|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
lorencini

Registrado: 09/03/11 Idade: 37 Mensagens: 58 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 10:42 pm Assunto: [AJUDA] COMO RETIRAR E PLANTAR MUDAS DE JABUTICABEIRAS??? |
|
|
olá amigos, alguém sabe como faço um bonsai de jaboticabeira?
na roça onde minha vó mora existem 3 jaboticabeiras com mais de 20 anos cada, com cerca de 5 metros ou mais de altura.
este fds estarei indo lá e já gostaria de voltar com minha muda para ja planta-la num vaso para bonsai.
então gostaria da ajuda de vocês para fazer isso da maneira correta desde a retirada da muda nas dimensões ideais até plantar no vaso,
pois não faço idéia de como fazer isso, só sei cortar mesmo rs
largura, cumprimento, etc
a terra vou retirar da área mesmo onde as arvores estão.
se eu conseguir fazer isso da maneira correta e funcional, poderemos estudar para no futuro eu poder estar enviando mudas para vocês pelo correio.
desde ja agradeço pelo apoio
abraço |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 11:12 pm Assunto: |
|
|
lorencini, você falou em tirar a muda e já planta-la num vaso de bonsai, isso não é o correto!
Por você ser novato na arte, sugiro que não arrisque em fazer o Yamadori(retirar uma planta da natureza) agora, vá lá, tire fotos, poste aqui no fórum para os colegas darem suas opiniões sobre a poda, seria uma boa idéia você ir conduzindo essas jabuticabas no solo, não vale a pena arriscar perder tais exemplares.
A principal técnica para ser um bonsaista é ter paciência!
Dica: adquira mudas de Ficus, Pitangueira, Ulmus, pithecolobium para iniciar bem na arte e ir adquirindo experiência, guarde essas jabuticabas como cartas nas mangas...espere o momento certo! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
lorencini

Registrado: 09/03/11 Idade: 37 Mensagens: 58 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 9:18 am Assunto: |
|
|
André Luiz Santos escreveu: | lorencini, você falou em tirar a muda e já planta-la num vaso de bonsai, isso não é o correto!
Por você ser novato na arte, sugiro que não arrisque em fazer o Yamadori(retirar uma planta da natureza) agora, vá lá, tire fotos, poste aqui no fórum para os colegas darem suas opiniões sobre a poda, seria uma boa idéia você ir conduzindo essas jabuticabas no solo, não vale a pena arriscar perder tais exemplares.
A principal técnica para ser um bonsaista é ter paciência!
Dica: adquira mudas de Ficus, Pitangueira, Ulmus, pithecolobium para iniciar bem na arte e ir adquirindo experiência, guarde essas jabuticabas como cartas nas mangas...espere o momento certo! |
Opa André, valeu pela dica.
acabei de achar aqui no fórum a resposta para minha dúvida neste tópico: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4832&postdays=0&postorder=asc&start=0
mesmo assim ja estava procurando uma das mudas que você indicou
valeu, abraços |
|
|
 |
Vinícius Fernandes 1.o PASSO

Registrado: 26/10/10 Idade: 42 Mensagens: 142 Localização: Teixeiras-MG
|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 11:01 am Assunto: |
|
|
aproveitando o tópico, qual a melhor época para se fazer o yamadori? vlw |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 11:28 am Assunto: |
|
|
Olha, lorencini, se as plantas já têm mais de 20 anos cada e mais de 5 metros, elas já não são mudas.
Em segundo lugar, como é bem difícil de se pegar jabuticabeira por estaquia, o que você teria que fazer seria mesmo o yamadori, como vocês já comentaram acima, mas deixo no ar uma pergunta:
- Vale realmente à pena destruir árvores de 5 metros, de mais de 20 anos, apenas para se obter uma base enraizada e um pouco de tronco para bonsai?
Quando você retirar a parte de cima, o que vai fazer com ela? Jabuticabeira não pega por estaquia, e agora? Vai jogar no lixo o resto da planta? Vai jogar um ser vivo fora, no lixo? E o que produz mais oxigênio e purifica o ar? Um pequeno bonsai, ou uma planta enorme e crescida como essas que existem da roça da sua avó?
Pense bem. É mais gratificante adquirir mudas compradas em viveiros ou nascidas de sementes semeadas por suas mãos e, no futuro, poder dizer que ajudou na maior parte do desenvolvimento delas, que pegar um tronco já formado, onde haverá apreciação de sua beleza superficial e quase nenhum ou completamente nenhum mérito pelo trabalho. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
lorencini

|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 4:01 pm Assunto: |
|
|
calma gente, vou matar avore nenhuma não, vou tentar uma estaquia através de um galho!! talvez dois galhos!!
não se apavorem, as velhas senhoras continuarão lá por muitos anos ainda!! |
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

Registrado: 03/01/11 Idade: 36 Mensagens: 189 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 11:05 pm Assunto: |
|
|
lorecini
não quero desanima-lo, eu ja consegui mudas por estaquia e de galhos bem grossos mas, a jaboticabeira...até hoje não consegui!
e olha que 90% das mudas q obtenho são por estaquia!
mas se vc conseguir, divida a experiência rs
tente uma alporquia, ou plante sementes...geralmente em volta dos grandes pés tem mudas...essas vc pode ariscar em retirar também...
boa sorte _________________ Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.
Provérbio Árabe |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 11:28 pm Assunto: |
|
|
Ou comprar mudinhas de um viveiro. ^_^ _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

Registrado: 03/01/11 Idade: 36 Mensagens: 189 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 11:31 pm Assunto: |
|
|
Isso Guilherme, todas as que tenho aqui vieram de viveiro =P _________________ Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.
Provérbio Árabe |
|
|
 |
lorencini

|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 9:37 am Assunto: |
|
|
olá pessoal, valeu pelas dicas, infelizmente eu não tenho tempo para ir ao horto.
trabalho com comércio de segunda a sexta e sabado de manhã (agora)
mais tarde vou dar uma passada por um e torcer para estar aberto.
caso não esteja aberto, eu estarei procurando na roça por alguma planta boa e que não esteja muito grande.
me tirem uma duvida, hj estava vindo para o trabalho e no caminho tem muitas arvores, algumas com galhos grossos que estão com raizes. se eu tirar esse galho junto com a raiz eu consigo replanta-lo num vaso de maneira que ele sobreviva? |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|