|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Dom Fev 27, 2011 11:39 pm Assunto: Pyracantha Podada e Aramada (ATUALIZAÇÃO 23.4.2011) |
|
|
aqui vai as fotos da minha pyracantha, foi podada e aramada hj pelo um bonsaista amigo meu que esta me ensinado sobre bonsai.
ANTES.> http://img710.imageshack.us/i/noseinome2.jpg/
ELA HOJE .> http://img638.imageshack.us/i/pyracantha1.jpg/ e .> http://img820.imageshack.us/i/pyracantha2.jpg/
se alguem puder colocar ela como imagem agradeço, outra coisa o modelo dela e qual? diga a modelagem dos galhos que nome se dá? ( esqueci de perguntar), e outra não sei se é a época certa mais podamos ela hj.
ficou boa?
Editado pela última vez por oamit em Sáb Abr 23, 2011 10:55 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Fev 28, 2011 9:03 am Assunto: Re: Pyracantha Antes Depois Podada e Aramada |
|
|
 _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Fev 28, 2011 9:05 am Assunto: |
|
|
tire fotos com um pano preto atras da planta,
tire fotos de varios angulos: frente, trás, esquerdo, direito, superior e detalhes do nebari.
esta eu plantaria num escorredor com pedriscos e areia grossa... futuramente colocaria numa mamadeira _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 28, 2011 1:07 pm Assunto: |
|
|
poderia me dar detalhes, do escorredor, mamadeira como proceder fazendo isso tudo e o porque de fazer isso?
é que eu sou iniciante e por mais que eu leia sobre sempre fico com duvidas, vlw |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 01, 2011 10:21 pm Assunto: |
|
|
ELA HOJE ->
ELA ONTEM ->
ninguem opina assim fica dificil pra mim que sou iniciante
[/img] _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 01, 2011 10:42 pm Assunto: |
|
|
oamit o estilo que ela tem é o moyogi.
Eu te aconselharia colocá-la para engrossar o tronco. Para isso pegue a maior bacia que você encontrar, eu tenho duas em bacias de 60 litros, e plante-a. Eu usei como substrato nas minhas uma mistura de terra vegetal e areia de construção, 20 kg de areia para cada 5 kg de terra, assim fica mais barato e funciona muito bem.
Depois escolha alguns galhos e deixe-os crescer livremente. Umas das minhas piracantas está com um galho com quase um metro e meio de comprimento e o tronco já está atingindo cerca de 4 cm de diâmetro. Escolha galhos na parte de traz e os mais baixos, assim o tronco engrossa mais na parte de baixo do que na de cima e a planta fica mais valorizada. Esses galhos que vão crescer se chamam galhos de sacrifício, ou seja, só estão lá para engrossar o tronco e depois serão cortados.
Quando for replantar cuide para que o nebari (raiz) cresça da forma certa.
Veja esse tópico sobre nebari para ter uma idéia:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17246 |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 02, 2011 9:25 am Assunto: |
|
|
RESOLVI FAZER UMA MODIFICAÇÂO EM UM DOS GALHOS, Fiz Bem?
aqui estãso as imagens ->
aqui a tração no galho com arame mais grosso ->
Visão aerea da mesma ou de cima ->
aguardo as sugestões.
um abraço a todos. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 02, 2011 2:16 pm Assunto: |
|
|
ficou bom a tração nesse último galho?
 _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Mar 02, 2011 6:04 pm Assunto: bonsai |
|
|
Oamit, mantendo sua planta no vaso em que ela está atualmente, sugiro ao nobre colega retirar as pedrinhas que recobrem o solo, pois apesar de que talvez vc até as considerar "bonitinhas", elas atrapalham, vez que não permitem que se visualize o solo, contribuindo para uma rega incorreta, vez que, não vendo como o substrato se encontra, se úmido ou encharcado, vc pode incorrer no erro de regar além do necessário, comprometendo sua planta.
A piracanta é uma excelente planta para se trabalhar. A sua possui uma boa estrutura de galhos, mas peca pela ausencia de conicidade adequada. O que é conicidade, afinal? Se vc observar uma arvore qualquer na natureza, verá que ela possui um tronco com uma base ampla, que, à medida que seus olhos percorrem o tronco até a copa mais alta, este vai se afunilando gradativamente. A isso chamamos conicidade, ou seja, forma cônica.
Para melhorar esse aspecto em sua planta, resultando um trabalho estéticamente mais interessante, com uma boa conicidade, sugiro efetuar alguns cortes, eliminando o excesso. O que deixa um bonsai bonito não é o excesso de galhos, mas sim o mínimo necessário para que a estrutura aerea fique adequada, haja harmonia em toda a planta, e, ao final, resulte em algo que, visualmente falando, tem bem mais atratividade.
Por isso, minha sugestão é vc cortar nas linhas vermelhas, sendo que no galho da direita vc observa o novo ápice, isto é, o galho que deverá ser aramado e convertido no novo ápice da planta. Com essas alterações, sua planta ganha conicidade, movimento sinuoso no tronco, e um belo visual, que além de ficar esteticamente mais considerável, apresenta-se um trabalho mais técnico, digno de ser considerado um bonsai:
Para o futuro, caso siga minhas orientações, vc deverá efetuar um reenvase, substituindo o vaso atual por outro, redondo e menor, o que irá resultar num trabalho bem mais interessante, inclusive. Com os galhos cortados, vc poderá formar novas plantas, vez que a piracanta pega super fácil de estaquia. Enterre todos os galhos em areia grossa de construção, sem peneirar, molhando bem e conservando em meia sombra. Logo retornam novas mudas para formar outras plantas igualmente interessantes.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 02, 2011 6:24 pm Assunto: |
|
|
entendi, ainda falta muito para ela ser um bonsai pelo que entendi, mais nada empede de fazermos melhorias não é mesmo, quem aramou ela foi um profissional que esta como bonsaista a uns 15 anos, e eu paguei a ele R$ 40,00 para fazer o serviço, já que eu sou principiante na área, então porque será que ele não removeu os galhos?
Queria que ela pegasse tronco mais já li sobre a mamdeira mais fiquei confuso.
preciso realmente que alguem me ensine na pratica, nem que eu tenha que pagar novamente, vivência fica mais fácil e você não erra mais.
Realmente muito obrigado pela LUZ.
Mudando um pouco de assunto, achei um tronco num canteiro velho de uma eugênia aqui no RJ, ainda hoje eu posto foto dela aqui.
Tô indo lá pergar ela hj ainda lá pras 22 horas. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 9:46 am Assunto: bonsai |
|
|
Oamit, minha sugestão seria no sentido de que voce participasse de um curso para iniciantes na arte bonsai. O bonsaista Roberto Gerpe, por exemplo, seria um ótimo professor. Com ele, vc aprenderia não só a fazer bonsai, como tambem a aramar corretamente, promover desfolhas, estilização, dentre outros recursos úteis para qualquer um que queira avançar na arte do bonsai.
Se não me falha a memória, ele me disse que reside em Ponta Negra. Entre em contato com ele e marque um horário. O fone que ele me passou, quando nos encontramos em Goiania foi o 21-2648-2523. Ou, então, procure o pessoal que se reune periodicamente na Chacara Tropical:
http://www.chacaratropical.com.br/blog/bonsai/
Buscar conhecimento com professores capacitados e reconhecidos no cenário nacional é o melhor caminho para adquirir técnicas e aprender sobre a arte. E o bom é que vc mesmo irá fazer seus trabalhos, sem precisar ficar pagando caro por isso a ninguem.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 9:25 pm Assunto: |
|
|
Oamit !!!!
Gostei do nome, bem sugestivo e entendi perfeitamente.....
O que o amigo Nicky falou está perfeito, entre em contato com o Gerpe e ele será um excelente professor, fazendo com que você aprenda a arte FAZENDO. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 22, 2011 12:20 am Assunto: |
|
|
Imagens da nova brotação
aguardo opiniões e sugestões dos amigos.
nessa foto o galho central por algum motivo morreu está quase totalmente seco, devo retira-ló?
SUPOSTA FRENTE
acho eu que ta pegando uma encorpada ela..... será mesmo?
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 23, 2011 10:53 pm Assunto: |
|
|
Novidades estilo mudado, fotos novas e novas ideias.
preciso de vocês com as opiniões.
FUTURAS PROJEÇÕES :
1) CORTAR O GALHO EMBAIXO OU
2)OU TRACIONAR O MESMO PARA BAIXO E FAZER UMA TERCEIRA BANDEJA CASCATA.
Aguardo Opiniões.
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 24, 2011 8:37 pm Assunto: |
|
|
queria uma opinião em retirar o galho ou não, mais percebo que o pessoal aqui não gosta muito de piracantha não.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|