|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 12:01 am Assunto: O Resgate Da Eugênia 3/03/2011 às 23:30 Hrs. |
|
|
Estava eu voltando agora as 23 horas do centro da cidade do RJ, quando passo num canteiro perto aqui de casa vejo um Sr. com uns 55 anos limpando os canteiros de frente de sua casa, quando olho para o meio do entulho das plantas me deparo com un tronco cheio de Eugênias, eu pérguntei senhor todas essas plantas vão ao lixo? Obtive a resposta SIM, então eu disse a ele posso pegar o que eu quizer e levar? a resposta tambem foi positiva " Fique a vontade meu filho", e ele me perguntou, o que vc vai fazer com esse toco feio, ele me perguntou, ai eu disse a ele que ia tentar deixar aquele toco mais bonito, e até mostraria a ele o resultado alguns meses mais a frente, espero poder e conseguir recuperar ela, pq não sei quanto tempo essa planta ficou largada ao chão.
fiquei até triste quando vi, pq por incrivel que pareça, eu vi uma floresta linda de eugênias aqui mesmo no forum, e tive muita vontade de fazer uma igual, quem sabe agora eu consiga, a eugênia se propaga facil com Estacas?
Aqui as fotos do resgaste, conto com todos para me ajudarem na recuperação dela.
Pessoal Coloquei ela nesse recipiente de Plastico, Fiz Furus em baixo para sair a água , coloquei 40% de susbtrato que eu tinha aqui, e metade de terra preta ( do canteiro do meu predio), coloquei um enraizador assim como eu tenho posto na piracanta que eu tenho, pra ajudar a fortalecer as raizes já que ele terá que tentar se recuperar da remoção dela do canteiro.
O que mais eu posso fazer, ela pega de estaca? é possivel eu arriscar arrancar uns galho do tronco e por pra enraizar?
Me ajudem PLz todas as idéias são válidas, mais preciso de sugestões rápido tenho medo que ela morra.
QUEM SABE SAI A MINHA FLORESTA
Um Abraço à todos.
Fotos ->
 _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 10:18 am Assunto: |
|
|
Não são tão fracas, mas não corte mais nada e deixe-a quieta. |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 10:35 am Assunto: |
|
|
E ae, blz!?
Tente manter o equilíbrio entre a quantidade de raízes e massa verde.
No seu caso, eu diminuiria pela metade a massa verde.
E o solo tem que ser leve e drenante.
Não exponha ao sol forte, até a recuperação.Prefira o início da manhã.
Não adube até a recuperação.Em média 30 dias de repouso.
Não use arame agora, nem fique trocando de lugar, só gire o vaso no mesmo lugar. Espero ter ajudado, abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 11:47 am Assunto: |
|
|
ajudou sim , mais quando diz "Diminuir massa ver, isso quer dizer o que?
e outra coisa ela pega em estacas??
deixo ela lá ou transfiro para o escorredor que eu comprei?
essa pote de sorvete está todo furado foi improvisado, deixo ela ai mesmo?
posso continuar colocando o liquido misturado com água para fortalecer as raizes?
ou rego somente com água normal?
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 12:16 pm Assunto: bonsai |
|
|
Oamit, sugiro o nobre colega promover um corte no tronco, visando reduzir a altura da planta, proporcionando uma boa base para desenvolver um trabalho mais promissor, futuramente. Acima das brotações mais baixas, corte uns tres dedos acima delas. Com os galhos, poderá formar novas plantas a partir de estacas enterradas em areia grossa de construção, sem peneirar.
Os galhos que ficarão na planta devem ser podados tambem, cortando-os pela metade de sua altura, de maneira a adequar o tronco menor com uma boa estruturação aerea a ser formatada a partir deles.
