FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

GOIANIA em festa.
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 64
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Fev 25, 2011 10:42 am    Assunto: GOIANIA em festa. Responder com citação

GOIANIA 20/02/2011, domingo de muito sol e calor, dia de festa:

A convite do bonsaista Humberto, diligente associado da Associação Goiana de Bonsai, representando o Brasilia Bonsai Clube, comparecemos eu e o bonsaista Ronivaldo até a capital goiana para participar da concorrida reunião mensal realizada por eles. Além de nós, estiveram presentes bonsaistas de Araguari/MG e Uberlandia/MG. A festa foi na casa do bonsaista Ronan. Na imagem abaixo, eu, Humbertão e Ronan:



Como não poderia faltar, ao final uma foto reunindo a fina flor da associação e seus convidados:



Abaixo, alguns "momentos" da excelente reunião:
Roni (de óculos escuros) auxilia a bonsaista Kimika, de Caldas Novas/GO a estilizar um acer burgerianum:



Humbertão e Carlos Goes (Maninho) prestam assistência:



O bonsaista/forista Ruan compareceu ao evento com um magnifico buxus, pedindo que eu auxiliasse em uma estilização. Após analisar detidamente a planta, optei por han kengai, sugerindo a ele que primeiro fizesse alguns jin na base:

Ruan, munido com um "canivetinho" que emprestei a ele, deu inicio à árdua tarefa:





Claro que esses jin terão que ser melhor esculpidos futuramente, mas por ora era tudo que podiamos fazer. Em seguida, para baixar os troncos, usei presilhas plasticas:





Futuramente, quando a planta estiver recuperada e mais saudável, iremos aramar os galhos, cortando fora os excedentes, afim de melhorar a estruturação aerea. Como nesse dia, além dos jin e da tração foi realizado um reenvase, com corte de raizes grossas, achei melhor não aramar:



A festa teve bons momentos de descontração e alegria. Na foto, em primeiro plano a direita, o dono da casa, o bonsaista Ronan:





O bonsaista Roni observa Ronan trabalhando, concentrado:



O bonsaista Marcio, sob o olhar atento de seu filho e do bonsaista Jonathan, arama uma planta:



O bonsaista Ronan aproveita para aramar um piteco moyogi, plantado numa laje de pedra coletada por ele na area rural da cidade:



Os dois filhos do bonsaista Humbertão, atentos aos movimentos, com lapis e papel faziam caricaturas da turma. Este ano, ambos estarão presentes ao evento no Atelier do Dom Mario, em RP/SP:





Os bonsaistas Carlos Goes (maninho) e Humberto, prestam assistencia, explicando para a bonsaista Kimika como aramar corretamente o umê:



O bonsaista Marcio, com um mame de ficus nerifolia nas mãos, cumprimenta o bonsaista Humberto. Uma grande festa essa, com muito bate papo, camaradagem e descontração:

[img]https://picasaweb.google.com/nickyfury/GOIANIA?authkey=Gv1sRgCLupkImsh-vjdw#5577203184158639474[/img]

O bonsaista/forista Ronivaldo desfolha um acer burgerianum, a pedido da proprietaria, a bonsaista Kimika, de Caldas Novas/GO:



Dona Kimika, como nós a chamamos, sempre simpatica, solicita e atenciosa, observa atentamente o bonsaista Roni desfolhar seu acer:



De vez em quando ela dá uma "ajudazinha" para tirar as folhas mais renitentes:

[img]https://picasaweb.google.com/nickyfury/GOIANIA?authkey=Gv1sRgCLupkImsh-vjdw#5577203134961790098[/img]

Com um viveiro repleto de lindos trabalhos, aproveitei o momento para fotografar algumas plantas do nobre amigo Ronan, como esse ficus panda, estilo ishi tsuki:



Uma jabu estilo twister:



Um "kusamono" crescidinho, essa bananeira, plantada num vaso artesanal confeccionado pelo bonsaista Fellini, chamava a atenção de todos presentes:



Um magnifico trabalho, sobre uma laje de pedra, uma linda composição com duas variedades de ficus: panda e green island:



Um penjing, em forma de fonte, com um sistema de agua corrente por empuxo de bomba elétrica, com serissas:



Ao final, um grande almoço com churrasco. Muita descontração, amizade e a vontade de ficar mais um pouco. Mas o tempo urge, Brasilia dista 180km e depois de nos despedirmos de todos, eu e o "compadre" Roni tomamos o rumo de casa.

