|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Out 26, 2010 8:59 pm Assunto: Macieira (atualizado 16.3.11) |
|
|
Comprei esta Malus everest no viveiro do Carlos Tramujas.
Como nunca tive essa espécie, recorri ao meu xará, experiente na espécie. Minha dúvida era se eu podia podar radicalmente agora, apesar de já terem brotado muitas folhas.
A sugestão do xará foi perfeita: Podar o tronco que vou deixar e deixar o que irei podar..................!!!
Explicando com fotos.
Minha idéia era ficar só com o tronco da direita.
Podei esse tronco ficando só com a parte que me interessava e deixei o da esquerda, como garantia, para depois podá-lo totalmente, caso viessem brotações no da direita.
Voilá........muitos brotos! Agora é retirar o da esquerda>
Valeu, Xará! Nos vemos no evento em Joinville!
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Editado pela última vez por Elio em Qua Mar 16, 2011 2:42 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 16, 2011 2:02 pm Assunto: |
|
|
Atualizando.................
abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Mar 16, 2011 3:11 pm Assunto: |
|
|
Aí que show...!  _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 45 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Qua Mar 16, 2011 5:32 pm Assunto: |
|
|
Agora vai, aqui próximo a minha casa tem alguns exemplares de uns 2 metros de altura, será que dá certo ? _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
|
 |
Carlos Guilherme 1.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 33 Mensagens: 136 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Mar 16, 2011 6:31 pm Assunto: |
|
|
Caro Elio, que diferença hein!
Está ficando ótima, depois que definir melhor a estrutura dela, vai ficar melhor ainda!
Abraço. _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."
(Johann Goethe)
"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre) |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Mar 16, 2011 6:40 pm Assunto: |
|
|
Olá meu xara!!!
Que beleza! Que evolução em tão pouco tempo.
Fico feliz de que minha humilde contribuição na tática do jogo tenha funcionado. Mas quem fez a jogada foi você e o resultado está aí.
Ótimo!!! Em 5 meses partiu de uma planta bruta para uma planta já com a estrutura formada. Que bom que deu certo. E agora com sua habilidade, tudo vai funcionar.
Pethrus, a diferença aqui é o nosso clima do sul, com esta espécie, que ajuda muito.
Mas você pode fazer yamadori desta aí e fazer podas bem drásticas também. A macieira aí entra em dormência? Perde as folhas? Bem eu fico com medo de dar palpite quando não conheço a região. Em todo o caso, sugiro que faça isso no início da primavera, um pouco antes de arrebentar a nova brotação. Quando é isso? bom, eu não moro em Pernambuco, entãoooo...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Mar 16, 2011 8:44 pm Assunto: bonsai |
|
|
O grande "problema" em nosso forum é justamente esse: postamos algumas plantas que, infelizmente, vão muito bem no sul do país, mas péssimamente em outras regiões. Caso do pinheiro negro, do acer palmatum, dentre outras espécies. O melhor caminho, a meu ver, é esquecermos ou abanonarmos as tentativas de cultivo de determinadas espécies, para nos dedicarmos a outras, que apresentam melhores possibilidades. Claro que escrevo isso considerando a espécie e a região/estado/cidade do país em que se encontra alguem interessado.
Um amigo bonsaista aqui no DF, Paulo Ventura (forista, tb), sempre manifestou interesse em adquirir uma muda de uma espécie européia, que é cultivada com sucesso no oriente: crataegus. Infelizmente, para ele, mesmo que conseguisse sementes ou uma mudinha, não teria sucesso no cultivo, vez que essa espécie não suporta o clima em nosso país, e não vinga nem mesmo no sul, segundo informou para mim Vicente Romagnole, quando indaguei a ele sobre essa espécie, há alguns anos.
Agora a bola da vez parece ser a macieira. Há algumas variedades que são bem resistentes, frorindo e frutificando aqui no DF, por exemplo. Acredito que haja outras, que poderiam render o mesmo no nordeste, mas é preciso estar atento a obter a planta certa, para fazer a experiencia. Ou, então, se contentar apenas com a planta, sem floração e sem frutos.
Elio, meu chapa, essa malus está ficando "supimpa", garoto. Parabens pela ótima condução que realizou nela até agora. Apenas para comparar, veja uma outra malus everest, com frutos:
Quero ver a sua nesse ponto, tambem.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 9:52 am Assunto: |
|
|
O esquema da macieira é que para ela se desenvolver bem, ela precisa da dormência.
Aqui na serra gaucha e catarinense estão as maiores plantações de maça do pais. Tem pomares de mais e 3.000 hectares.
Elas necessitam de um determinado numero de horas por ano de temperaturas próximas a zero e negativas.
Acima de SC é raro isso ocorrer, porem aqui nas serras passamos pelo menos 3 meses com estas condições. _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 11:43 am Assunto: |
|
|
problema nenhum isso, quantas horas ela precisa abaixo de zero?
coloco ela aqui no freezer mole mole, já que aqui no RJ e quenter que so o vulcão, to tentando conseguir um bonsai macieira aqui mais ta muito ruim de acha, alguém manda uma muda pra mim ?
 _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 3:18 pm Assunto: |
|
|
Pedro, Pethrus, Carlos Guilherme.......valeu!
Xará, tua humilde mas grande e importante dica foi fundamental. Valeu, véio!
Valeu, Nicky. Terei que achar um vaso fundo pra ela!
Márcio essa é minha expectativa, apesar que o inverno, aqui, também é rigoroso.
Oamit! Se interessar, contate: obonsai@obonsai.com.br
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Carlos Guilherme 1.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 33 Mensagens: 136 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 5:07 pm Assunto: |
|
|
Caro Elio, acredito que vc não vai ter problemas por falta de frio com a florada e frutificação da sua macieira.
As Cerejeiras são plantas que necessitam de uma boa quantidade de frio pra florescer e frutificar estão dando suas flores e frutos aqui na nossa cidade!
Como exemplo, temos os exemplares da Praça do Japão.
E se não me engano, vc mesmo já postou uma sakura em flor e depois com frutos, e não se esqueça do seu falecido pessegueiro que tb frutificava.
Abraço. _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."
(Johann Goethe)
"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 8:21 pm Assunto: |
|
|
Hehehehehe.............................é isso aí, Guilherme!
abraço _________________ Elio
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 19, 2011 10:06 am Assunto: |
|
|
As macieiras que estão próximos a minha casa estão à venda, em vasos plásticos, acho que vou dar uma passada por lá. _________________ Pethrus Barros
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Mar 19, 2011 10:51 am Assunto: |
|
|
compra 2 plz !
e manda uma pra mim. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 17, 2011 1:12 pm Assunto: |
|
|
A temperatura média aqui na minha cidade no inverno gira em torno de 14 graus, mesmo assim irei tentar. obrigado _________________ Pethrus Barros
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|