|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Mar 05, 2011 11:08 pm Assunto: Bonsai Figo |
|
|
Acabei de adquirir esse rapaizinho aqui, realmente uma graça ele já tem 4 aninhos de idade, veio com instruções e tudo, queria saber se eu posso dar torta de mamona pra ele e farinha de osso?
achei ele muito simpático.
Pessoal qualquer sugestão é bem vinda, para a melhoria dele, aguardo o comentário de vocês.
Um abraço à todos.
 _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 44 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Mar 06, 2011 2:24 am Assunto: |
|
|
Eu arrancaria aqueles tocos de pódas que aparecem na 3ª foto deichando o tronco mais uniforme,
nada como um alicate bolha, concavo, lateral ou até um de eletricista que resolve e uma pasta cicatrizante,
espere um mês e tranplante ele para um recipiente maior ou escorredor-mamadeira para melhorar a grossura do tronco e trabalhar o nebari que por enquanto parece não ter...
É o que eu faria, mas vamos esperar mais opiniões para ver qual mais você se agrada...
abraço oamit... _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 06, 2011 12:44 pm Assunto: |
|
|
queria ver se apareceria mais um galho aonde vc falou, pra ela ficar com 3 galhos, dai pra frente eu coloco ela no escorredor, só não encontrei nada no forum sobre hora de certa de fazer isso ( por no escorredor), vi que o nebari dela evolui bem, engrossa rapido. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Mar 06, 2011 3:55 pm Assunto: |
|
|
Oamit, o Fabrício deu boas recomendações:
1. ajeite essa cicatrizes
2. Passe em seguida um bom selante pois em ferida de Ficus carica costuma penetrar um inseto, "broca"
3. Pode adubar no outono
4. Em Julho (essa espécie se poda no inverno), pode todos os galhos (deixe sem folha nenhuma) e transplante. Nascerão novos ramos, inclusive onde vc espera.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Mar 06, 2011 4:16 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Elio,
Complemento acrescentando um tópico já criando aqui sobre a Carica que achei muito completo.
Amigo oamit,
nesse linck tera mais opiniões que lhe deixaram bem seguro do que fazer credenciando o que eu disse e que o grande Elio detalhadamente te passou também...
Qualquer caminho que você tome ela dificilmente ficara feia, a Carica é sempre muito bonita...
abraço aos dois, valeu....
o linck é esse: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9138 _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 06, 2011 4:46 pm Assunto: |
|
|
bleza, só não to sabendo como adubar com torta de mamona e farinha de osso, tem um copinho , algo assim, realmente não sei como se adubo, sendo que já até tenho o adubo. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 06, 2011 4:56 pm Assunto: |
|
|
não só li a matéria que está excelente como vou tambem imprimir ela.
realmente a matéria está perto da perfeição, obrigado pelo link, em breve o meu estará como o da revista, minha fé é grande.
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Dom Mar 06, 2011 5:46 pm Assunto: |
|
|
Elio! Grande homem! Muitíssimo obrigado pelas dicas que aqui você postou!
oamit, trabalhe bem nessa planta, se esforce, se dedique, que terá uma bela planta em alguns (não muitos) anos!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 06, 2011 5:52 pm Assunto: |
|
|
ela é muito bonita, acho que vou sair no quiosque aqui embaixo pra comprar a pasta cicatrizante, antes que dê o fungo, aqui anda chovendo bastante, acho que vou até tirar ela da varanda, pois cai um poco de chuva nos bonsais que estão lá, de ontem pra hj ela dormiu dentro de casa, no meu quarto, tava chovendo demais não tinha a minima chance dela ficar lá fora.
minha duvida é a seguinte se eu passar a pasta cicatrizadora, ali naquele local não brotara mais galho não é?
no aguardo ! _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Mar 06, 2011 7:21 pm Assunto: |
|
|
passe a pasta somente onde a madeira esta exposta,
o broto se forças tiver para sair ele arrebenta a casca dela au lado do ferimento com muita tranquilidade,
e fezeste bem em não deixa-la na chuva,
mas cuida para que ela pegue a sol indireto ou o da manhã,
para que a terra tenha chance de secar...
valeu, a mistura da torta com o osso pode ser colocada já mesclada dentro de um potinho de danoninho com microfuros que faram com que libere aos poucos,
e se caso não encontre pasta cicatrizante fassa uma vc mesmo,
tem varias receitas na net,
-eu uso uma medida de vaselina solida,
-uma medida de sera de sapato, aquela marrom sabe? que é em pasta para sapatos...
-e meia porção de pasta de dente branca,
dilua tudo em fogo brando e misture a pasta de dente,
tem até um aroma agradavel e funciona muito bem...
mas espere mais opiniões, ou pesquise aqui no fórum que tem outras fórmulas que acredito funcionarem....
desculpe o texto, mas to aqui sem fazer nada ai resolvi escrever aqui com vc...  _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 06, 2011 9:54 pm Assunto: |
|
|
opa a pasta cicatrizante eu já tenho aqui, comprei com o amigo rodrigo do bonsai tijuca. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 1:26 am Assunto: |
|
|
pessoal o galho da segunda foto que postei lado direito acertei ele e coloquei o cicatrizador na metade da abertura na esperança de sair um novo galho ali, fiz certo?
não ta mais feio assim com esse picote, esta retinho agora. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 10:53 am Assunto: |
|
|
Fez quase certo. Passe o selante em toda a parte aberta (descascada) aq fim de evitar a entrada de umidade.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 1:19 pm Assunto: |
|
|
olha como foi feito, passei nela toda, mais eu queria muito que nascesse um galho paralelo, somente esse galho vai ser quase impossivel dar uma aramação para um formato dela.
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 4:05 pm Assunto: |
|
|
Oamit, vc tem que tirar esse tocos. Corte bem rente ao tronco e ainda cave um pouco para que, depois de cicatrizar, não fique um calombo.
Quanto a brotar aí, fique tranquilo, como já disse, isso vai acontecer após a poda de todos os galhos, em Julho. agora não irá brotar nada mesmo.
Experiência própria, amigo.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|