Aos bonsaistas da AGB meus agradecimentos pelo convite, bem como meus parabens pela ótima organização do evento, que certamente, como outros de que tive a grata satisfação de comparecer, foi muito proveitoso em todos os sentidos. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
MARCIO ROLDÃO
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 18/01/05
Idade: 56
Mensagens: 363
Localização: Timoteo MG

MensagemEnviada: Sex Fev 25, 2011 11:54 am    Assunto: Responder com citação

Deve ter sido um dia muito agradável.
_________________
"Bonsai no vale do aço"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 32
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Sex Fev 25, 2011 12:01 pm    Assunto: Responder com citação

É, deve ter sido muito legal mesmo! Very Happy
E aquela Bananeira... Sempre me perguntei se encontraria algo aquele tipo... Very Happy Como se faz para mantê-la daquele tamamnho?
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Becker
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/03/10
Mensagens: 575
Localização: Caçador-SC

MensagemEnviada: Sex Fev 25, 2011 12:14 pm    Assunto: Responder com citação

Very Happy Reunião com amigos não tem preço ,ainda mais se tratando de nosso hobi preferido , é muito gratificante.......... Wink
_________________
"O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/11/09
Idade: 44
Mensagens: 823
Localização: Itapuranga-GO

MensagemEnviada: Sex Fev 25, 2011 12:50 pm    Assunto: Responder com citação

Eu fiquei com muita vontade de ir mais estava meio sem tempo$$$$....
mais um dia desse vou num encontro...
Vou amolar o Marcio Celestino pra ver se ele me da mais mudinhas Laughing Laughing Laughing
_________________
Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)



Meu Facebook
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 64
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2011 4:41 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Leandro, tudo que posso dizer é que vale a pena dar uma esticadinha até Goiania e confraternizar com o pessoal de lá. Ótimos amigos, todos eles. Há muito que participo de alguns desses encontros que eles promovem, bem como de alguns cursos, que contaram, no passado, com a participação e orientação de bonsaistas consagrados nacionalmente, como o Valdir Hobus e o Roberto Gerpe. Very Happy

São pessoas simples, amigas, desinteressadas, que visam o mesmo que nós: fazer bonsai. Isso, por si só, já seria um ótimo motivo para ir até lá. Dessa vez, levei duas plantas para serem sorteadas: uma serissa e uma aroeira pimenteira. E mais umas plantinhas para doar a alguns amigos, como o Waine, o Humbertão e o dono da casa, o Ronan. Very Happy

Pena que não levei mais plantas para eles. Todos, sem exceção, merecem. Mas ficará para o próximo encontro. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
André Luiz Santos
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/08/10
Idade: 41
Mensagens: 398
Localização: Aracruz-ES

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2011 6:30 pm    Assunto: Responder com citação

Nick, muito bom, valeu por nos mostrar como foi esse grande domingo.
Me esclarece uma duvida, aquela Jabu que você fotografou, estilo twister, poderia me explicar sobre tal estilo, eu não conheço, me despertou um certo interesse porque tenho uma jabu meio que parecida.
Olha a foto ai, mas não esta no mesmo ângulo.
Abraço!

_________________
“A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta”
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 81
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2011 10:34 pm    Assunto: Responder com citação

Alô !!!!!!!!
Nicky amigo, bela postagem, belas fotos e como é bom encontrar amigos..
Fiquei aqui imaginando eu num local tão aprazível..........
Ia ser a GLÓRIA !!!!!!!!!!!
_________________
Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 64
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Fev 28, 2011 9:13 am    Assunto: bonsai Responder com citação

André, dentro das normas explicitadas, isto é, que limitam esse estilo, podemos considerar a sua planta como dentro dessa especificação, embora na maioria dos casos, o tronco apresente um desenho sinuoso mais intenso, como vc mesmo pode ver nas imagens abaixo:





Como outros estilos clássicos, esse tambem permite algumas variantes, acredito eu. Por isso, podemos inserir nele a sua planta. Rolling Eyes Veja outros exemplares:




_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
André Luiz Santos
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/08/10
Idade: 41
Mensagens: 398
Localização: Aracruz-ES

MensagemEnviada: Seg Fev 28, 2011 7:42 pm    Assunto: Responder com citação

Seria o mesmo que o estilo Nejikan???
Valeu pela atenção Nick!
_________________
“A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta”
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
HUMBERTO SILVA



Registrado: 08/06/08
Mensagens: 87
Localização: Goiânia - Goiás

MensagemEnviada: Seg Fev 28, 2011 11:12 pm    Assunto: ENCONTRO DE BONSAI DA A.G.B Responder com citação

