm Assunto: |
|
|
Ola pessoal do Forum neste dia 15/02 resolvi fazer uma desfolha pra verificar as estrutura dos galhos e incentivar nova brotações de outono.
ai gostaria de pedir tbem pra k alguem me ajude em relação essa copa como limpa-la deixar menos confusa e retirar esse nos k fez ai ..
abrcs
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Fev 18, 2011 3:21 pm Assunto: bonsai |
|
|
Marcus, o nobre colega há de perdoar a sinceridade, mas a meu ver, voce está parecendo gato solto em viveiro de pombos: não sabe a quem pegar, com tanto pombo voando!!!
No seu caso, vale a planta: não sabe o que fazer, com tanto galho brotando e crescendo para tudo que é lado.
Na minha humilde opinião, o nobre colega está com um "imblóguio" nas mãos: ou corta logo, na altura recomendada pelos demais colegas, fazendo da parte superior um alporque, para obter uma nova planta com que brincar, ou então, mantém como está, para ver como é que fica.
Se deixar como está, por mais que receba elogios pela saúde da planta e tudo mais, jamais terá em mãos algo que possa, ao menos, ser chamado de bonsai. Essa variedade de acer é a minha preferida há alguns anos. Tenho em meu viveiro uma variedade delas, nos mais diversos estilos, inclusive com troncos quase que da largura desse escorredor aí....
Por isso, sugiro que o nobre colega se arme de coragem e faça o necessário, isto é, corte a planta, eliminando desde já a parte superior acima do terceiro galho. Pode fazer até um alporque, para reproduzir uma nova planta, com que poderá futuramente ter em mãos um lindo shohin. Tanto faz. Veja que demarquei com linhas vermelhas os cortes necessários para melhorar a condição de formação estrutural mais adequada para essa planta:
Repare que, para agilizar a formação estrutural, o nobre colega terá que encurtar a maioria dos galhos. Apenas dessa forma, com galhos mais curtos, é que poderá estimular brotações que venham a compor o que chamamos de ramificações, isto é, galhos secundários, terciários e, através destes, a ramificação fina.
Um bonsai não é composto apenas de galhos bem posicionados, mas sim de galhos que apresentem uma estrutura bem definida, como se fosse por exemplo uma palma da mão aberta, com os dedos afastados. Conseguir fazer isso em cada galho bem posicionado em sua planta é que é o grande desafio. Nessa tarefa, o nobre colega deverá levar os próximos 10 ou 15 anos, para ter algo que possa, ao menos, ser chamado de bonsai.
Então, quanto mais tempo o nobre colega ficar brincando com a planta, sem coragem de proceder aos ajustes necessários, mais tempo ficará se distanciando de um retorno apreciável. E de nada adianta colocar o escorredor em mamadeira, se não for para fazer bem feito o que precisa ser feito.
Com os galhos mais curtos, a planta estará estimulada a desenvolver novas brotações, aos pares. Aí, começa a nova fase: deixar esses galhos alongarem-se para, dentro de um ano, corta-los novamente, reduzindo seu comprimento. É um trabalho danado de demorado formar um bonsai de acer tridente, mas na minha modesta opinião, voce leva uma ligeira vantagem: o tronco dessa planta apresenta um bom movimento, há alguns galhos que brotam em pontos estrategicamente bem posicionados, e, cortando fora acima do terceiro galho, poderá formar um apice com copa arredondada, ponto caracterizador de arvores mais antigas.
Eliminar essas duas raízes externas, na base do tronco, abre espaço para corrigir o nebari futuramente. Sugiro, então, que use os galhos cortados em toda a planta para formar novas mudas, a partir de estacas. Para isso, basta deixá-los imersos em solução contendo hormonio enraizante por vinte minutos, depois plante em areia grossa de rio e deposite o recipiente em local semi sombreado, onde as estacas possam receber luz e calor solar indiretos, apenas no período da manha.
Com essas mudas obtidas via estacas, poderá então formar um nebari, via enxertia por encostia, que é uma técnica muito utilizada nessa espécie, para correções.
Agora, se o nobre colega prefere ficar postando fotos dessa "muda" cheia de galhos tortos e de tronco começando a apresentar inversão de conicidade, fazer o que, né? paciencia.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
marcusribaspho
|
Enviada: Seg Fev 21, 2011 11:13 am Assunto: |
|
|
Marcus Ribas
Editado pela última vez por marcusribaspho em Seg Jul 04, 2011 5:04 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Fev 21, 2011 12:51 pm Assunto: |
|
|
Ola Marcus. Entendo seu posicionamento. Não entenda das palavras do nick como ofença, e sim como um empurrãozinho para comecar a trabalhar bem a sua planta. Tive uma percepção semelhante a do nick, pois muitas dicas foram dadas para a planta e me pareceu que não o ajudaram muito.
Estamos todos aqui para ajudar e aprender. Toda crítica e sugestão é sempre bem vinda ao meu ver, especialmente críticas (construtivas).  _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Fev 21, 2011 3:58 pm Assunto: bonsai |
|
|
Marcus, como bem colocou o nobre colega Nikkei, minha intenção foi no sentido de apontar caminhos para o desenvolvimento e aprimoramento de sua planta. Iniciante ou não, para mim, o que interessa é ajudar os demais com o pouco que eu sei, a melhorarem o material que têm em mãos.
Não almejo lucro algum com isso, nem tampouco diminuir ou ofender ninguem, com minhas opiniões e colocações. Entendo que fique chateado, mas procure, antes, ver as posições estabelecidas por todos os demais participantes de sua postagem, que, desde o inicio, buscaram orientá-lo a fazer o que fosse o melhor para a sua planta, conforme voce mesmo pediu.
Ocorre que muitas vezes postamos plantas no forum e ficamos quietinhos, aguardando elogios, projeções mirabolantes, e que tais alterações acabem "caindo do céu", sem nos preocuparmos um pouco que seja em levantar da cadeira e ir até a planta, imprimir nela as sugestões oriundas das opiniões dos demais colegas. Opiniões, aliás, que nós mesmos buscamos, ao postar no forum.
Lamento muito que, de tudo que eu escrevi no intuito de ajudá-lo a ter em mãos um bonsai decente, a unica parte que vc leu e absorveu tenha sido minha critica. Se era elogio que vc queria, então sua postagem deveria ter sido feita na seção respectiva do nosso forum, que é o "Centro de Exposição para o Forista". Nessa seção, não irá receber nenhum critica pela sua planta, só elogios. Em contrapartida, ela irá continuar a ser apenas uma muda cheia de galhos precisando de reparos para se tornar um bonsai de qualidade. Fica à sua escolha, optar entre uma crítica construtiva, no sentido de melhorar ou apenas sentar e ficar desfrutando os "louros" falsos da vitória "suada". _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
marcusribaspho
|
Enviada: Seg Fev 21, 2011 5:21 pm Assunto: |
|
|
Peço-le sinceras desculpas axo qua lendo suas dicas levei de outro modo, acredito em que falou k criticas são para melhorar a planta que tenho
entaum nao me resta, que me desculpar
Axo k esta epoca ja nao e conviniente em fazer os procedimentos que me indicou estarei esperando final do inverno para aplica-los
sem mais
atenciosamente
Marcus Ribas |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Fev 21, 2011 5:48 pm Assunto: |
|
|
.... Concordo com o Nicky e tenho certeza que foi cheio de boas intenções o que ele escreveu, alias, ele apenas reforçou o que já havia sido dito pelos demais ... e de lambuja provocou vc com uma brincadeira para que partisse logo para a ação , apenas isso, sem maldade alguma .
Veja bem , desde a primeira postagem já la se vão quase 1 ano praticamente perdido, sem as podas , sem os procedimentos urgentes, apenas crescendo os galhos que deverão invariavelmente ser cortados fora. Tempo precioso demais para quase nada de resultados, apenas fotos ..
Vamos lá amigão, mãos na massa .. ops .. tesoura e alicates ...Faça as intervenções que foram sugeridas pelos foristas; sem medos ou arrependimentos .
Só conseguimos evoluir na arte tentando , cometendo muitos erros e alguns poucos e preciosos acertos que nos guiarão nos proximos projetos. chegou a hora de por em pratica os conselhos e dicas dos amigos ..
boa sorte e seja sempre feliz .  |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Fev 21, 2011 6:54 pm Assunto: |
|
|
Bola pra frente!
Quanto às sugestões dos colegas, poderia iniciar o alporque ao meu ver, assim na primavera provavelmente já será possível retirá-la e será a época adequada para outros procedimentos. Posso estar enganado, mas as poda que o Nick indicou poderiam ser feitas agora também, assim já inicia nova brotação/ramificação para antes do inverno _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|