Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 9:22 am Assunto: AZEVINHO - Arvore simbolo do natal |
|
|
E ai galera do forum, eu ganhei este azevinho faz um bom tempo, e deixei ele largado em um canto, pois não tinha a minima ideia de o que fazer com ele.
Um pouco de historia:
So andei lendo muito sobre ele, descobri que na europa os ambientalistas fazem ate campanhas para que as pessoas não cortem eles, pois diz a lenda que no natal se voce utilizar seus galhos para fazer enfeites natalinos nas portas de entrada das casas espanta os maus espiritos. E como em regiões frias o azevinho so cresce 8cm ao ano, os ambientalistas acabam defendendo o azevinho para não ser estinto.
Só para ter uma ideia em portugal faz 20 a anos que foi proibido por lei tirar azevinho da natureza, a venda de exemplares nas floriculturas é controlada!!!
Agora depois um bom tempo ele deu uma boa crescida, criou novas brotações, e por isso me deu uma vontade de mecher nele, mas olhando para ele eu ainda continuo sem ideia de que estilo dar a ele.
Abaixo seguem algumas fotos. Devido a suas folhas serem proximas uma das outras fica meio dificil de ver o galhos internos.
Somente as femeas produzem frutos, conforme imagem abaixo, até agora o meu nunca deu frutos:
Melhor frente em minha opinião, por causa das raizes!
 |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 10:31 am Assunto: |
|
|
Legal! Bonsai e planta medicinal, tudo em uma só. Parabéns pela planta... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 11:39 am Assunto: |
|
|
essa espécie eu não conhecia, bonita os detalhes da folha por sinal. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
Ederson 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 12:06 pm Assunto: |
|
|
Dougb2010
Gostei das folhas dela, bem diferente. Mas pra bonsai não sei se tem muito futuro, pois pelo que eu ví apresenta um defeito de conicidade invertida. Uma solução seria cortar uns 10 cm acima do substrato e aguardar brotações. Se fosse minha plantaria no chão e abandonaria a ideia do bonsai.
Mas, aguarde mais opiniões de mais experientes do forum. |
|
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

Registrado: 30/01/11 Idade: 34 Mensagens: 176 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 5:13 pm Assunto: |
|
|
As folhas me lembram as de espinheira santa. Bacana _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
|
 |
Carlos Guilherme 1.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 33 Mensagens: 136 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 5:21 pm Assunto: |
|
|
Olá, essa planta é dióica, ou seja, ou produzem flores com estruturas reprodutoras masculinas ou femininas. Vc vai precisar saber se a sua é "macho ou fêmea" e de mais de uma planta para conseguir frutos. E se não me engano, é uma planta de clima temperado então provavelmente deve precisar de frio para frutificar.
Abraço. _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."
(Johann Goethe)
"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre) |
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

Registrado: 03/01/11 Idade: 36 Mensagens: 189 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 11:56 pm Assunto: |
|
|
espinheira santa e azevinho é o mesmo, não?
eu tenho uma mudinha disso ae
mas não sabia que precisava de mais de um pra florir
e essa da fêmea então, como saberei qual é a minha  _________________ Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.
Provérbio Árabe |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Mar 19, 2011 2:43 pm Assunto: |
|
|
Olá FW Maciel, azevinho e espinheira-santa são espécies diferentes.
Dá uma olhada nesse site.
Azevinho
http://pt.wikipedia.org/wiki/Azevinho
Espinheira-santa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Espinheira-santa
E para identificar plantas masculinas ou femininas só pela flor!
Flores de azevinho comum, masculino em cima, feminino em baixo.
Abraço. _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."
(Johann Goethe)
"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre) |
|
|
 |
FW Maciel 1.o PASSO

Registrado: 03/01/11 Idade: 36 Mensagens: 189 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sáb Mar 19, 2011 10:04 pm Assunto: |
|
|
Carlos Guilherme, obrigado pela resposta.
um dia esqci de regar e parece que algumas folhas cairam com o toque, ma so galho continua verde, ela é resistente? fiquei preocupado...  _________________ Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.
Provérbio Árabe |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Mar 20, 2011 5:06 pm Assunto: |
|
|
FW Maciel, qual dos dois vc possui? Espinheira-santa ou Azevinho?
Deve brotar sim, as plantas se utilizam desse artificio quando estão estressadas por falta d'água. Agora se foram muitas folhas que cairam, se ficou com quase nada na planta deve diminuir a rega tb, pois ela não vai transpirar como antes.
(Johann Goethe)
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 21, 2011 9:10 am Assunto: |
|
|
bom dia galera é eu já sabia que ela necessita de outra planta para produzir (se for femea) e para largar flores (se for macho) tbm notei o grave defeito de conicidade invertida. mas gotaria muito de poder tentar usa-la como bonsai, pois é uma especie dificil de ver por ai. Alquem teria mais alguma ajuda???????
Olhando esta foto abaixo acho que usando como frente este lado, dá para esconder um pouco a conicidade invertida.
Obrigado. |
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 22, 2011 4:49 pm Assunto: |
|
|
Ninguem tem mais nenhuma opinião ou dica que venha a ajudar.?????
Obrigado a todos. |
|
|
 |
|