FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus trançada
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mariiana

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2011 6:00 pm    Assunto: Ficus trançada Responder com citação

Oi pessoal

Esse abaixo é um ficus q ganhei. Ele veio p mim dessa forma, parece q há três mudas juntas e entrelaçadas.

A minha duvida é a seguinte, eu gostaria de engrossar o tronco deles mas não sei se posso deixar os três pézinhos crescerem juntos, ou é preciso separa-los para q possam crescer? Se for preciso separar, é possível fazer sem perder nenhum pezinho?

Notem q ele está um pouco debilitado pois esta com poucas folhas.

http://img.villagephotos.com/p/2011-3/1364931/0

Pessoal sinto mt mas não consegui coloca as fotos direto :/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gabriel strucker
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2011 6:55 pm    Assunto: Responder com citação

mariana aproveite que os ficus ainda nao se fundiram e desentrelase os ficus , em seguida plante eles em recipientes separados com um substrato drenante, plante num escorredor para dar uma engrosade ou se preferir plante no chao.
espero ter ajudado Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2011 7:46 pm    Assunto: Responder com citação

Mariana, as fotos estão com uma resolução muito grande, tente usar um servidor tipo flirk, orkut, facebook....

De uma forma geral o ficus trançado não é bem visto entre os bonsaistas, pelo fato de que é um trabalho anti natural.

Eu manteria o trançado, colocaria em um vaso maior e esperaria alguns anos, hoje um amigo trouxe uma planta no mesmo estilo, depois de alguns anos os troncos se fundiram e ficou lindo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mariiana

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2011 10:53 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
mariana aproveite que os ficus ainda nao se fundiram e desentrelase os ficus , em seguida plante eles em recipientes separados com um substrato drenante, plante num escorredor para dar uma engrosade ou se preferir plante no chao.
espero ter ajudado

Obrigada gabriel por colocar a minha foto no post e principalmente pela dica

Citação:
Mariana, as fotos estão com uma resolução muito grande, tente usar um servidor tipo flirk, orkut, facebook....

De uma forma geral o ficus trançado não é bem visto entre os bonsaistas, pelo fato de que é um trabalho anti natural.

Eu manteria o trançado, colocaria em um vaso maior e esperaria alguns anos, hoje um amigo trouxe uma planta no mesmo estilo, depois de alguns anos os troncos se fundiram e ficou lindo.

Oi rodrigo, eu irei seguir o seu ultimo conselho e vou deixar os ficus entrelaçados msm acho q vai ficar legal tb. Mt obrigada pelos conselhos!
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2011 11:43 pm    Assunto: Responder com citação

E se a Mariana decidisse por desentrançá-los, ela teria 3 espécimes ara trabalhar, ao invés de 1 espécime "composto", digamos assim... Razz
Mas é você quem decide, Mariana.
De qualquer forma, bom trabalho para você e para essa planta. Wink

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 05, 2011 9:25 am    Assunto: Responder com citação

Sobre manter eles trançados ou não acho que depende muito mais do que busca para o futuro: para fundir e perder o aspecto de trançado vai leva uns bons anos. Deve ter paciência.
A vantagem é que ´terá um tronoc mais grosso em menos tempo (teoricamente).
Neste caso, se optar pelo trançado mesmo, pensaria em coloca-lo num recipiente maior, tipo uma bacia, bem perfurada e com substrato bem drenante.
Outra coisa que eu faria (se achar conveniente), seriam aumentar a formação de raízes aéreas (de uma pesquisada no forum sobre isso), cobrindo todo o caule que está trançado com esfagno, areia ou similar.
Para ficar com novas raízes e melhorando a formação do tronco. Mais ou menos assim:

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 05, 2011 9:10 pm    Assunto: Responder com citação

Mariiana, o trançado fica por mais de 20 anos. Os troncos se fundem mas as marcas continuam. Perto da minha casa tem um supermercado BIG e, no estacionamento tem uns 30 Ficus benjamina assim.
Uma opção é destrançar, juntar e trocê-los juntos, ao mesmo tempo. A torção dará um aspecto mais natural ao longo do tempo.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 05, 2011 11:54 pm    Assunto: Responder com citação

Poxa, é mesmo! sem contar que o efeito de torção ficará bem legal! Very Happy

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: