| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico | 

| Autor | Mensagem | 

| Pedro Catarin 5.o PASSO

| 

|  Enviada: Seg Nov 29, 2010 9:01 pm    Assunto: Eugenia... SOCORRO! - atualizando... |   |  
				| 
 |  
				| Olá a todos! Bom, já fiz um tópico sobre a eugenia descrita aqui (aquela do CEAGESP), ela chegou bonita e tudo o mais, aí, fiz umas intervenções: 
 1ª intervenção: Retirei ela do vazo e podei as raízes, deixando mais ou menos uma mão de raiz. pós isso coloquei ela num vazo retangular de plástico mais ou menos do mesmo tamanho que o anterior.

2ª intervenção: Depois de uns 2/3 dias, ela estava ótima, verdinha, com as folhas retas e brilhantes, então, não conhecendo muito sobre a espécie, coloquei ela no sol (direto), pensando fazer bem a ela.

Agora os resultados do erro...

1ª Resultado: No dia seguinte ela dobrou todas as folhas, as folhas ficaram secas, duras e foscas, ficaram fracas e fáceis de cair.

2ª Resultado: Passados 5 dias, resolvi da uma lida aqui no fórum, e vi um post que comentava que a raiz era o espelho da copa da árvore, então resolvi podar a copa de minha eugenia. Deixei ela com mais menos 3 dedos a menos de copa de todos os lados, deixando ela em formato de bola.

Agora as providências:

1ª Providencia: Durante as noites deixava um gelo encima do vazo, perto do tronco da planta, para mantê-la bem hidratada durante a noite. Quase todas as manhãs eu regava ela com o "chuveirinho" do banheiro, para ela ficar bem molhada.

2ª Providencia: Depois que ela começou a secar as folhas parei imediatamente de deixa-la no sol (deixando somente na sombra).

Os pedidos:

1º Pedido: Gostaria que me respondessem porque ela secou suas folhas, se foi mesmo por causa do sol ou pode ser por outra coisa.

2º Pedido: Se tiver alguma solução eu peço POR FAVOR que me digam qual é, porque não gostaria nada de perde-la.

3º Pedido: Gostaria que alguém me passasse alguma dica sobre a espécie   que agora possuo que é no caso, a eugenia.

Agradeço a atenção de todos que me responderem e que me passarem os cuidados e dicas referentes a espécie.

Obrigado desde já!!!

Editado pela última vez por Pedro Catarin em Ter Nov 30, 2010 9:58 am; num total de 1 vez
 |  | 

|  | 

| edson0605 PARTICIPANTE

| 

|  Enviada: Seg Nov 29, 2010 10:05 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| Olá Pedro, de fato ao podar as raízes deveria fazer uma redução proporcional da massa verde. A tua planta secou por isso e por ficar exposta ao sol. O que ela precisa agora é descansar depois destas intervenções que você fez. Sombra e água fresca!!!
 Abraço.
 Edson.

|  | 

| Tiago R 4.o PASSO

| 

|  Enviada: Seg Nov 29, 2010 10:48 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| Se o substrato for bem drenante regue ao final do dia, todo dia. Se não for tão drenante, e segurar bem a umidade, molhe apenas quando notar que está seco.

É assim que tenho feito com eugenias e visto elas reagirem bem.

Não são tão sensíveis... Outro dia vi várias numa floricultura, com o torrão seco...muito seco, mas a folhagem muito viva.

Cuide dela, sem frescuras, e ela reagirá daqui uns 30 dias.

Se não conhece: http://aidobonsai.wordpress.com/
 |  | 

|  | 

| 

|  Enviada: Ter Nov 30, 2010 9:43 am    Assunto: Eugenia... SOCORRO! |   |  
				| 
 |  
				| Muitíssimo obrigado pela ajuda! Aqui vão algumas fotos de como ela era e como está:

Chegou assim:

[/img] 
 Agora, como ela está:

Da para notar as folhas curvadas e sem brilho, e na última, o substrato que usei que foi barro (que já veio no vazo antigo), terra vegetal (pequenas porções) e um pouquinho de terra vermelha.

Mais uma vez, obrigado pela atenção de todos, continuem dando dicas e tudo o mais, ficarei feliz em responde-los
  [/img] _________________
 Planta! Vai que pega...
 |  | 

|  | 

| 

|  Enviada: Sáb Jan 01, 2011 9:51 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| Estes dias dou uma "abanada" com as mãos nas folhas e mais um monte delas caem. Ela ainda está sequinha, com bem menos folhas mas ainda está verde. Rego todos os dias mas ela não recuperou e nem deu sinal de que está... =/ 
 Será que ela recupera? Ponho ela no sol (pode ser falta dele)? Adubo? Troco substrato? Corto e deixo só o "toco"?

