|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Mar 06, 2011 7:17 pm Assunto: Manacá de Cheiro - Opiniões |
|
|
Olá Amigos,
Segue fotos de meu manacá de cheiro, está cmgo a + ou - 2 anos. Opiniões p/ estilização e outros serão bem vindas.
Vista da possível frente
Vista da parte posterior.
Abraços. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Mar 06, 2011 8:36 pm Assunto: |
|
|
Márcio, por ora tire dois dos 3 galhos finos que estão juntos, embaixo. Deixe apenas um. Talvez o do meio.
Para que ele engrosse, no final do inverno desfolhe totalmente a planta deixando apenas as folhas desse galho fino.
Essa espécie demora muito para engrossar, principalmente em vaso. Tem que ter paciência. _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 12:49 pm Assunto: |
|
|
Olá Élio,
Tinha imaginado tirar mesmo dois desses galhos, mas pensei em deixar o primeiro de cima p/ baixo p/ ñ ficar c/ o 1º galho mt baixo. Qto ao 1º galho a esquerda na 1ª e 2ª fotos, ele tem uma bifurcação logo no início. Foi um broto que deixei crescer visando essa bifurcação e acho que ele já está quase no ponto de começar a ser podado, pois já está quase na espessura da segunda perna. Tb vou aramá-los p/ melhorar o formato dessa bifurcação que está muito em forma de arco. A ideia é podar ambas as pernas logo após essa bifurcação p/ iniciar o refinamento dos mesmos, o que acha?
Qto ao engrossamento, já havia percebido a demora, mas na verdade ñ está mais grosso um pouco pq demorei a colocar na mamadeira, logo após colocá-la na mamadeira a planta ganhou bom desenvolvimento, inclusive foliar.
Tb imaginei fzr a desfolha no final do inverno, pois esta espécie aceita bem a defolha total e emite grande número de novas folhas e brotos com isso, na verdade as desfolhas estavam por conta de borboletas que adoram devorar as folhas, rsrsrs, e sempre obsevando isso com atenção pude verificar essa possibilidade.
Valeu as dicas. Aguardo novas observações sobre o que mencionei.
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 3:56 pm Assunto: |
|
|
Donegá, pode fazer a aramação conforme vc citou. Essa espécie larga os brotos diretamente pra cima, na vertical.
Quanto a engrossar, não se entusiasme pois tive algumas durante 5 anos e sei que são muito demoradas.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 4:30 pm Assunto: bonsai |
|
|
Donegá, concordo com o nobre amigo Elio; essa espécie é dificilima de ser bem conduzida, e tem um crescimento lento por demais, mesmo adotando o critério de uso da dupla bacia/escorredor. Por outro lado, se plantar no chão, pode até engrossar mais rapidamente um kadikim. Eu tenho uma pseudo floresta com tres plantas e outro no chão: em ambos os casos, as planas têm a mesma idade: 6 anos. No chão, estão com um bom calibre na base, mas no vaso.....só rindo. O que salva é a floração.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 11:28 pm Assunto: |
|
|
Tenho uma há uns 7 anos, em vaso. Acho que deve ter engrossado uns...... 2 mm, rs. Mas, como disse Nick, a floração e o aroma nesta época compensam. Se quiser inspiração, esta é a minha:
 _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 11:32 pm Assunto: |
|
|
Ai que fofinha
Continue se esforçando com seu manacá Donegá! Nem que não vire uma planta com tronco grosso e copa frondosa, dará um belo exemplar! Singelo, porém, com sua beleza!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 08, 2011 11:56 am Assunto: |
|
|
Olá amigo João José,
Lindo exemplar. Realmente é uma planta vistosa pela bela floração.
Pedro, com certeza ñ vou desistir dela, pois desde que a ganhei as florações só têm encantado a mim e meus familiares e amigos, mesmo que demore alguns anos ela vai ser um belo bonsai, cm vc mencionou, mesmo que singelo terá todo seu encanto. Valeu pelo incentivo.
Irei postando aqui a evolução da mesma.
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|