|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Mar 01, 2011 5:27 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio, meu chapa, é bem como vc colocou, garoto. Eu gosto muito de participar de eventos e reuniões, seja aqui no DF ou fora. A amizade que nós formamos a partir desses encontros é o que mais me anima a querer marcar presença, além do bonsai, é claro. Sempre engrandecedor vermos o trabalho realizado nessa área por outras pessoas, fora do nosso "mundinho" particular.
Guilherme, algumas espécies, como por exemplo a romanzeira, possuem variedades que crescem naturalmente se retorcendo sobre si mesmas. A propósito disso, inclusive, postei imagens e tópicos, esclarecendo com minucias sobre essa planta em particular, da qual tenho quatro plantas em meu viveiro, atualmente se desenvolvendo a contento.
As outras, como o junipero por exemplo, podem ser formadas de várias maneiras, sendo que a principal é retirando a casca num movimento que imite essa particularidade, ensejando que ao final fique estabelecido esse movimento como algo naturalmente construído.
John Naka, por exemplo, postulou em seus livros que a construção desse estilo poderia ser obtida a partir do uso de aramação: enrolando-se vários arames, um ao lado do outro, firmemente ancorados na base, até o ápice, bem apertados, de maneira a que após determinado tempo, ao serem retirados, teriam "sulcado" bastante a casca do junipero ou pinheiro, resultando que o "movimento" sinuoso característico do Nejikan ficaria, dessa forma, "impresso" na madeira para sempre.
Claro que, usando a técnica descrita por Naka, o resultado seria alcançado com um shari ao longo do tronco, isto é, desde a base até o ápice. Seria algo mais ou menos como mostrado na imagem abaixo. No caso, o pinheiro ainda está com o arame enrolado em todo o tronco:
Guilherme, é preciso estar atento a que nem todos os estilos são aplicáveis a todas as espécies. Algumas, por exemplo, não se encaixam bem, em determinados estilos, sendo o resultado final um tanto quanto "artificial", isto é, fugindo muito do que poderíamos analisar detidamente como sendo um bonsai de qualidade. É preciso haver adequação entre o estilo e a espécie, para que o resultado possa ficar o mais próximo possível de uma ocorrencia natural, do tipo que não se percebe a ação humana na sua construção. Esse é o ideal do bonsai.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Ter Mar 01, 2011 6:45 pm Assunto: |
|
|
Valeu Nick, eu já tive a oportunidade de ver arvores no estilo Nejikan em costões de rocha, acho que a carência de água, calor e altitude influênciam nessas torções do tronco. _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Ter Mar 01, 2011 6:51 pm Assunto: |
|
|
Valeu pelas informações, Nicky!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
HUMBERTO SILVA

Registrado: 08/06/08 Mensagens: 87 Localização: Goiânia - Goiás
|
Enviada: Ter Mar 01, 2011 11:21 pm Assunto: Re: Festa grandiosa |
|
|
Edmilson escreveu: | Muito obrigado por partilhar conosco esta festa Nick. Fico muito feliz pelo sucesso de todos no mundo bonsai.
Caro amigo Humberto, sem trabalho e suor não conseguimos grandes vitorias e para conseguir reunir esta quantidade de pessoas numa arte que é relativamente pouco divulgada se deve a isto, trabalho, suor, amor, dedicação e empenho.
Parabens a todos pelo sucesso.
Abraço fraterno |
Em nome dos Agebianos que persistem em buscar a Arte Bonsai, Agradeço pelas palavras insentivadores. Um forte abraço. E aqui em nome do Presidente da A.G.B. Convido a todos bonsaistas do Brasil a comparecerem sempre que quizerem em nossas reuniões. A hospedagem e a alimentação a gente se vira aqui.
novamente obrigado.
Humberto Silva - Goiânia - Go.
www.agb-bonsai.com.br _________________ Humberto Silva |
|
|
 |
WagnerArnaut

Registrado: 22/09/10 Idade: 46 Mensagens: 78 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sex Mar 04, 2011 1:47 am Assunto: |
|
|
Grande Humberto,
o amigo Nick tinha me convidado para ir com ele e o Roni comparecer ao encontro em Goiânia.
Fiquei com muita vontade de ir, mas infelizmente não pude.
Na próxima compareço sim. Muito obrigado pela acolhida aos amigos de outras cidades.
Nick, valeu pelo convite.
Wagner Arnaut |
|
|
 |
HUMBERTO SILVA

Registrado: 08/06/08 Mensagens: 87 Localização: Goiânia - Goiás
|
Enviada: Sáb Mar 05, 2011 12:13 am Assunto: ENCONTRO DE BONSAI DA A.G.B |
|
|
Caro Wagner!
E muita satisfação, receber pessoas que tem interesse comum, minha casa e minha familia, estão aposto para receber os amigos. Será um prazer recebê-los quando quizerem ou puderem vir a Goiânia.
Um Abraços.
Humberto Silva. _________________ Humberto Silva |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|