|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Fev 19, 2011 10:25 am Assunto: NEBARI, técnica de formação tipo casco de tartaruga |
|
|
Em 2002, durante um evento de que participei aqui em Brasília, esteve presente o Bonsaista Vicente Romagnole, da Bonsai Center. Na oportunidade, eu tinha em mãos meu primeiro exemplar da revista japonesa de bonsai, Bonsai Sekai, editada naquele idioma. Mostrava a todos, admirado, o nebari diferenciado num Acer palmatum, que os japoneses chamam de Momiji.
A característica principal desse tipo de nebari é que ele é bem amplo, como se houvera sido confeccionado a partir de uma base bem larga. Diversas fotos mostram vários aceres com aquele tipo de nebari, sendo alguns com múltiplos troncos e outros com apenas um tronco. Curioso sobre o que tanto olhávamos e discutíamos, Vicente se aproximou e esclareceu que aquele tipo de nebari era formado graças a uma técnica avançada japonesa, que faz uso de uma placa de madeira ou cerâmica perfurada, com certa espessura, por onde seriam inseridas mudas jovens, mantendo as raízes na parte inferior da placa.
Após fazer isso, a placa era então enterrada, ficando de fora apenas os caules das mudas, que poderiam ser na quantidade que o cultivador quisesse formar. Com o passar do tempo, aos poucos as raízes das plantas iriam se fundindo, formando então aquela carapaça. Ao ser retirado do substrato, o cultivador eliminava a placa e ficaria com uma planta com aquele tipo de nebari.
Desejoso de tentar obter uma planta com aquela característica singular envidei então esforços no sentido de obter mudas jovens com que trabalhar. Consegui algumas, e usei, inicialmente, uma placa de cerâmica, que adaptei do fundo de um filtro caseiro, que tinha um furo. Fiz outros furos na placa e cortei, deixando-a com aproximadamente 15cmx7cmx2cm, enterrando em seguida o conjunto, usando como recipiente inicial um escorredor perfurado, desses de plástico.
Alguns anos de cultivo bastaram para ver que a placa cerâmica não era o material mais adequado a esse trabalho, vez que a força gerada pelo engrossamento dos caules somada ao crescimento e aumento no calibre das raízes acabara por fragmentar a placa cerâmica, reduzindo-a a pedaços dispersos. Por isso, da vez seguinte, cortei uma prancha de ipê, confeccionando placas de 12cmx6cmx2cm, nas quais fiz cinco furos, sendo dois nas extremidades e um ao centro.
Usando mudas que desenvolvi a partir de estacas, selecionei as que julguei melhores e mais saudáveis, retirando folhas e ramas que cresciam nelas, deixando apenas o caule limpo, que passei pelos furos, cuidando de manter as raízes na parte inferior da placa. Após, fiz o plantio em escorredores, usando um substrato bem drenante: caco cerâmico, pedrisco, terra de cupinzeiro, carvão. Ao fim do primeiro ano de cultivo, os cinco recipientes apresentavam as raízes das plantas começando a sair pelos orifícios no fundo do escorredor, ensejando então que os depositasse sobre bacias plásticas perfuradas, um pouco maiores que os escorredores, contendo além do substrato acima descrito, mais um componente de peso: esterco bovino curtido. Eis, em síntese, a nossa famosa “mamadeira”.
Para ilustrar melhor, abaixo os colegas podem observar um trabalho executado por um cultivador japonês, usando essa técnica. O resultado final apresenta duas opções: numa, o cultivador cuida de formar apenas um nebari radial, adotando o estilo derivativo Kabudachi, onde a partir de uma mesma base de raiz derivam múltiplos troncos, mas que, em essência, trata-se na verdade de apenas um único tronco.
A outra opção, o cultivador cuida de manter as raízes em crescimento e desenvolvimento sob a placa de madeira perfurada, objetivando a fusão das raízes, adotando o estilo derivativo Korabuki, em que há vários troncos partindo de uma base ampla em comum, como se tivessem crescido a partir de uma carapaça de tartaruga.
