|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Mar 20, 2011 2:43 pm Assunto: Como e porque realizar um Alporque |
|
|
Realizando um alporque de maneira prática
A alporquia é uma das maneiras mais indicadas para a obtenção de uma muda já com certo desenvolvimento para a realização do bonsai.
Entre os motivos que fazem desta prática uma das melhores para obtenção de boas mudas estão:
● Obter plantas com troncos mais grossos e próximos do que desejamos para nossos projetos.
● Possibilidade de escolher galhos que tenham formas mais interessantes e com mais possibilidades de trabalho, ou seja, dentre vários galhos de uma árvore adulta fica mais fácil escolher um que mais se adéqua a nosso projeto ou mesmo ao visualizar um galho possamos nele projetar um futuro bonsai.
● Obter mudas de plantas com maior dificuldade de germinação de sementes ou mesmo plantas que tenham maior dificuldade de se adaptar ao nosso clima com a obtenção de muda através do alporque de uma planta já adaptada.
● Aproveitamento de galhos que seriam simplesmente podados e descartados.
● Correção de erros na base do tronco de plantas que são adquiridas para projetos.
● Obtenção de mudas de plantas nativas sem a necessidade de retirá-las da natureza – prática não aprovada se pensarmos na sustentabilidade – onde possa haver poucas plantas da espécie desejada o que poderia ocasionar um desequilíbrio da flora e fauna local...
Continua:
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/2011/02/como-e-porque-realizar-um-alporque.html _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Mar 20, 2011 5:14 pm Assunto: |
|
|
Fala ai Marcio.. beleza véi....
ow... vc tá sabendo do curso que vai ter em um gardem com o Tramujas vélho:??? 48,00 e ainda ganha um kit com muda e tudo mais. VAi ser Domingo que vem..... tá tendo exposição de vários bonsais... fui lá conferir ontem e estão muito bonitos....
Se tiver afim podemos fazer o curso juntos...
Uma grande oportunidade de tirar muitas dúvidas com um dos grandes bonsaistas do Brasil...
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Mar 20, 2011 6:38 pm Assunto: |
|
|
Onde vei ser o curso? Cm é a inscrição? Me manda os dados que quero ir sim.
Fiquei esperando o e-mail com o endereço da exposição. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|