Prezado Fernando!
Foi uma alegria imensa tê-lo recebido juntamente, com todos demais amigos de Brasília, Caldas Novas, Araguari, Uberlândia. Registro aqui que você sempre se fez presente de forma POSITIVA, PRO-ATIVA, HUMANA, DESAPEGADAMENTE. E é isto que penso estar levando a A.G.B. para diante. O último encontro, contou em torno de 50 pessoas ou mais. Isto para nos é motivo de alegria, recebi dois amigos de minas, todos se movimentaram. E esta é a tônica da A.G.B. Amizade, positivismo, auxilio, amor, irmandade, desapego, e um continuo exercício de humildade, (aqui é um vigiando o outro e as vezes "chutando a canela"...rs...dizendo ei baixa a bola...rs.rs.rs). Como toda Associação, passamos períodos negros, em que turbulências sopraram em direção as pedras, e essas mesmas pedras vieram de encontro da A.G.B. para torná-la mais forte, mais firme, mais madura, no que diz respeito ao significado de Bonsai e sua importância, não so na arte, mas também na relação e desenvolvimento do homem como um ser humano melhor. Quero aqui dizer para outras Associações e outros bonsaistas que existiram momentos na A.G.B. que um bonsaista da Diretoria da A.G.B. olhou para um único remanescente Associado e disse: "Se você continuar de pé eu também continuo, e a A.G.B. continuara, nem que seja só com nos dois". Esse dialogo faz mais ou menos 1 anos. Hoje contamos em torno de 20 Associados e na última reunião cerca de 50 pessoas com três Estados presentes e 6 Municípios representados. Após a noite, sempre vem o Sol...e este BRILHA PARA TODOS....L I T E R A L M E N T E.
www.agb-bonsai.com.br
_________________
Humberto Silva
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/06/06
Idade: 50
Mensagens: 799
Localização: Ribeirão Preto - SP

MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2011 12:37 am    Assunto: Festa grandiosa Responder com citação

Muito obrigado por partilhar conosco esta festa Nick. Fico muito feliz pelo sucesso de todos no mundo bonsai.
Caro amigo Humberto, sem trabalho e suor não conseguimos grandes vitorias e para conseguir reunir esta quantidade de pessoas numa arte que é relativamente pouco divulgada se deve a isto, trabalho, suor, amor, dedicação e empenho.

Parabens a todos pelo sucesso.

Abraço fraterno
_________________
" Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado "
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 64
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2011 7:55 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Humbertão, meu bom amigo, sinto-me honrado de fazer parte de sua relação de amigos e ser convidado para a festa de voces. É sempre um enorme prazer para mim poder participar e realizar essa comunhão no bonsai com todos da Associação Goiana de Bonsai. Fortaleza começa assim mesmo: uma base sólida, na rocha. Estilo Ishi tsuki. Very Happy

André, o estilo Twisted caiu um pouco em desuso. Vez ou outra surgem plantas com o tronco nesse formato, mas se vc observar as imagens, verá que quase sempre são formados a partir de mudas velhas, obtidas em viveiros ou via yamadori. A maioria das plantas jovens, porém, devemos destacar que são provenientes da China, que produz bonsai em escala industrial, tipo linha de montagem.

Lá, vc encontra esse estilo constantemente. A empresa paulista Bonsai Kai costuma vender essas plantas, isto é, plantas ainda estilizadas nesse formato arcaico, mas a maioria dos bonsaistas atuais não costuma mais formar troncos novos dentro dele, por considerar ultrapassado, anti natural, ainda que, como se pode observar em algumas das imagens que postei, haver ocorrencias na natureza dentro desse estilo. É uma incongruência, creio.

De qualquer forma, o estilo NEJIKAN, tem outro significado e formato: significa tronco que se retorce sobre si mesmo, enquanto que o estilo TWISTED significa tronco retorcido, apenas. Veja as imagens do Nejikan e compare com o twisted, que postei antes:







No estilo Twisted o tronco tem um movimento sinuoso, bem pesado, caracterizado por essa expressão, enquanto que no estilo Nejikan o tronco retorce sobre si mesmo, como se fosse um parafuso de rosca soberba. A diferença entre um e outro é bem peculiar, ainda que pareça ser sutil, ela existe. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 32
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2011 9:45 am    Assunto: Responder com citação

Interessante... E como fazer com que o tronco se retorça sobre ele mesmo?
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 78
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2011 2:54 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky, velho amigo!

É muito bom ver e, principalmente, participar de reuniões como esta.
É um momento mágico em que saímos da realidade deste mundo.

Um abração
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil