|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
lorencini

Registrado: 09/03/11 Idade: 38 Mensagens: 58 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Sáb Mar 19, 2011 2:34 pm Assunto: CALIANDRA VERMELHA! 6 ANOS! (quero dicas,idéias e conselhos) |
|
|
Ola pessoal, comprei essa Caliandra Vermelha de 6 anos e gostaria de ler umas dicas e idéias da galera.
como veio pelo correio, eu dei um aguada nela e deixei-a no sol.
a informação que tenho do vendedor é a seguinte:
"Terá que se avaliar a possibilidade de transplanta nesta primavera, pois já tem quase 2 anos de envase. Recentemente não foi feito nenhum trabalho de adubação nem desfolha, somente poda de manutenção."
então estava pensando em aduba-la com Torta de Mamona EM abril e galinaça em maio.
em setembro adubaria com adubo quimico de liberação gradual e farinho de osso.
em outubro faço uma poda estrutural e a transplantagem no inicio da primavera
e volto a adubar só no verão em janeiro quando também iria aramar...
e aí pessoal? oq acham? o caminho é esse ou tem alguma coisa que eu devia fazer ou deixar de fazer? |
|
|
 |
lorencini

Registrado: 09/03/11 Idade: 38 Mensagens: 58 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Sáb Mar 19, 2011 7:54 pm Assunto: |
|
|
estava pensando em coloca-la num escorredor para posteriormente fazer uma mamadeira, oq acham? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Mar 20, 2011 1:28 pm Assunto: bonsai |
|
|
Lorencini, minha sugestão é no sentido de não fazer nada com ela, agora. No máximo, envasar em uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, que é um recipiente bem mais dinâmico que um simples escorredor plastico, pois possibilitará uma recuperação razoavelmente rápida da planta, além de favorecer novas brotações com que trabalhar futuramente.
Para acondicionar adequadamente em uma bacia, não remova o substrato atual. Faça um acréscimo, forrando o fundo da bacia com um substrato bem drenante: caco ceramico, pedrisco e carvaõ. Deposite sobre isso um pouco de areia grossa de construção, sem peneirar, até cobrir tudo. Em seguida, coloque a planta, com o cuidado para não desfazer o substrato dela, cobrindo em seguida apenas com areia grossa e caco ceramico, até que o nível chegue na altura do tronco que marquei em vermelho:
A próxima etapa é regar bem e deixar a planta em local semi sombreado, onde receba luz e calor solar apenas no período da manhã. Dentro de 30 dias a contar dessa intervenção, inicie adubação, usando apenas torta de mamona + farinha de osso, preparando uma massa que vc irá acrescentar ao invés de agua pura, solução liquida contendo adubo liquido, para enriquecer mais o preparado, vez que esse tipo de adubo fornece macro e micro nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta.
Se deixar crescer e tomar esses cuidados, daqui a um ano poderá então iniciar o primeiro procedimento, que consiste em fazer uma alporquia na linha marcada em vermelha (mais fina). A finalidade de um alporque na base é proporcionar para sua planta um nebari mais radial, mais adequado à futura estilização aerea. Enquanto isso, vá regando apenas ao final da tarde e adubando a cada mes, começando no tempo que citei acima.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
lorencini

|
Enviada: Dom Mar 20, 2011 4:26 pm Assunto: |
|
|
com relação a substrato drenante vc indicou caco ceramico, pedrisco e carvão.
tipo carvão de churrasco?? e o pedrisco pode ser brita?? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Mar 20, 2011 8:31 pm Assunto: bonsai |
|
|
O carvão pode ser o usado em churrasqueira, mas evite o que tiver sobrado de um churrasco, ok?
O pedrisco pode ser brita zero, mas eu prefiro a sobra da peneiração de areia de construção. É mais liso e proporciona uma estabilidade maior, permeando melhor a aeração no inteiror do substrato, o que acaba auxiliando bem mais na formação das raizes capilares. O caco ceramico pode ser obtido pela fragmentação de telhas vermelhas ou tijolo, seja ele maciço ou furado, fica a critério do cultivador. Eu prefiro o de telha, por ser um material mais resistente, com uma durabilidade maior.
Além desses tres materiais, para o futuro vc poderá ainda providenciar o acréscimo de terra granulada. A que eu uso obtenho pela fragmentação de granulos obtidos via terra de cupinzeiro queimada. A queima é feita em panela de aluminio, mexendo com uma colher de madeira, por uns quinze minutos. Depois, é só deixar esfriar bem, no sol forte, por uns dois dias, antes de usar. A queima elimina sementes de capim e ovos de insetos.
Use, ainda, casca de pinheiro ou similar. Algumas floriculturas vendem a casca desidratada, facilitando bastante o trabalho, mas se não encontrar, faça vc mesmo a desidratação: após fragmentar, ponha numa forma metalica e leve ao forno moderado por uns dez a quinze minutos, deixando esfriar bem, antes de usar. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
lorencini

|
Enviada: Dom Mar 20, 2011 11:10 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | O carvão pode ser o usado em churrasqueira, mas evite o que tiver sobrado de um churrasco, ok?
O pedrisco pode ser brita zero, mas eu prefiro a sobra da peneiração de areia de construção. É mais liso e proporciona uma estabilidade maior, permeando melhor a aeração no inteiror do substrato, o que acaba auxiliando bem mais na formação das raizes capilares. O caco ceramico pode ser obtido pela fragmentação de telhas vermelhas ou tijolo, seja ele maciço ou furado, fica a critério do cultivador. Eu prefiro o de telha, por ser um material mais resistente, com uma durabilidade maior.
Além desses tres materiais, para o futuro vc poderá ainda providenciar o acréscimo de terra granulada. A que eu uso obtenho pela fragmentação de granulos obtidos via terra de cupinzeiro queimada. A queima é feita em panela de aluminio, mexendo com uma colher de madeira, por uns quinze minutos. Depois, é só deixar esfriar bem, no sol forte, por uns dois dias, antes de usar. A queima elimina sementes de capim e ovos de insetos.
Use, ainda, casca de pinheiro ou similar. Algumas floriculturas vendem a casca desidratada, facilitando bastante o trabalho, mas se não encontrar, faça vc mesmo a desidratação: após fragmentar, ponha numa forma metalica e leve ao forno moderado por uns dez a quinze minutos, deixando esfriar bem, antes de usar. |
quando você diz pra evitar usar o que tiver sobrado, você diz para não usar aquele que já foi queimado né?
tenho meio saco de carvão guardado aqui ainda rsrs
hummm brita zero... tenho brita comum aqui serve não?? rsrs
fragmento de tijolo vai ser fácil, vou tirar da parede do meu vizinho hehe
ainda essa semana vou planta-la numa bacia grande conforme recomendado e posto as fotos!!
valeu,
abraços e uma boa semana |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|