|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 9:59 pm Assunto: |
|
|
Falando em encontro...Temos que marcar o próximo.
Pow... o FILIPE sumiu!!! to preocupado  _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 4:51 pm Assunto: |
|
|
Ae Lorencini,
seja bem vindo aqui você se sentirá em uma verdadeira sala de aula do bonsai.
Rapaz, ai pela sua regão tem um horto que a mulher está querendo acabar, já passei lá diverssas vezes, e ela tem muitas espécies boas para que possa iniciar, como por exemplo o ficus que é super excelente para iniciante.
Acho que é horto 2 irmãos, fica na avenida saindo de cachoeiro, onde tem o restaurante do sérgio e o sítio urtiga, ao fundo.
Grande abraço e sucessos. |
|
|
 |
lorencini

Registrado: 09/03/11 Idade: 38 Mensagens: 58 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 9:05 pm Assunto: |
|
|
fala jão, blz?
acho que sei sim onde fica esse horto, na rodovia cachoeiro x frade;
vou tentar dar um pulo lá sabado a tarde.
com relação a uma planta para iniciar eu já sei oq fazer, esse fds estarei indo a casa da minha vó na roça e vou pegar um galho de jabuticabeira e tentar fazer estaquia, vamo ver se funciona! srsrsrsrs
e se eu encontrar também vou pegar uma caliandra
valeu a dica,
abraços |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 10:07 am Assunto: |
|
|
Muito bom Lorencini,
rapaz, só acho que sábado ela não abre não. |
|
|
 |
lorencini

Registrado: 09/03/11 Idade: 38 Mensagens: 58 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 10:43 am Assunto: |
|
|
João Paulo Batista Lyrio escreveu: | Muito bom Lorencini,
rapaz, só acho que sábado ela não abre não. |
é o único horário que tenho disponível, trabalho com comércio e fica tenso de sair daqui, não dá tempo!
mas não tem problema, lá é próximo a entrada para a roça que vou sabado mesmo!!
to meio preocupado em não conseguir fazer a estaca de jabuticabeira enraizar, tem alguma dica para mim? |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 12:32 pm Assunto: |
|
|
Rapaz é difícil mesmo ela enraizar. Tenta conseguir uma muda já plantada e aí sim comece a trabalhar com ela. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
lorencini

|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 1:31 pm Assunto: |
|
|
agora a pouco sai de casa em direção ao ponto de ônibus e reparei várias arvores na calçada, algumas com brotos dando raizes nos galhos.
se eu conseguir tira um broto desse do galho, e junto a sua raiz junto, eu posso planta-la num vaso?
com esperança em conseguir fazer a planta sobreviver tratando-a de maneira adequada? |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 1:08 pm Assunto: |
|
|
iaew Lorecini,
certinho?!
bem vindo ao espaço ai brother, pode me add se quiser
filipe.th@hotmail.com pessoal
hbonsai@hotmail.com bonsai
consult.est@hotmail.com trabalho consulturia em estatistica
pode mandar um email para filipe_praxis@yahoo.com.br que em respondo com algumas apostilas de bonsai em anexo! não é um conteudo muito rico mas da pra começar
na verdade não tenho entrado muito no msn tenho feito mais contato via skype
emdereço skype filipe.th
quanto sua pergunta, acredito q a arvore q vc se refere deva ser um ficus, é bem facil q ela brote ainda mais se este galho esta com bastante raizes penduradas, como conselho, sugiro q vc tire com um serrote um galho bem grosso e de preferencia com movimento.
assim vc pode economisar tempo.
plante na areia pura e pode deixar no sol salvo o sol de 10 as 14 horas
Andre, o proximo emcontro é vc quem marca brother!
diga hora e local que eu vou!
a menos que não seja viavel faze-lo ai, ai tomo as providencias pra mobilisar a galera aqui em vitoria em algum lugar!
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
lorencini

|
Enviada: Dom Mar 13, 2011 5:36 pm Assunto: |
|
|
olá pessoal, dei uma volta na roça e achei essa jabuticabeira que estava cortada, mas ainda plantada.
como me falaram que não iriam deixa-la cresce, tomei a liberdade de retira-la do local.
coloquei-a dentro de uma sacola cheia da mesma terra do local de onde a tirei.
só não imaginei que ela estava tão funda na terra.
como podem ver nas fotos ela tem uma raiz grossa na sua parte inferior e um pouco mais acima tem mais raiz nascendo.
a sacola não era tão funda, então a parte onde as raizes estão nascendo estão fora da terra.
agora oq eu faço?
corto a parte debaixo da raiz e planto-a num vaso com a raiz q está nascendo?
misturando sua terra com esterco (galinha ou boi?) e regando-a com enraizador? adubando com farinha de osso?
ou corto encima deixo a raiz debaixo?
ela deve ter uns 30cm de altura, e a raiz que está nascendo no meio dela está na metade da planta.
e por cima tem pequenos galhos nascendo
e agora? oq vcs me recomendam?
estou aguardando a opinião de vocês que tem mais experiência, para então tomar as medidas necessárias da maneira mais correta e eficiente possível.
desde já agradeço a força
grande abraço |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Dom Mar 13, 2011 9:52 pm Assunto: |
|
|
lorencini, vamos lá...
1º Você deveria ter aberto um tópico especifico para sua planta, em "MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO", muitos não vão adivinhar que existe tal duvida aqui onde postou sua duvida.
2º Você deveria pedir ajudas dos colegas do fórum antes de retirar a planta, tirado fotos e postado suas duvidas, ao praticar um yamadori, você tem que ser dinâmico, ter tudo preparado, saber todos os procedimentos para não perder o exemplar, coisa muito errada tirar uma planta, postar suas duvidas, e ter que esperar que alguém acesse a net e responda o que fazer.
3º 99% que você irá perder essa planta, motivos:
*não é época adequada para tal procedimento(mas isso se forem tomadas algumas medidas cautelosas não teria problema).
*você tem que realizar cortes limpos nas raizes, não deixar as raizes mastigadas, lascadas...como ficaram as da planta, você deve usar uma serrinha ou serrotinho e uma tesoura bem afiada para fazer cortes perfeitos e passar alguma coisa para selar os cortes(pasta cicatrizante comprada ou caseira), todos esses cuidados com o corte devem ser tomados principalmente nas raizes mais grossas.
*sua planta quase não possui raizes finas, elas são as raizes vitais para a planta, elas são responsáveis pela alimentação, deveria ter verificado isso antes do yamadori, cara você tem que ter certeza que ela esta preparada para tal procedimento.
*E o principal, em um yamadori você tem que retirar a planta com um torrão de terra nas raizes, nunca tirar a planta com as raizes nuas, certos exemplares ate suportam tal procedimento sem o torrão, se recuperam bem, mas uma jabuticabeira... difícil!
O que resta fazer é plantar ela em areia de rio/lavada, não de praia, e esperar...
De coração...evite arriscar a vida de ser vivo assim, tem muita gente aqui no fórum afim de ajudar, basta você querer, e ter Paciência
Abraço! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
lorencini

|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 10:52 am Assunto: |
|
|
vai dar certo! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|