Desculpem pelas perguntas exessivas mas estou muito preocupado com ela... TT

Abraços...!

|  | 

| Ricardo Paiva PARTICIPANTE

| 

|  Enviada: Dom Jan 02, 2011 1:44 am    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| Olá Pedro, por desconhecimento você cometeu alguns erros que afetaram de forma significativa sua Eugênia: 1 - quando se faz poda raízes e consequentemente transplante, a copa também deverá ser reduzida proporcionalmente. Outra coisa importante é saber se a espécie que está sendo trabalhada suporte que nível de poda de raízes: 30%, 50%?
 2 - uma planta transplantada NUNCA deve ser exposta ao sol direto. Como ocorreu redução das raízes, a capacidade de absorção de água e nutrientes foi reduzida. Expo-la ao sol pode acelerar sua desidratação.
 3 - as regas devem ser feitas para manter a umidade do substrato, independente se ele for muito ou pouco drenante.
 4 - Plantas transplantadas não devem ser adubadas antes de 40 dias.
 5 - Não precisa trocar de substrato agora.
 6 - Elimine todas as folhas secas mas não elimine os galhos deixando só o tronco.
 7 - Não mexa na planta. Deixe ela quieta para ver se ela se recupera.
 Boa sorte.

Ricardo Paiva
 http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
 |  | 

|  | 

| 

|  Enviada: Dom Jan 02, 2011 8:14 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| Então acho que terei de desfolha-la completamente, pois afinal, todas as folhas estão como na última foto e caem facilmente quando tocadas. 
 Acho que já se passaram 40 dias então irei dar uma "adubadinha".

Irei mante-la na sombra e esperar...

Abraços e muito obrigado pela atenção Ricardo!!!

|  | 

| Leco 

| 

|  Enviada: Dom Jan 02, 2011 8:40 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| Pedro, espere a planta se recuperar para depois aduba-la!!! Faça apenas oque o Ricardo citou e boa sorte! |  | 

|  | 

| Elio PARTICIPANTE

| 

|  Enviada: Dom Jan 02, 2011 9:09 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| Pedro, não adube e nem coloque gelo sobre o substrato. Só regue quando a superfície do substrato estiver seca.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos."    Jó 14:7
 |  | 

|  | 

| Nikkei 100 PARTICIPANTE

| 

|  Enviada: Seg Jan 03, 2011 7:35 am    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| Pedro, retire todas as folhas e deixa ela quieta, sem adubo e sem gelo. O substrato não precisa ficar molhado, mas sim úmido. Deixe na smbra e não mexa no substrato de maneira alguma agora. Apenas aguarde. Sei que quer fazer o possível e o impossível, mas agora é paciência... a recuperação agora dependerá da planta. _________________
 Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
 |  | 

|  | 

| André dos Santos Guimarãe 1.o PASSO

| 

|  Enviada: Seg Jan 03, 2011 1:51 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| Pedro eu sei que ao achar que vamos perder uma planta a gente fica muito triste e isso faz com que a gente mexa nela mas do que devemos, só que agora o que você deve fazer é deixar ela sem mexer em nada, só regar conforme a necessidade. Eu tenho uma eugenia que estava muito bonita e como você eu a coloquei no sol logo após o transplante e ela secou completamente, deixei ela na sombra em um local que só pega sol pela manhã bem cedo e o resto do dia ela pega apenas um pouco de luz indireta, por fim ela recuperou só que ela perdeu a maioria dos galhos. O negocio agora é só paciência e mais nada. Um abraço.

|  | 

| 

|  Enviada: Seg Jan 03, 2011 2:02 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| Nossa valeu pessoal! Estou muito contente pela atenção e ajuda que vocês estão me dando! 
 Então irei tirar as folhas e esperar...

Abraços e muito obrigado!!!

|  | 

| neiluis 3.o PASSO

| 

|  Enviada: Seg Jan 03, 2011 2:54 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| e pedro agora entao e so esperar ea recuperaçao e e assim mesmo e erando que se aprende...rsrsrs

www.espacobonsai.blogspot.com
 |  | 

|  | 

| 

|  Enviada: Seg Jan 03, 2011 6:35 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| Retirei todas as folhas e díminui uns 2 dedos de cada galho, deixando ela bem menor, coloquei ela na sombra e deixei o solo úmido... aí, é esperar agora... 

|  | 

| Faugustobr 2.o PASSO

| 

|  Enviada: Ter Mar 01, 2011 4:49 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| E aí Pedrão, sua Eugenia já está melhor? 
 Fábio
 |  | 

|  | 

|  |