|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qua Fev 09, 2011 7:47 pm Assunto: |
|
|
Vai lá, Pedro!
Boa sorte!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 1:34 pm Assunto: |
|
|
Alguém teria algumas informações sobre a lantana?
Alguma ficha técnica ou coisa parecida...
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 2:53 pm Assunto: |
|
|
Massa! Mas o que queria mesmo é alguma informação técnica sobre ela...
(rega, insolação, etc)
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 7:27 am Assunto: bonsai |
|
|
Pedro, o nome correto dessa espécie é Lantana camará, eis a ficha técnica dela:
Nome Técnico:
Lantana camara
Nomes Populares :
cambará, lantana, verbena
Família :
Família Verbenaceae
Origem:
Nativa do Brasil.
Descrição:
Arbusto semi-herbáceo muito ramificado de caule quadrangular, folhas ovais rugosas e de forte odor.
Flores pequenas tubulares reunidas em inflorescência pequena ao longo dos ramos em diversas cores, inclusive bicolores, com floração o ano inteiro.
Ambiente e uso decorativo:
Cultivada em renques e canteiros grandes atrai borboletas como nenhuma outra planta.
Cultivo:
Local ensolarado, com bastante espaço pois tem a tendência a ser invasiva. Não é exigente quanto à fertilidade do solo, é resistente à seca e ao frio.
É um arbusto com inumeras variedades de tons de flores:
http://toptropicals.com/cgi-bin/garden_catalog/cat.cgi?uid=lantana_camara
Como toda planta arbustiva, essa se desenvolve melhor no chão que no vaso. O tronco pode ficar bem grosso, com o passar dos anos, sendo que uma planta adulta, no chão há mais de 10 anos, fica com um tronco da grossura aproximada de uma coxa de perna de um homem adulto normal.
O substrato ideal para um bonsai deve ser bem drenante, com algo organico: caco ceramico, pedrisco, terra granulada, carvão, casca de pinheiro, folhas secas fragmentadas. A rega deve ser diária, sempre ao final da tarde. Antes da floração, aduba-se bem, sendo que recomendo o adubo liquido fosway, da tecnutri, excelente para floriferas. Com a floração plena, suspende-se a adubação, até que as flores murchem e caiam, dando inicio a novo ciclo.
Ficar atento para a retirada das folhas secas ou queimadas, comum quando há excessiva folhagem. Alguns galhos costumam secar tambem. Ela aceita bem a aramação, mas pode-se formar uma boa estrutura na base da poda de manutenção, que deve priorizar brotações mais próximas do tronco, evitando os entre nós alongados.
Desfolhas parciais ou totais tambem são bem aceitas pela espécie, sendo mais comum realizá-las no final do inverno, para que no inicio da primavera, retornem com uma vistosa folhagem e uma densa floração.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 1:26 pm Assunto: |
|
|
Valeu nick!!!  _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 10:51 pm Assunto: |
|
|
Bom... todas as plantas não resistiram... menos UMA! A maior, com melhor nebary, e claro, a mais forte!
Eu retirei os tocos daquele vaso inicial, retirei está planta que resistiu e coloquei em um vaso individual, com um substrato um pouco mais "rico".
Ela está com uma "boca" de garrafa PET servindo como estufa. A coloco na janela todo dia para receber aquela luz gostosa do dia. Ela fica lá, lacrada na estufa, suando, mas ela simplesmente adora!
Um pequeno pedaço dela secou, mas a estrutura básica da planta se mantém intacta. Está cheia de brotos verdinhos e saudáveis.
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 11:20 pm Assunto: |
|
|
Pedro, como ousas pegar as plantas em Salto!!!!!!!!!!!!!!! Poxa, esse é meu reduto, kkk! Brincadeira. Salto é minha cidade de coração, trabalho lá, fico mais lá do que em Itu.
Seguinte, a minha (aquele link citado é da minha) dá um trabalhinho para se manter bonita. Um descuido e ela espicha os galhos, e as vezes, quando podamos muito, o galho seca. Então, já que está com os ramos no inicio, assim que estiverem um pouco mais fortes, pinçagens constantes para provocar uma ramificação maior, é bem interessante, para você obter vários pontos de trabalho. Perde galhos muito facilmente e, por terem madeira macia, prato cheio para a podridão e brocas. Cuidado, então! Realmente a desfolha renova ela com força total. Mas na época certa!
Só mais uma curiosidade. A forma "selvagem", a de flores laranja, são tóxicas ao gado. As de outras cores já são formas comerciais, e aparentemente, menos tóxicas. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 11:30 pm Assunto: |
|
|
Opa João! Foi mau aê cara!
Bom saber dessas informações... vi que suas ramificações se parecem muito com as da amoreira, são fininhas e com grandes entrenós...
Quanto a isso da madeira mole, notei isso mesmo, eu bato o dedo na base da planta (que está bem humida devido a estufa) a madeira já cai e fica lisinho, lisinho.
Se não for abusar muito de sua boa vontade, gostaria de mais algumas dicas e observações suas sobre essa planta.
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 11:45 pm Assunto: |
|
|
Eu tinha duas, Pedro. Uma se foi... do nada... nem falou tchau, telefone, email, nada, snif. A minha experiencia é só com esta. Plantei em meu jardim e, e em um ano e meio, estava nesta bitola. A floração compensa, mas não é fácil. Depois que lignifica os galhos, a aramação é um creck só. E quando muito tenra também é muito delicada. Então, aramação frouxa, quando estiver começando a endurecer o ramo. Se lembrar mais te aviso, ok? Boa sorte com ela. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 08, 2011 12:00 am Assunto: |
|
|
Opa! Já ajudou bastante!
Vejo que é uma planta complicada... quem sabe sem muitos cuidados, apenas com alguma poda, ela se torne algo "significante"... Bom, é esperar pra ver!
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|