O que irá definir um ou outro será o cultivador: se antecipar a retirada do material, ficará com a primeira opção. Se mantiver o cultivo por mais algum tempo, obtém-se a segunda posição. No cultivo que desenvolvi, busco alcançar o estilo derivativo Korabuki, ou seja, em formato de casco de tartaruga. Vejamos então as imagens referentes a esse tipo de trabalho:
O primeiro passo é selecionar mudas com ligeira semelhança quanto a grossura do caule. Em seguida, usando uma placa de madeira previamente perfurada, insere-se as mudas:
Em seguida, enterramos o conjunto, podendo ser num recipiente tipo escorredor ou mesmo um vaso com uma altura relativa:
Para facilitar o cultivo, bem como o trato diário necessário, podemos encurtar as mudas:
Após algum tempo de cultivo, percebemos que com a rega diária e mesmo a ocasionada por chuvas, o substrato no interior do recipiente tende a baixar, mostrando então a formação inicial do nebari superior:
Com mais alguns meses, percebemos que o volume de raizes constituintes do nebari superior alcançou um bom volume de raizes capilares:
Ao mesmo tempo que o volume aumenta, engrossam os caules das plantas usadas no trabalho:
]
Mais um pouco e o cultivador, que resolveu adotar a primeira opção, retira o material, analisando detidamente a qualidade superior do nebari formado:
Nesse ponto, podemos perceber bem as duas opções de trabalho que citei acima, quando fica a critério do cultivador eliminar o raizame que cresce na parte inferior da placa de madeira, mantendo apenas o nebari desenvolvido na parte superior:
Esse é o ponto que podemos chamar de "divisor": ou o cultivador mantem o conjunto, enterrando tudo novamente e fazendo uso de outro recipiente maior, para favorecer o engrossamento das raizes inferiores e sua consequente fusão, ou então, corta a parte inferior, cuidando de manter apenas o nebari superior:
O cultivador, nesse caso, optou pela primeira:
A partir desse ponto, irá então estabelecer a formação estrutural aerea da planta, que como frisei no inicio, passa a ser uma planta apenas com multiplos troncos:
A continuidade no cultivo da forma que descrevi porém, permite estabelecer um tipo diferente de nebari, em que ocorre a chamada fusão: com ela, podemos obter então o nebari estilo casco de tartaruga, que pode ser formado apenas para um tronco, ou multiplos, a depender do cultivador:
Nas imagens abaixo, meu primeiro trabalho visando esse tipo de fusão não surtiu efeito, por que usei uma placa ceramica, que com o tempo e a força das raizes, fragmentou-se;
"Escaldado" por essa tentativa malograda, resolvi então adotar o uso de placas de ipê, mais duras:
Reforço no conjunto, o escorredor com o apoio da bacia plastica:
Aos poucos, os caules começam a engrossar, preenchendo bem o espaço inicial dos furos na placa de madeira:
Minhas tentativas para o futuro:
Apesar das informações coletadas prestarem-se à fusão em acer palmatum, preferi adotar a técnica para cultivo de acer tridente (burgerianum), que se adaptou melhor em minha região.
Há certa facilidade em fazermos bonsai, todos sabemos disso. Mas podemos ter mais facilidade ainda quando, aliada à nossa infinita paciência, podermos agregar um pouco de determinadas técnicas de cultivo diferenciadas.
Até onde sei, poucas pessoas detém conhecimento sobre técnicas diversificadas. Claro, há muita informação disponível na net, e podemos, a partir delas, conseguir algo que possamos aproveitar em nossa lide diária. Mas, ao cabo de alguns anos de trabalho, descobrimos outras técnicas que poderiam ter reduzido bastante nossa carga de trabalho, por serem mais adequadas e proporcionarem certa facilidade no manejo e cultivo, que de outra forma, não conseguiriamos obter.
Acredito que divulgar esse tipo de técnica permite a todos nós termos chance de melhorar significativamente o nosso trabalho visando a formação de bonsai com maior e melhor qualidade, de uma maneira mais tranquila e mais rentosa.
Espero, sinceramente, que essa apresentação possa auxiliar a todos aqueles que, como eu, desejem aprender um pouco mais sobre como cultivar um bonsai da maneira correta e com o manejo de técnicas superiores, que, embora simples em sua concepção, permitem aquisição de enorme perícia para aqueles que as dominam.
Algumas das imagens acima, foram copiadas de um artigo escrito pelo bonsaista Harry Harrington, e podem ser visualizadas dentro do contexto do que foi escrito por ele no site australiano:
http://www.bonsaisolutions.com.au/ _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Sáb Fev 19, 2011 11:23 am Assunto: |
|
|
Parabéns pela sua persistência ao estilo, vez que o cerâmica te decepcionou e teve animo para tentar novamente. _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Fev 19, 2011 11:28 am Assunto: |
|
|
Olá Nicky,
Bela matéria. Esse tipo de razi pode ser visuailizado com frequência em árvores plantas em calçadas da cidade, onde a abertura inical do local onde a muda é plantada se torna pequeno e desproporcional a grossura do tronco que a planta obtém com o passar dos anos, as raízes começam a crescer por cima da calçada.
Vendo isso nas ruas já havia pensado em usar a mesma técnica em algumas plantas, porém vale saber que nem todas sevem e tb nem todas dão resultados tão cedo. Usei essa técnica em uma Primavera, http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13492&highlight=, porém devido ao lento engrossamento do tronco ñ foi viável.
