|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sáb Fev 19, 2011 7:03 pm Assunto: O lindo fícus carica |
|
|
Olá a todos!
Bom, veio por meio dessa sanar mais uma dúvida que tenho.
Alguém já fez algum bonsai com ficus carica (figueira...) que "alcançou seu ponto final"?
Já vi vários exemplares fantásticos na internet que realmente renderam plantas incríveis, mas, aqui no fórum, nunca vi um BONSAI de figueira, apenas prés...
Tenho dois aqui em casa que gosto muito e estou lutando para torná-los bonsais bem formados. Só que não sei bem como lidar com eles. Nunca vi informações concretas e quem sabe até alguns "macetes" dessa espécie.
Gostaria de pedir esclarecimentos do porque não vemos tantos bonsais desta linda espécie. E, se possível, alguma imagem de um exemplar (bonsai ou pré-bonsai) que alguém aqui no fórum possua.
OBS: Postarei as fotos dos meus dois exemplares amanhã de dia, pois agora, ficou muito escuro e é difícil tirar fotos...
Abraços!  _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 20, 2011 12:41 pm Assunto: |
|
|
... _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Fev 21, 2011 3:29 pm Assunto: bonsai |
|
|
Pedro, algumas variedades de ficus são mais complexas e dificeis de serem cultivadas, pois sua evolução, dentro dos parametros necessários que justificam um bonsai, é mais dificultosa. Isso vale para o ficus carica. Tenho um exemplar da revista espanhola Bonsai Pasion, que mostra justamente um bonsai dessa espécie, sendo que seu cultivador partiu praticamente de uma estaca simples, e, depois de 10 anos de dedicação exclusiva para essa planta, ele finalmente apresentou seu trabalho concluso.
Claro que, para constar na revista, o trabalho finalizado ficou show de bola. Dez anos de cultivo, para atingir o patamar total: galhos bem proporcionados e ramificados, estrutura aerea bem definida, folhagem densa e de tamanho controlado, tronco robusto, nebari excepcional.
Bem, o que posso dizer? Alguns cultivadores conseguem realmente superar as expectativas e conseguir obter resultados que, para nós, parece absurdo, coisa de ficção. Mas sei que, com trabalho duro, empenho e dedicação, além de muita paciência, permitem a qualquer um que se proponha a tanto, ter sorte como o proprietário daquele magnifico ficus carica.
Sorte? não, na minha opinião a sorte não tem nada a ver. Se ele o conseguiu, foi através de trabalho duro, continuo, sem interrupções nem perdas de tempo. Traçou um objetivo para si mesmo, pegou a planta e seguiu firme em sua meta, até obter o resultado planejado por ele desde o inicio.
Cultivo dois ficus carica em meu viveiro. Mas não tenho, para com essas plantas, a mesma tenacidade e dedicação que o cultivador espanhol teve. Há outras centenas de plantas que cultivo que pedem mais minha atenção, e as quais dedido mais tempo que a esses dois ficus. Ambos produzem meia duzia de frutos durante o ano, que são muito saborosos por sinal. As vezes, quando lembro, eu aramo os galhos, faço desfolhas, adubo, e só. Um está envasado, outro ainda permanece numa bacia plastica antiga.
Para mim, essas duas plantas apenas fazem parte das demais. Minhas energias e vontade são para as outras plantas, como os aceres tridente que venho cultivando e desenvolvendo, e que, de longe, são bem mais interessantes para mim que esses dois ficus. Tenho em torno de umas 18 variedades de ficus no viveiro, sendo a maioria retusa. Tenho até um pumila, apenas para constar, nada de muito promissor, conquanto seu tornco tenha um bom movimento e alguns galhos bem estabelecidos.
Nunca fotografei os ficus carica. Nem tenho, para com eles, mais nenhum projeto a longo prazo. Estão ali, apenas para constar que existem no meu viveiro.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 21, 2011 3:41 pm Assunto: |
|
|
Compreendo... mas é essa dificuldade que torna cuidar de uma planta assim, muito mais prazeroso e legal! Não é pelas dificuldades que devemos esquecer de alguma coisa ou até mesmo desistir.
O ficus carica é uma planta que, na minha opinião, merece mais atenção, estudo e dedicação!
Veja bem:
-Ele é uma das poucas plantas que aceitam tão extremamente bem a estaquia! Já vi estaquias com 18cm de base dessa espécie que pegaram em 50/60 dias!
-Não é porque suas folhas são grandes que são impossíveis de serem diminuídas, muito pelo contrário, já vi exemplares que suas folhas diminuíram até 5 vezes o tamanho natural! A bonsais também de goiabeira, outras espécies de figueira, plátano que suas folhas também são grandes, mas, muitos correm atrás para diminuí-las, porque não ter essa atenção também com o ficus carica?
-Ele se recupera muitíssimo bem de yamadoris, transplantes, podas radicais, desfolhas, cortes imensos, etc.
-Produz frutos deliciosos que todos nós adoramos! A bonsais de figo que produzem o ano todo!
Esse post não chega a ser um desabafo, e sim, um pedido. Vamos nos esforçar mais e correr mais atrás do que queremos! Há bonsais que demoram 15 anos para ficarem prontos, então, por que não gastar 10 com um ficus carica?!
Vamos lá gente! O maior don do bonsaisista é a paciência, então, qual o problema de ter de esperar para uma figueira ficar pronta?!
Abraços a todos! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 21, 2011 9:49 pm Assunto: |
|
|
Valeu Ezequiel! A matéria é ótima, quem sabe posso futuramente realizar isso com minha figueira.
Continuemos a discussão...
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 22, 2011 1:33 pm Assunto: |
|
|
Tudo bem... vi que ninguém gosta do ficus carica mesmo... beleza, eu vou correr atrás, daqui a alguns anos irei apresentar para vocês minha figueira.
Abraços... _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Ter Fev 22, 2011 2:01 pm Assunto: |
|
|
Assim como o que ocorre com essa planta, é tambem difícil encontrar referências à Clitoria, o Sombreiro que estou tentando transformar em bonsai.
Pelo menos no seu caso, você já tem algumas informações... Pior é o meu. ^^"
Bom, boa sorte com se Ficus, Pedro!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 22, 2011 2:23 pm Assunto: |
|
|
Valeu Cahú! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|