Faça o plantio correto, usando um escorredor ao invés do recipiente atual. Depois de transplantada, mantenha em local semi sombreado, onde a planta receba luz e calor solar apenas pela manhã, evitando o sol forte da tarde. Não irrigue com mais hormonio, use apenas agua comum, evintando porem encharcar o substrato. Cuide que o solo fique apenas ligeiramente umido entre uma rega e outra. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 12:35 pm Assunto: |
|
|
então passo para o escorredor logo hj?
corto logo o tronco? e a partir desse tronco enterrando saem novos brotos?
posso enterrar o tronco no canteiro do meu predio? ou tem que ser rigorosamente na terra de obra?
um abraço e obrigado
OBS: Enquanto não tranfiro para o escorredor , vou logo cortar os galhoe pela metade e posto a foto aqui, para ver se ficou legal. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 1:33 pm Assunto: |
|
|
nickyfury tenho as imagens coloquei ela como pediu no escorredor já devidamente umidecida.
OBS: Não consegui retirar o tronco ainda, acho que vou ter que arrumar uma serra ou algo do tipo já que não tenho a tesoura de jardineiro, o tronco está muito forte, na faca nem nada parecido daria para retira-lo.
novas fotos:
ai esta numa marca aonde será cortado o galho conforme indicado pelo nickyfury, fucarão 3 dedos abaixo do primeiro galho.
bom espero estar fazendo os procedimentos certos, aguardo mais sugestões vamos continuar acompanhando.
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 2:19 pm Assunto: |
|
|
porcaria, não sei exatamente aonde devo cortar o tronco, to com medo de assassinar a eugênia.
HELP !
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 2:43 pm Assunto: bonsai |
|
|
Oamit, para facilitar sua vida, veja onde marquei com linha vermelha, a area ideal de corte. Repare que além de cortar o tronco, os galhos tambem devem ser podados. Oportunamente, quando a planta estiver devidamente recuperada dessa intervenção, emitindo novas brotações, vc poderá baixar esses galhos, com aramação, visando deixa-los numa posição mais horizontal. Por enquanto, só isso basta:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marlon Fontoura 1.o PASSO

Registrado: 29/12/07 Idade: 42 Mensagens: 108 Localização: Rib. das Neves- MG
|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 5:49 pm Assunto: |
|
|
Observei que sua eugênia foi plantada no escorredor, aconselho a amarrá-la no escorredor, pois da forma que está, um esbarrão pode arracá-la. No mais siga os conselhos do Nick. |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 03, 2011 6:33 pm Assunto: |
|
|
flw. amarro com que arame mesmo?
Se eu cortar ali sai todos os galhos tambem?
ou corto somente o toco ?
aguardando as respostas, para iniciar.
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 04, 2011 1:36 pm Assunto: |
|
|
Ela está presa, prendi hoje ainda à pouco, só não sei que ferramenta usar para cortar o tronco e se os galhos que seram removidos junto com o corte do tronco vão brotar como estacas.
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 05, 2011 4:26 pm Assunto: |
|
|
como o nicky falou eu fiz aqui estão as imagens.
essas estacas se plantadas com enraizador elas brotam?
aguardo as guestões, só espero ter feito certo. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Mar 05, 2011 5:06 pm Assunto: bonsai |
|
|
Retire o excesso de folhagem das estacas, mantendo só uns raminhos na ponta. Deixe as estacas com a parte a ser enterrada imersa em solução contendo hormonio enraizante por uns vinte minutos, depois é só plantar, colocar na meia sombra e esperar que brotem. Lembrando que a melhor época para fazer estacas é na primavera, e não agora. Tentar não custa nada, então faça.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 05, 2011 5:13 pm Assunto: |
|
|
então Nick, elas já estavam num pote com a terra umidecida com o liquido enraizador, acabei de retirar elas e coloquei no pote com somente o liquido, vou deixar por meia-hora, qual a % de chance de dar certo?
quanto ao tronco ficou bom?
estranho o tronco tem uma aparência de meio morto, será que vão brotar dele novos ramos?
principalmente na parte cortado, ou somente nascem ppelas laterais?
obrigado. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|