|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
carlos claro 2.o PASSO

Registrado: 21/04/09 Idade: 47 Mensagens: 334 Localização: Guarulhos-SP
|
Enviada: Dom Mar 13, 2011 10:58 pm Assunto: Ola amigos ajuda com thuia |
|
|
Boa noite amigos ja tem um tempo q nao posto nada como sabem sou novo na arte de bonsai. entao voltei a praticar um pouco depois de um tempo parado devido o trabalho mais estou de volta gostaria de opnioes pra q possa melhorar cada dia mais todas as criticas sao aceitas so assim aprendemos abraços.
obs: q vaso ficaria bom na thuia obrigado...
um mame de thumbergia
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 1:10 pm Assunto: bonsai |
|
|
Carlos, o nome correto dessa espécie é Chamaecyparis gracilis nana. Muitos, erroneamente, a classificam apenas como tuia nana. A melhor época para voce proceder ao reenvase é no inverno, e não agora. Enquanto o inverno não chega, vc pode ir adubando, para aumentar mais a densificação, além de realizar pinçagens nas acículas, que nessa variedade brotam como "escamas".
O vaso ideal para essa planta e o estilo é um de cor ocre ou cor de terra marrom escuro, constrastando com o verde da folhagem. A forma do vaso pode ser oval ou retangular. Fique atento a que as bordas do vaso não sejam muito altas nem baixas em demasia.
Veja alguns modelos, que possuem similares no mercado nacional:
Essa espécie de origem chinesa fica bem tambem em vasos com "grafismos", que são aqueles desenhos que aparecem na lateral em algumas peças. Veja os mais indicados:
Se, por outro lado, vc preferir usar um vaso esmaltado (colorido), a melhor opção é por cores que fiquem contrastantes com a folhagem e a madeira, principalmente do jin.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
carlos claro 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 4:17 pm Assunto: |
|
|
vc sabe q sou seu fã ne nickyfury aprecio muito seu trabalho e sua generosidade de ajudar sempre os q estao começando entao oq posso falar a nao ser seguir o q o mestre mandou rsrs obrigado e um forte abraço. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 6:16 pm Assunto: bonsai |
|
|
Carlos, fico lisongeado com suas palavras, mas não sou mestre em nada não. Apenas sugeri, nada de mais, o que qualquer outro poderia fazer tambem. Ademais, é bem como eu sempre digo: gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu. Vc pode decidir fazer diferente e usar um vaso quadrado ou redondo, pois pode considerar que tais recipientes, com esses formatos, ficam melhor em sua planta.
A propósito da espécie que vc cultiva, muitos bonsaistas, eu incluso, não costumamos nos "arriscar" com ela. Certamente, muitos tem encontrado certa dificuldade no seu cultivo, com galhos que secam e morrem sem nenhuma explicação plausível. Noutras, pode acontecer da planta toda vir a secar e morrer. Para não dizer que não tenho uma, a minha está no mesmo vaso, secando galhos, outros nascendo, sem forma e fora de qualquer padrão que possa ser considerado um estilo.
Há alguns anos, o bonsaista braziliense Junior, adquiriu após muita insistência, do mestre Hidaka, uma nana que o mestre guardava a sete chaves, que fora usada como capa de uma antiga revista nacional de bonsai:
Essas imagens são tudo o que sobrou dessa planta, desde então. E olha que o Junior fez de tudo para tentar salvá-la, sem sucesso. Ele definhou aos poucos, ao longo de dois ou tres anos, secando completamente, até morrer.
Não quero, com minhas palavras, desanimá-lo em relação a sua planta. A resposta dela poderá ser outra. Ainda, há que considerar a região de cultivo, um ponto forte nessa questão. Geralmente, como se trata de uma espécie mais afeita ao clima frio, ela se adapta melhor no sul do país, do que aqui, em pleno planalto central. A que eu tenho, por exemplo, há muitos anos que não fica exposta ao sol pleno, e cuido de manter o solo sempre ligeiramente umido, sem secar totalmente.
Mesmo em Barretos/SP, na chacara onde reside o Charles Ferrantes, mais conhecido no meio como Charlinhos de Barretos, uma nana que ele cultiva no estilo chokan perdeu uns dois galhos, que secaram inexplicavelmente. Ele cultiva embaixo de um sombrite, para garantir, e a area em que reside é altamente úmida, mas mesmo assim.....
Por isso, desejo boa sorte a voce com essa planta. Espero poder voltar a apreciá-la, inclusive depois que vc envasar. Um abraço. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 8:51 pm Assunto: |
|
|
Carlos, complementando as excelentes explanações do amigo Nicky, ouso recomendar, depois ter perdido 3 Nana, e depois conversado com um bonsaísta amigo aqui de Curitiba que deve ter umas 30, um dos macete é: Cultivá-la, não como coníferas, mas mais como uma myrtácea.
Solo rico em matéria orgânica, pouco adubo, pouco sol e evitar mexer (intervir) frequentemente. Transplantes, aramações, pinçagens, devem ser feitas em tempos bem espaçados.
Hoje tenho duas saudáveis cultivando assim.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
carlos claro 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 10:06 pm Assunto: |
|
|
novamente venho a agradecer ao nicky quando falo mestre me refiro em ser sabio no q faz leio muito o forum e sempre ta vc la identificando especie ou ajudando um novato pra mim e muito importante vc dividir o conhecimento coisa q vc nao tem pouco nao estou puxando o saco nao nicky mais se vc olhar os meus post vc vai v. quem sempre me auxiliou foi vc. entao fica aqui meus agradecimentos.
Elio fiquei contente tambem com vc pois espero q todos aqueles q tem um conhecimento como o de vcs passe aos novatos. ate mesmo pra nao denegrir a arte do bonsai nao deixando q novatos venham colocar mudas em vasos e falar q e bonsai como vende em supermercados e manchando uma arte. (obs. ja coloquei muitas mudas em vasos rsrsrsrs) |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Mar 15, 2011 11:35 am Assunto: |
|
|
Elio, comigo também aconteceu de perder algumas, mas por intuição retirei do lugar onde pegavam sol como outras coníferas, coloquei em um lugar com mais sombra e molhei mais, retomaram a atividade e estão bem.
Vou seguir sua dica quanto ao substrato também.  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 43 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Qua Mar 16, 2011 12:44 pm Assunto: |
|
|
Eu tambem ja perdi umas 5 e vou vencer elas pela insistencia!! hha
mas nao pego mais uma muito formada na esperança de mante la !!ja sofri muito com esta planta ..
realmente tratava ela como uma conifera mesmo.. sol forte e tal!!.
vi um Post o Nikke falando para colocar elas a meia sombra, e mantive elas assim..Pois tinha tranplantando elas , o desemvolvimento esta bem melhor ..
Inclusive tenho um shonin em um vaso rustico de pedra sabão ,esta indo bem. mas sei que a qualqeur momento pode tem morte subita !!
mas e uma pena nao ser mais resitentes fala serio !!!! e uma planta de visual perfeito!!! nao acham??  |
|
|
 |
carlos claro 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 16, 2011 1:04 pm Assunto: |
|
|
concordo com o gustavo o visual dela e perfeito muito linda. abraços a todos. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|