|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 3:34 pm Assunto: |
|
|
Ricardo,
este acer está à venda no site da Nipon Bonsai
http://www.niponbonsai.com.br/
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 9:21 am Assunto: |
|
|
Gente....aprender a ter paciência é o principal...
Realmente não comprei o acer que tinha postado...o de R$ 900,00...
Este fim de semana de carnaval, passeando por viveiros e pela Bonsai House, me deparo com o acer que "tentarei" postar foto abaixo.
R$ 120,00 !!!
Comprei
Agora espero dicas, pois pelo que presumo, terei que aguardar o melhor momento para colocar ele no escorredor/mamadeira, por pelo ao menos uns 3 anos, né gente? Caso correto, qual a melhor época? Quais os procedimentos para tal?
Obrigado! Comentem!
Ricardo.
 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 2:13 pm Assunto: |
|
|
hehehehe.. ta vendo...... o negócio é ter paciência...
Eu faço transplante de Acer no inverno.. mas to vendo que sua planta está gritando por espaço..... Aguenta ai.... o escorredor a meu ver é a melhor opção.. se não tiver como plantar no chão é claro....
abraço e boa sorte com ela. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 2:32 pm Assunto: |
|
|
É...no chão não tem como ser. Cultivo minhas mudas em uma sacada de 3 x 4,5 metros, único lugar que consigo ter sol pleno. É uma parte descoberta no segundo andar do prédio onde trabalho.
Quanto ao conjunto escorredor/mamadeira....qual substrato devo usar em cada um deles? O acer apresenta raizes saindo por baixo do vaso!
Agradeço toda a ajuda!
Abraço! Ricardo. |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 2:54 pm Assunto: |
|
|
Cara parebens pela planta tenha paciencia e espere mais um pouco para mecher nela ok não estaamos em epocas propicias para isso, e enquanto isso vai lendo tudo o que puder e não queira fazer intervençoes muito brusca pois a falta de experiencia pode acabar marando a planta pois eu tenho experiencia propria sobre isso.
O MCDonald, quando vc for em atibaia não deixe de visitar o MEstre Hidaka
pois ele tem um sitio lá onde reside !!!!
valeu pessoal
At+ |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 5:40 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo, vc postou essa mesma planta em outro post aqui no forum, tendo na oportunidade emitido minha opinião sobre qual a melhor coisa a fazer com ela, agora. Não deixe para depois. Como escrevi, mantendo as raízes, isto é, não podando as raizes, vc pode desfolhar, cortar os galhos reduzindo seu comprimento e reenvasar, cuidando antes de lavar bem as raizes com agua corrente, eliminando totalmente o substrato atual. Depois, é só prepara um bom substrato drenante, conforme orientei, e plantar num escorredor.
Em relação a planta deste post, eu devo salientar que, mesmo não considerando o preço pedido por ela, ainda há muito o que fazer com ela, para que, ao final, tenha voce um lindo bonsai em mãos. O mesmo vale para essa planta que vc comprou. O minimo, entre as intervenções que sugeri e a finalização, pode ficar entre 8 a 12 anos. Esse é o tempo necessário para estabelecer uma boa estrutura aerea, com ramificações bem proporcionadas, bem como formar um bom nebari radial, considerando apenas o uso das raízes da planta, sem que seja necessário fazer enxertia.
Em contrapartida, a outra planta, mais cara, iria levar mais tempo: uns 15 anos. Toda a estrutura aerea deveria ser refeita. O nebari deveria ser construído do zero praticamente, bem como outras intervenções seriam necessarias, dentro desse prazo, para que ao final voce tivesse em mãos um bonsai de qualidade técnica.
De tal sorte que, acredito que com a aquisição dessa planta vc acabe por ter levado uma ligeira vantagem, não só pecuniária.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 5:47 pm Assunto: |
|
|
Nickyfury, obrigado novamente!!!
Assim que fizer a troca do vaso para o conjunto escorredor/mamadeira e a desolha, posto fotos! Tentarei arrumar uma máquina fotográfica para tirar fotos durante o trabalho, para que os foristas possam me indicar se fiz da forma correta!
Ricardo. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 12:46 am Assunto: |
|
|
ADN escreveu: | Cara parebens pela planta tenha paciencia e espere mais um pouco para mecher nela ok não estaamos em epocas propicias para isso, e enquanto isso vai lendo tudo o que puder e não queira fazer intervençoes muito brusca pois a falta de experiencia pode acabar marando a planta pois eu tenho experiencia propria sobre isso.
O MCDonald, quando vc for em atibaia não deixe de visitar o MEstre Hidaka
pois ele tem um sitio lá onde reside !!!!
valeu pessoal
At+ |
ADN
Já tive a sorte de adquirir um acer kaede das mãos do mestres Hidaka, mas não tive a oportunidade de ir no seu sítio ainda...
Um dia quero ir lá já que minha noiva mora perto, cerca de uns 50kms.
só não sei onde fica o sitio...
se puder me dar uma ajudinha pois conheço pouco Atibaia, mais as estradas para dizer bem a verdade pq eu sempre treinava ciclismo por lá.
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 12:40 pm Assunto: |
|
|
Mc, o bairro onde se situa a chacara do mestre Hidaka é o mesmo onde reside o ceramista Shugo Izumi, fica no Bairro do Tanque. É meio afastado do centro de Atibaia. Para chegar até eles, voce pode acionar o Izumi pelo telefone, pedindo a ele informações mais precisas. Ele é super atencioso e se estiver disponível, não se furtará inclusive a ir até onde vc estiver para facilitar sua chegada até o atelier dele. Da casa dele até a chacara do Hidaka é um pulo, como se diz.
Olha o endereço e fone do Izumi:
R. José Pires de Oliveira, 426
Bairro do Tanque - Atibaia - SP
Tel. (11) 4416-1113 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 1:37 pm Assunto: |
|
|
O MC estava preocurando o contato aqui mas o nobre Nick ja falou tudo,
se for até lá não esqueça de tirar umas fotos e postar aqui.
Obrigado Nick san.
At +
ADN |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 3:41 pm Assunto: |
|
|
Nick.. mais uma vez muito obrigado...
ADN. quando eu for garanto que vou postar fotos.
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|