Pelo que vi ñ existe a necessidade de se cortar um anel em volta do tronco, correto? _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

Registrado: 30/01/11 Idade: 34 Mensagens: 176 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Sáb Fev 19, 2011 6:34 pm Assunto: |
|
|
Me lembra o nebari dum caquizeiro de um lugar que eu conheço _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Fev 21, 2011 10:16 pm Assunto: |
|
|
Parabéns Niky pelo trabalho e registro de tudo. Tanto dos sucessos quando dos insucessos. Sempre se retira uma lição.
Os resultados conseguidos são ótimos.
Obrigado pelo emprenho em nos mostrar. Valeu....
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Seg Fev 21, 2011 11:48 pm Assunto: |
|
|
Muito boa matéria, Nicky!! Este tipo de matéria ajuda-nos em nossa evolução e, ao mesmo tempo, matermos a humildade em nossos conhecimentos, pois podemos ver o quanto ainda podemos crescer nesta arte. Precisamos sair com urgencia da mediocridade e estudarmos cada vez mais (a carapuça serve muitíssimo bem em mim)! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 22, 2011 8:18 am Assunto: bonsai |
|
|
Agradeço aos nobres colegas e amigos pelas palavras gentis em relação ao meu artigo. Na minha opinião, apenas quando atingirmos determinado nível de conhecimento no quesito "cultivo técnico" é que poderemos, enfim, dizer que sabemos fazer bonsai. Afinal, fazer bonsai acaba não sendo nem tão simples nem tão fácil quanto parece, a considerar que há etapas nesse processo que ainda estão "ocultas" da maioria de nós e que, apenas graças ao empenho, curiosidade e desprendimento de alguns que acessam "informações privilegiadas" como essa e as divulgam no forum, é que podemos então avançar um pouco mais na direção correta.
Por isso, mais que aprender com a técnica mostrada, que meu artigo sirva de exemplo a outros que, como eu, buscam dividir com os demais o conhecimento que detém, para que todos nós possamos usufluir e evoluir. Apenas fazendo assim é que o bonsai nacional irá poder um dia ombrear-se com o bonsai do resto do mundo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

Registrado: 18/01/05 Idade: 56 Mensagens: 363 Localização: Timoteo MG
|
Enviada: Ter Fev 22, 2011 11:45 am Assunto: |
|
|
Excelente técnica, obrigado por nos mostrar o passo a passo. Vou tentar com algumas plantas que tenho como caliandra selloi. _________________ "Bonsai no vale do aço" |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Fev 22, 2011 11:52 am Assunto: |
|
|
Legal Nicky, gostei do encaminhamento do artigo, muito esclarecedor.
Estive atrás de artigos que falassem deste estilo e de plantas "prontas" que fossem de peso, mas tive muita dificuldade em achar na net, com certeza o kabudachi pelo fato da fusão das bases tem um retorno mais satisfatório, embora uma linda base de bonsai de um tronco fica muito impressionante.
Ganhei do Felipe uma azalea de uns 30 anos no chão que retirou de um jardim antigo e estou tentando fazer grande desses, já tive bastante resultado mas ainda estou escolhendo bem os troncos e limpando a base, demora mas é muito gratificante.
Abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 22, 2011 5:49 pm Assunto: bonsai |
|
|
Fabiano, se quiser "copiar" o artigo e postar em sua página, fique a vontade, está mais que "liberada", ok? O importante é a idéia embutida no que está escrito, de forma que quanto mais pessoas puderem ler e aprender, melhor para o nosso bonsai.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Carlos Guilherme 1.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 33 Mensagens: 136 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Fev 23, 2011 11:15 pm Assunto: |
|
|
Obrigado por compartilhar está tecnica conosco Nicky.
Muito interessante mesmo, o nebari fica muito bonito.
Abraço. _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."
(Johann Goethe)
"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre) |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qui Fev 24, 2011 7:59 pm Assunto: |
|
|
Filipe escreveu: | caramba...
muito bacana, devo tentar isso um dia!
vlw pelas dicas
abraços |
Eu também!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Máikal

|
Enviada: Qui Fev 24, 2011 8:55 pm Assunto: parabéns |
|
|
Ótimo artigo, espero que artigos assim continue aparecendo nesse forum. |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Fev 25, 2011 5:42 pm Assunto: |
|
|
Ok Nicky, ao ter um tempinho eu posto lá sim, talvez eu dê uma editadinha pela qtdade de fotos, ficando muito pesado é um inferno para abrir a postagem, e até para postar eu não consigo apenas copiar e colar, as fotos tem que ser colocadas uma a uma, o sistema é diferente de fórum, se eu puder editar alguma coisa, tudo certo.
Obrigado pela confiança em meu trabalho no meu site.
Abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|