FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

NOVATO PRECISANDO DE AJUDA COM ACER PALMATUM
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Carlos Guilherme
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 11, 2011 11:17 am    Assunto: Responder com citação

Olá, como já foi dito, escolha um com mais curvas. Mas se vc escolher esse nada te impede de fazer um alporque ou poda drástica.

Quanto a caliandra, eu não tenho muito conhecimento da vermelha, a unica coisa que eu sei, é que é difícil diminuir os entre nós.

Quando vc for no horto, sobre tudo, observe a base da planta. Veja se ela possui boas raizes radiais. Fazer a parte das raizes em um bonsai é muito mais trabalhoso do que a parte aérea.

"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
lorencini

MensagemEnviada: Sex Mar 11, 2011 1:33 pm    Assunto: Responder com citação

agora a pouco sai de casa em direção ao ponto de ônibus e reparei várias arvores na calçada, algumas com brotos dando raizes nos galhos.

se eu conseguir tira um broto desse do galho, e junto a sua raiz junto, eu posso planta-la num vaso?
com esperança em conseguir fazer a planta sobreviver tratando-a de maneira adequada?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 11, 2011 6:35 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Nikkei, em relação a sua colocação a respeito do ulmus, eu gostaria de fazer uma pequena ressalva: esse tipo de caule reto e alto, com a copa reduzida, é característico de uma estrutura formadora do estilo Hokidachi, muito apreciado pelos japoneses, embora no Japão eles preferim usar outra espécie, da mesma familia do ulmus, chamada ZELKOVA. Veja as imagens abaixo, para se situar melhor:

O estilo Hokidachi é um dos melhores que eu conheço, pois possibilita algumas variações quanto ao ponto de origem dos galhos primários, secundários e terciários. Claro que o ulmus do colega deverá receber um "tratamento de choque", visando corrigir a estrutura aerea, cuja finalidade é buscar a partir dos galhos principais, a famosa ramificação fina, como se vê nas imagens acima.

Além disso, deverá trabalhar o nebari, que nesse estilo deve ser o mais radial possivel, e a conicidade do tronco, que deve ser sutil, porém bem proporcionada, para garantir a estabilidade visual necessária à construção do estilo. Veja outras imagens:

E para ninguem dizer que os japoneses buscaram inspiração em lugar nenhum para a criação desse estilo, eis um provável modelo que eles seguiram:

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Carlos Guilherme
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 11, 2011 7:30 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Lorencini, colete esse galho sim, provavelmente deve ser um ficus, ótima espécie pra quem inicia na arte. Não se esqueça das fotos, pra gente tentar identificar.

Como vc pode ver o amigo Nick dá uma show de conhecimento, preste bem atenção em tudo o q ele escreve, cada mensagem q ele deixa é uma aula!

Abraço.

"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 12, 2011 7:20 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Carlos, vc é muito gentil em escrever isso, mas não se trata de uma "aula". São apenas dicas, incluso de material colhido na net mesmo, exemplificando com imagens da arte praticada pelos japoneses, sobre determinado estilo. Julgo prático divulgar isso, em contraponto ao que explanou a respeito dessa planta o nobre colega Nikkei. Shocked

O que eu escrevo, qualquer outro pode escrever tambem. Apenas um adianto, de minha parte, que não deve ser considerada com tanto formalismo, na minha humilde opinião. Embarassed Embarassed

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
lorencini

MensagemEnviada: Sáb Mar 12, 2011 9:57 am    Assunto: Responder com citação

bom dia pessoal, vim avisar que comprei as duas espécies.

a caliandra vermelha por R$ 35,00
e o Ulmus por R$ 37,90
mais o frete, ficou num total de R$102.80
não sei se paguei caro ou se está na média de preço rsrs

pessoalmente, prefiro os troncos retos, nada contra os curvos, acho bonito, mas é pessoal mesmo rsrsrs

conto com vocês para esse "tratamento de choque", como disse o colega!

a planta que vi na rua, como disse antes, tá com cara de ser uma Ficus mesmo, to vendo umas fotos aqui na net, parece muito!
agora que vi as fotos lembrei que meu pai tinha uma na nossa casa na praia, vou ver se ele guardou alguma muda dela!

valeu galera, conto com vocês!!
grande abraço, e bom fds a todos!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: