FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Desfolha da Duranta
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2011 11:05 pm    Assunto: Desfolha da Duranta Responder com citação

Olá, tenho essa duranta há alguns meses, e como estava muito "cabeluda", resolvi fazer uma desfolha total pra observar a estrutura aérea e começar a pensar em algum projeto futuro. Por favor, opinem!!

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2011 11:25 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Vinicíus! Acho que está parte aérea deva ser descartada, formando uma nova estrutura a partir de uma poda radical e uma seleção rigorosa de brotos, dando início a estilização da planta com uma altura bem mais reduzida.Esta altura atual dela, teria que ter o tronco com o diâmetro bem maior que está, para harmonizar-se com a altura. Ou deixa crescer direto pra engrossar ou já leva trabalhada, que leva mais tempo, mas particularmente, eu acho mais prazeroso. A terceira foto, me chamou a atenção como a frente do bonsai, um corte acima da primeira curva, renderia uma porção de brotos, eu escolheria dois brotos pra continuar o trabalho, o resto cairia fora, fazendo do primeiro galho o broto oposto a curva e continuando o tronco a favor da curva.Estes brotos devem ser aramados quando novos, para facilitar o trabalho e obter os melhores resultados.A duranta cresce muito rápido, e o ano todo, mesmo aqui no sul que é frio.Pode deixar os ramos crescerem longos e reduzí-los a um ou dois pares de folhas com podas, estimulando a ramificação e o engrossamento do galho da base ao ápice gradualmente
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 19, 2011 11:42 am    Assunto: Responder com citação

ok Marco, concordo com vc, mas eu queria aproveitar todo o movimento do tronco, que parece ser bom, e como percebo que ele está engrossando muito rápido, não seria melhor deixar desenvolver bastante e esperar o tronco engrossar mais para harmonizar melhor com a estrutura aérea? vlw
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 19, 2011 4:39 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Vinicius, a proposta do Marcos é excelente, na minha humilde opinião, e poderá proporcionar, ao final, um ótimo material para vc desenvolver um lindo bonsai de duranta. Very Happy No que concerne a alterações, eu sugiro algo ainda mais radical, no sentido de aprimorar uma conicidade mais em conta, além de melhorar a planta como um todo, visto que os galhos atuais terão que ser todos substituídos, se vc quiser construir uma estrutura aerea mais adequada ao movimento do tronco. Por isso, analisei detidamente, e risquei em vermelho as áreas de corte:

Observe que oriento um novo apice. Até ele, o tronco irá reduzindo de calibre, favorecendo ao final de alguns anos de cultivo, uma conicidade mais harmoniosa, como um todo, sem descuidar de outras possibilidades, como a emissão de brotações em pontos mais estratégicos, isto é, que estejam mais bem posicionadas, permitindo a formação aerea mais de acordo.

Como vc deixou a planta crescer livremente, os galhos atuais não estão em harmonia visual com o tronco. Tronco com movimento sinuoso pede galhos com sinuosidade tambem. E isso se forma desde cedo, enquanto os galhos ainda estão finos e fáceis de serem "educados" via arame. Ao retirar nas linhas vermelhas, a planta irá retornar com mais e novas brotações, permitindo então que vc selecione as mais bem posicionadas com que trabalhar.

Enquanto isso, vc deverá providenciar uma boa adubação, particularmente mais na bacia maior que no escorredor. Rega apenas uma vez ao dia, e sol direto, sem descanço, pois sombra demais afeta as folhas, aumentando seu tamanho e deixando-as com essa cor estranha.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 20, 2011 11:54 am    Assunto: Responder com citação

Amigos Marco e Nickyfury, primeiramente quero agradecer pela atenção dispensada. Procedi as alterações conforme me foi sugerido e agora é aguardar a nova brotação mas, infelizmente, pela minha falta de experiência em bonsai, não consigo vislumbrar nenhum possível projeto futuro. O que sugerem? obrigado

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 20, 2011 9:31 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Vinicius, o movimento do tronco pede um desenvolvimento no estilo moyogi, que é o ereto informal. Para trabalhar sua planta visando esse tipo de formação, vc deverá ficar atento a selecionar os galhos mais bem posicionados ao longo do tronco, quando as novas brotações ocorrerem. Geralmente, o tronco brota desde a base até o apice, por isso, selecione os melhores e mais bem posicionados, cortando fora o excedente.

É preciso lembrar que um bonsai é formado com um minimo de galhos, não com o excesso. O tronco deve ser preservado, pois possui um bom movimento, levemente sinuoso. Por esse motivo, os galhos deverão ser conduzidos, via poda e aramação, a trilhar o mesmo caminho, isto é, galhos com um ligeiro movimento sinuoso tambem, harmonizando o conjunto. Observe na imagem abaixo um bonsai estilo moyogi. Veja a posição otimizada dos galhos ao longo do tronco:

Claro que nem sempre nossa planta pode ficar tão perfeita quanto essa do desenho acima, mas é preciso adequar e estabelecer a estrutura aerea de forma a ter, ao final, algo com que permear adequadamente o material. Para favorecer o engrossamento do tronco, enquanto os galhos vão brotando e crescendo, sugiro iniciar uma adubação sistemática, com a exposição solar da planta. Rega apenas ao final da tarde.

A formação dos galhos, seguindo a linha sinuosa do tronco, deverá ser realizada gradativamente. Para ter uma boa estrutura, o galho deve ser deixado crescer livremente, alongando-se bem. Enquanto isso ocorre, a madeira adquire consistencia, ficando mais lenhoso o cerne interno. Isso proporciona melhor material para ser conduzido via aramação. Eis a maneira correta de podar, para estimular novas brotações:

Esse tipo de galho é chamado de galho primário. Nele, formaremos os galhos secundários e terciários, sendo que sobre estes ultimos obteremos a ramificação fina:

Sempre atento a que a estrutura do galho siga o movimento levemente sinuoso do tronco:

A construção de uma estrutura de um galho não deve ser linear, isto é, horizontal. Ela deve ser formada por camadas sobrepostas, com galhos por cima e por baixo do galho principal. Assim, ao final, quando os galhos estiverem devidamente preenchidos com folhas, a planta parecerá mais "cheia". A isso damos o nome de densificação:

Um galho primário dá origem a dois galhos secundários, ou mais, e esses a outros, que são os terciários. A partir desses galhos vc pode adequar os patamares como indicado acima. A ramificação fina ficará sempre nas extremidades dos galhos, embora nessa espécie talvez seja um pouco mais dificil compor algo nesse sentido, mas não impossível, claro. A formação estrutural dos galhos deverá ser executada aos poucos, claro. É preciso esperar que um galho qualquer engrosse na base, e isso só é conseguido deixando o galho crescer bem, solto, alongando-se bastante, quando então o cortamos, reduzindo drasticamente seu comprimento. Então, começa tudo outra vez, para ir formando uma sequencia como orientado acima.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: