|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcello WB 1.o PASSO

Registrado: 17/05/10 Idade: 35 Mensagens: 120 Localização: Caruaru-PE
|
Enviada: Ter Fev 22, 2011 4:47 pm Assunto: PRECISO DE AJUDA - Shimpaku Debilitado |
|
|
Galera, meu shimpaku começou a apresentar as agulhas queimadas a umas duas semanas, e agora está aumentando cada vez mais, e não sei o que fazer com ele.
A cerca de duas semanas eu fiz uma pinçagem e uma troca de substrato. Pensei até que essa queima fosse resultado da pinçagem nos locais que arranquei as agulhas, mas nos últimos dias está so aumentando e afetando partes da planta que nem mechi.
Depois da pinçagem eu fiz também a troca de vaso e troquei quase todo o substrato (cerca de 85%).
O novo substrato está composto com cerca de 50% de areia grossa (de construção) 40% de terra comum (terra preta) e 10% de pedriscos e caco de telha.
Há um detalhe no nebari, que tem uma parte que está parecendo ser madeira podre, essa parte do nebari estava em baixo du substrato antigo, agora eu deixei em cima quando mudei. Também tem uma parte do tronco que parece ser madeira morta e não sei se o ideal é trabalhar ela futuramente ou deixar do jeito que está.
Segue algumas fotos:
Galera, por favo algumas dicas de como posso recupera-lo. Desde já agradeço pela ajuda de todos. _________________ Marcello Wanderley |
|
|
 |
Ana Carolina Nobre
Registrado: 12/01/11 Idade: 42 Mensagens: 58 Localização: São Pedro - SP
|
Enviada: Ter Fev 22, 2011 5:01 pm Assunto: |
|
|
Oi Marcelo!
tem um shimpaku aqui em casa, e o subtrato dele qse não tem terra
to achando q seu sustrato ta com mta terra e tbm a época de transplante acho q é no inverno.
Vamos esperar pessoal mais experiente comentar, to torcendo pra sua planta se recuperar
sorte abç |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Fev 23, 2011 12:18 am Assunto: |
|
|
O substrato pode ser bem arenoso, 80%pedrisco e cacos, o resto matéria orgânica, para nutrir e manter uma certa umidade.
Achei na primeira impressão o substrato meio sufocante pra ela.
Precisa fazer uma limpeza com as unhas nas agulhas debilitadas e mortas, nada de tesoura com essa aí.
Planta ficar na sombra até um primeiro sinal de brotação nova.Levar planta ao sol, aos poucos e nutrindo com TM,FO e CM.Gradualmente adubação, muito pouco e com uma frequencia maior.
Se for manter ela neste mesmo substrato, não faça nada que eu disse.Ai tente a limpeza das agulhas, sol e terra seca antes de molhar, soltando de vez em quando o substrato que tende a socar com as diversas regas, Nada de adubação muito forte com a planta debilitada por um motivo que não se sabe ainda por que aconteceu.Melhor esperar brotação _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Fev 23, 2011 11:57 am Assunto: bonsai |
|
|
Marcelo, essa variedade de conifera costuma ser bem resistente, porém isso muda quando fazemos determinadas intervenções nela fora de época, como o reenvase, por exemplo, com troca de todo o substrato, fora do inverno. O ideal é aguardar a época propicia, para não correr riscos, e sempre manter ao menos 30% do substrato anterior, principalmente próximo da raiz, ao invés de substituir tudo de uma vez só.
Essa planta gosta de cultivo a pleno sol, mas responde bem a locais com meia sombra, onde receba luz e calor solar ao menos durante metade do dia, seja pela manhã inteira (até meio-dia) ou pela tarde inteira. O solo pode ser drenante ou argiloso, tanto faz, desde que cuidemos da insolação solar e mantenhamos uma adubação regular. Tenho diversos juniperos em meu viveiro, sendo que alguns estão sendo cultivados somente em areia grossa de rio, outros em composição de solo contendo caco ceramico e terra granulada (cupinzeiro queimado) e outros com o solo original ainda, vindos de SP, bem argiloso.
Sugiro a vc proceder a uma pinçagem nas pontas das acículas, eliminando com as pontas dos dedos esse material com a aparencia de queimados. Pode não ser queima, mas sim algum tipo de fungo, tambem. Por isso, após pinçar, deposite a planta em local ensolarado conforme indiquei acima, para ver se a planta se recupera adequadamente. Não faça, por enquanto, nenhuma alteração ou correção, seja de solo ou na própria planta. Deixe-a recuperar-se bem, antes de iniciar nova intervenção.
Evite adubação e agua de rego em excesso. Espere o solo secar um pouco, ficando levemente umido para seco, antes de repetir a rega. Excesso de agua tambem mata. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marcello WB 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 24, 2011 5:06 pm Assunto: |
|
|
Bom, agradeço aos amigos pelas dicas!
Algumas duvidas... nick falou ai que pode ser algum tipo de fungo... posso fazer alguma coisa como borrifar oleo mineral?
Outra coisa, mesmo ela do jeito que está eu devo pinçar pra retirar as agulhas queimadas e deixar a pleno sol ne isso?
Também não sei se notou, mas eu tinha aramado alguns galhos, devo retirar os arames ou deixar como está? _________________ Marcello Wanderley |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 25, 2011 8:42 am Assunto: bonsai |
|
|
Retire os arames, deixe para aplicá-los na época correta. Quanto a borrifar as folhas com oleo, não acredito que seja uma boa solução. Melhor mesmo é pinçar as acículas e expor a planta ao sol, sem dúvida nenhuma.
Quando pinçar, verifique atentamente se não há insetos como aranhas, besouros ou outros parasitas vivendo entre as ramas ou em locais propicios a eles. Aplique uma solução de calda sulfocalcica na madeira exposta. Evite encharcar o solo quando regar, esperando secar bem entre uma rega e outra.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marcello WB 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 25, 2011 9:10 am Assunto: |
|
|
Ok nicky, vou fazer isso... quando eu estava pinçando eu observei aguns pontos brancos. Não muitos... mas isso pode ser algum fungo ou alguma praga? _________________ Marcello Wanderley |
|
|
 |
Marcello WB 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 28, 2011 7:50 am Assunto: |
|
|
Nicky, vou te pedir uma ajudinha mais uma vez...
Fiz exatamente o que você me orientou, pincei as agulhas queimadas, retirei os arames e coloquei em pleno sol, porém a planta parece não está respondendo.
Eu realmente não quero perder essa planta. é uma planta de 10 anos, então seria uma grande perda.
Fiz esse procedimento na sexta feira e no sabado, mas hoje observei que algumas agulhas estão começando a ficarem com as pontas queimadas também. Isso é normal ou ela ja deveria está começando a responder?
Fui idicado a colocar uréia, devo colocar? É bom ou ruim nessas condições? _________________ Marcello Wanderley |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Seg Fev 28, 2011 7:19 pm Assunto: |
|
|
Marcelo, não sou bonsaista sou aprendiz.
Na minha opnião, o que está prejudicando sua planta, além do fato de vc ter mechido com ela na hora errada é esta terra preta que deve infestada.
Não estou dizendo para vc fazer.Mas se fosse minha eu iria tirar boa parte deste solo, mas sem tirar a planta do vaso e iria substituir por caco de telha, pedrisco e10% dolomita e bem pouca terra.
Logo após faria uma boa rega e espor ao sol , e voltaria a regar só quando nescessario. Faria uma solução de 250ml de água,2 colheres de detergente de louça (coco) e umas gotas de alcool e borrifar uma vez por semana á noite até a sua recuperação.
Isto é, se fosse minha.
Os mais experientes me desculpem se disse muita bobagem |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 01, 2011 8:03 am Assunto: bonsai |
|
|
Marcelo, creio que tudo que vc poderia fazer em prol da planta, vc fez. Nada mais irá promover a recuperação da planta a partir de agora, ok? Pode até tentar essa receita do nobre colega Jair, mas sem acrescentar o alcool, mas creio que não resultará em nada. Quanto à uréia, acredito que adubar de nada adianta nessa fase, lamento dizer.
É continuar retirando as acículas queimadas ou atingidas, manter a planta no sol pleno, o dia inteiro, evitar rega com encharcamento, evitar adubação e aguardar que a planta se recupere. Além desse ponto, cuidar de mante-la afastada de outras da mesma espécie, caso tenha, para evitar contágio e disseminação.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Mar 01, 2011 1:41 pm Assunto: |
|
|
Marcelo, creio que orientações já foram dadas o suficiente e de maneira correta. então me abstenho a isso.
No entnto você fala que fez o que o Nicky orientou e a planta não está reagindo.
Bom, esperar reação deste tipo de planta, no estado que ela está em uma semana, é esperar o que não existe...
Se ela vier a reagir (e já estou usando o SE...) você apenas notará depois de várias semanas.
Uma coisa que não foi dita aqui é que este tipo de planta, na maioria das vezes que parece estar morrendo, na verade já morreu. a diferença é o tempo que as acículas levam até secarem, mas em temros vitais, normalmente a planta já era...
Não estou afirmando aqui que esta sua também já esteja morta, o que quero dizer é que a aparência não me anima muito. E que se ela se recuperar, vai demorar muitos dias até você perceber...
Acho que o Nicky disse tudo: o que poderia ser feito, está feito. Qualquer coisa a mais, como adubar, uréia, óleo, e tal, só poderia piorar...
Agora é esperar..
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Mar 01, 2011 3:02 pm Assunto: |
|
|
Marcelo, 99% de certeza que a causa é o aranhiço vermelho.
Coloque uma folha de papel em branco embaixo da folhagem e bata com a mão. Examine o que cair na folha. ´Minúsculos pontinhos se movendo, quase invisíveis, é o mardito.
Caso se confirme, a receita é aplicar acaricida ou enxofre.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Marcello WB 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 01, 2011 3:42 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio, fiz o que você falou com o papel e realmente vi alguns desses bixinhos minusculos andando... Tinha visto também alguns pontos brancos enquanto fazia a pinçagem outro dia.
Como eu aplico essa pesticida? Tem marca, nome etc? Ou é so comprar qualquer um?
Será que ainda ha tempo de salvar a planta? _________________ Marcello Wanderley |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Mar 02, 2011 3:06 pm Assunto: |
|
|
Marcelo, pelo estado da tua planta, o estrago foi grande e talvez não sobreviva. Contudo, vale a tentativa.
Acaricidas bons normalmente só vendem mediante registro como produtor.
Só se vc conseguir comprar através de alguém.
Menos eficaz mas fácil de achar e aplicar é o enxofre. Qualquer loja agropecuária ou floricultura deve ter. Pode usar também a calda sulfocálcica. Esta a razão de 2,0% diluido em água.
Inseticidas e fungicidas pouco resolvem pois os aranhiços voltam.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|