Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fabio Leoncini
|
Enviada: Dom Mar 06, 2011 9:20 pm Assunto: Semente desconhecida |
|
|
Olá pessoal,
alguém saberia me dizer que semente é esta?
Já perguntei para muitas pessoas, mas ninguém a conhece.
Segue complemento das informações solicitadas:
Nas fotos estão as duas formas da semente ou fruta, com a casca amarela e seu interior vermelho. A parte vermelha se mostra quando a casca seca e se quebra. Se for uma fruta, talves seja quando a mesma amadurece. Postei uma foto mostrando a parte vermelha levemente retirada para a mostra da semente em si, amarelada. Na última foto pode-se ver que a parte vermelha é muito fina, são como tiras cobrindo a semente. Não provei o sabor por não ter certeza de ser uma fruta.
Editado pela última vez por Fabio Leoncini em Seg Mar 07, 2011 1:43 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Mar 06, 2011 11:13 pm Assunto: |
|
|
Também não sei.
Confesso até que nunca tinha visto.
Tomara que apareceça alguém sabendo...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 44 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Mar 06, 2011 11:15 pm Assunto: |
|
|
Cara muito estranha elas,
sera que não é o fruto?
elas são bem rigidas? não é por nada mas se parecem mais com frutos do que sementes...
desculpe a minha ignorancia mas se vc passar mais detalhes de textura também ajuda...
abraço.... _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 9:09 pm Assunto: |
|
|
Olá, Fabio! Essa é bem exótica para mim... É estranha... e bonita ao mesmo tempo..!
Por que você não revela algumas fotos e as manda para o pessoal do Globo Rural? Talvez eles possam ajudar, já que acho que isso seja típico do programa... Algumas pessoas mandam fotos, frutos ou sementes para lá, perguntando o que são ou se são comestíveis, etc.
Ou.... talvez melhor, por que não experimenta levar esse material à universidade mais próxima? Talvez os estudiosos e pesquisadores possam identificá-lo...  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Ter Mar 08, 2011 10:28 am Assunto: |
|
|
Não seria uma Tamara? Da tamareira? É parecida, pelo menos. Se for de uma palmeira, devo estar certo. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Fabio Leoncini
|
Enviada: Ter Mar 08, 2011 7:06 pm Assunto: Semente desconhecida |
|
|
Olá Guilherme!
Já que está difícil a identificação desta semente, acho que vou seguir seu conselho e enviar as fotos ao Globo Rural.
Valeu. |
|
|
 |
Fabio Leoncini
|
Enviada: Ter Mar 08, 2011 7:09 pm Assunto: |
|
|
Olá João!
A árvore de onde recolhi esta semente não era uma palmeira.
Valeu a dica. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 08, 2011 9:43 pm Assunto: |
|
|
Outra coisa, Fabio, se puder voltar ao local de onde retirou essa semente e fotografar a árvore, seria legal. Mas só se puder, mesmo. ^_^
Mande mesmo as fotos ao Globo Rural, mas nao dependa só deles.
Se possível, leve isso a uma faculdade ou universidade, especialmente se for uma instituição pública, mesmo, como uma universidade federal ou estadual da sua região, caso estejam perto de você.
Boa sorte aí, e nos traga notícias sobre ela, até porque eu também estou doido para saber o que é!
Ps.: acredito que levar a uma universidade será o método mais efetivo, mas você também pode procurar outros fórums, de bonsai ou não, para pedir ajuda, o que aumenta as chances de descoberta.  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Mar 13, 2011 9:48 am Assunto: |
|
|
Manda a foto pro Chaddad, ele é da ESALQ, de Piracicaba! Pode ser que conheça! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Fabio Leoncini
|
Enviada: Dom Mar 13, 2011 9:51 pm Assunto: |
|
|
Olá João.
Como eu consigo o contato do Chaddad? |
|
|
 |
Fabio Leoncini
|
Enviada: Dom Mar 13, 2011 10:01 pm Assunto: |
|
|
Já consegui o contato do Chaddad na internet, João.
Obrigado pela dica.
Abraço. |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Mar 13, 2011 10:07 pm Assunto: |
|
|
Beleza!! _________________ João josé
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 13, 2011 11:16 pm Assunto: |
|
|
joão josé escreveu: | Beleza!! |
Beleza!!
Estamos na torcida, literalmente, acredite. xD _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Fabio Leoncini
|
Enviada: Seg Mar 21, 2011 11:10 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, segue resposta do grande Chaddad sobre a "semente desconhecida". O cara é fera mesmo!!!
Abraço e obrigado a todos.
Caro Fábio
Sua planta é do gênero Swartzia, mas não a S. langsdorfii que é comercializada.
Para descobrir a espécie é preciso ver em herbário botânico. Mas tente ver na net, alguns herbarios disponibilizam imagens.
Alguns nomes e descrições vc pode ver no zipcodezoo.com essa lista abaixo, mas não há imagens para saber qual é.
Swartzia aureosericea
Swartzia bombycina
Swartzia fistuloides (now Bobgunnia fistuloides)
Swartzia haughtii
Swartzia littlei
Swartzia macrophylla
Swartzia nuda
Swartzia oraria
Swartzia rediviva
Swartzia robiniifolia
Swartzia santanderensis
Swartzia madagascariensis (now Bobgunnia madagascariensis) |
|
|
 |